Cinco opções para substituir o açúcar refinado

Olá pessoal!!

Na relação dos doces mais consumidos pelos brasileiros, são muitas guloseimas que, em sua maioria, levam na receita o açúcar. No entanto, embora seja agradável ao paladar da maioria, o açúcar branco e refinado recebe aditivos químicos no seu processo de industrialização, o que faz dele um alimento nocivo ao funcionamento do organismo, além disso, seu processo de fermentação faz com que a digestão sofra prejuízos importantes.

De acordo com Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, o alimento não entrega nenhum benefício significativo ