A pintura como terapia

Mãos-segurando-um-pincel-e-uma-paleta-para-pintar - A pintura como terapia - blog pitacos e achados

Olá pessoal!!

No livro de Ken Robinson “O Elemento” é contada a seguinte história em relação à pintura: uma professora de escola primária estava dando uma aula de desenho e no fundo da sala sentava uma menina que não costumava prestar atenção, exceto nas aulas de desenho. A menina desenhou durante vinte minutos, concentrada nos seus pensamentos e a professora decidiu lhe perguntar o que estava desenhando.

A aluna respondeu: “Estou desenhando Deus”. A professora disse: “Mas ninguém sabe como é Deus”, e a menina retorquiu: “Saberão em breve”. Esta história nos mostra a importância do desenho e da pintura e como os dois podem ser usados como terapia para nos conectar com o mundo.

“Arte é a expressão dos mais profundos pensamentos da maneira mais simples”.
-Albert Einstein-

O que é a psicologia da arte?

Psicologia da arte é um campo da psicologia dedicado ao estudo dos fenômenos da criação e apreciação artística a partir de uma perspectiva psicológica. Existem muitos aspectos que ligam a psicologia da arte à psicologia geral, como a percepção, a emoção, a memória, o e a linguagem.

Muitos psicoterapeutas têm demonstrado os efeitos benéficos da arte para ajudar os seu pacientes com queixas psicológicas, já que a arte em todas as suas vertentes (pintura, dança, música, escrita, teatro, etc.) liberta a subjetividade do indivíduo. Deste modo, é possível usar a arte para resolver conflitos, problemas de comunicação, dificuldades de expressão e muitos outros aspectos psicológicos.

Os benefícios da terapia com pintura

Pintar numa tela, no papel ou em qualquer superfície que nos permita expressar pode ser uma forma de demonstrar sentimentos e pensamentos para pessoas que precisam se comunicar, mas não conseguem fazer isso de outra forma. É um tipo de terapia alternativa e natural que pode ter muitos benefícios, como por exemplo:

 
  • Melhora a comunicação

Aquelas pessoas que começam uma terapia com pintura costumam ser tímidas e retraídas, tendo dificuldade em se comunicar com a sua família e até mesmo com os seus terapeutas. No entanto, essas pessoas são capazes de libertar a sua criatividade e expressar sentimentos e emoções com a pintura.

“Não se trata de pintar a vida, trata-se de fazer viva a pintura”.
-Paul Cézanne-

  • Aumento da autoestima

Quando a terapia com pintura se realiza em um ambiente amigável, relaxado e agradável, um paciente pode alcançar grandes realizações pessoais incentivado pelo psicoterapeuta, e isso irá fortalecer a sua autoestima. Este ponto pode ser importante para pessoas com problemas de codependência ou traumas, e que precisam fortalecer a autoestima e aprender a se amar e a se valorizar.

  • Motricidade

Assim como acontece quando tocamos um instrumento musical, ao usarmos um pincel ou um lápis na pintura, aprendemos a controlar os movimentos da mão e a desenvolver conexões cerebrais relacionadas a essa atividade. Nos adultos, a pintura pode ajudar a melhorar a motricidade fina.

  • O cérebro em movimento

Ambos os hemisférios do cérebro são estimulados com o desenho e a pintura, tanto o esquerdo quanto o direito. O esquerdo implica o lado lógico e racional, enquanto o direito está relacionado com a nossa criatividade e com as nossas emoções. Trata-se de dar asas à nossa imaginação e deixá-la voar para que os nossos pensamentos mais profundos também possam respirar.

  • Concentração

A dedicação à pintura (ou a qualquer outro tipo de criação artística) requer concentração. Pintar é um trabalho minucioso que nos permite esquecer tudo ao nosso redor e fluir, fazendo com que o tempo passe sem nos darmos conta.

O estado de concentração avançado se chama Alfa e tem sido objeto de vários estudos. Trata-se de um estado durante o qual uma parte do cérebro está consciente e a outra faz surgir o inconsciente. Esse mesmo estado é atingido com a oração, com a meditação ou com a música.

  • Inteligência emocional

As emoções são uma parte muito importante da nossa criatividade. Com a pintura podemos deixar fluir as emoções e experimentar felicidade, amor, empatia e paz. O relaxamento que obtemos através da pintura ajuda a conseguir harmonia entre o coração e a mente. 

“O verdadeiro pintor é aquele capaz de pintar cenas extraordinárias no meio de um deserto vazio. O verdadeiro pintor é aquele capaz de pintar pacientemente uma pera rodeado dos tumultos da história”.
-Salvador Dalí-
amenteemaravilhosa
Pitaquinha
Anúncios

Sobre Blog Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

25 respostas para A pintura como terapia

  1. sherazade disse:


    Sherabientot grazie

    Curtido por 2 pessoas

  2. natuurfreak disse:

    Prachtige post.Ik heb altijd op zijde geschilderd maar door reumatoide artritis kan ik het fijne werk niet meer aan.Boeie,de post heb je beer geschreven

    Curtido por 2 pessoas

  3. JCDattoli disse:

    Belo post. Parabéns!!!

    Curtido por 2 pessoas

  4. Ana Braga disse:

    Amei seu texto super bacana vou reblogar bjo grande qrida!

    Curtido por 2 pessoas

  5. isnifeartes disse:

    Hoje não só a pintura, muitas outras artes manuais estão entrando na arteterapia…. é um mundo fascinante….Parabéns pelo conteúdo!!!!

    Curtido por 2 pessoas

  6. Faz tempo que não pinto.Nem estava passando pela minha cabeça.Andei lembrando nas últimas semanas e tenho tido vontade de voltar a pintar.Vou ver quando vou acabar pegando novamente para pintar.Muitas vezes penso,tenho vontade,mas daí a fazer mesmo,leva um tempo.

    Curtido por 2 pessoas

    • Quem sabe agora você fica inspirada!! 😉 Eu por muito tempo pintei tecido, era maravilhoso.

      Curtido por 1 pessoa

      • Eu quase não pintei e tecido.Oouquíssimas vezes.Pinto mais em tela,madeira,papel comum.Também uso o material que tenho à mão.Já teve vezes que até usei os dedos para espalhar a tinta.Tinha pincel.Mas quis com os dedos,na hora.Pinto também com caneta colorida,lápis de cor,o que tiver à mão.Eu não tenho curso,nem sou formada em artes,não.Já tentei começar algum curso mas não tive muita paciência e resolvi fazer do meu jeito.Mas reconheço que não tenho muito conhecimento das técnicas e é importante saber.Não sou profissional mas tenho poucos quadros,já fiz uns poucos a pedidos.As pessoas costumam elogiar.Mas sou amadora,ainda não sei fazer muitas coisas em artes,vou praticando,aprendendo.Às vezes paro,quando não tenho vontade.Tem vezes que faço e fica uma droga,tem vezes que fica legal.Costumo dizer que quando fica bom é porque estou inspirada.

        Curtido por 2 pessoas

        • Bia, fiz curso de pintura em tecido e confesso que as melhores pinturas foram as que saíram da minha espontaneidade, soltando a minha criatividade e esquecendo das regras. Usar os dedos em papel foi a minha melhor experiencia. Portanto, sei que suas pinturas são ótimas e merecedoras de elogios sim. Pois foram feitas de coração. 😉 Bjão

          Curtir

  7. Interessante o seu post ter aparecido agora para mim.Achei mais um post seu motivador e inspirador.Só não sei quando voltarei a pintar.Tenho feito outras artes pela forma digital,no celular,no computador,nos últimos tempos.

    Curtido por 2 pessoas

  8. isnifeartes disse:

    Republicou isso em e comentado:
    Arte…. um encontro com a alma!!!!

    Curtido por 2 pessoas

  9. fulvialuna1 disse:

    A me piace molto dipingere.

    Curtido por 2 pessoas

  10. zezaros disse:

    Era exatamente essa terapia que eu precisava, obrigada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s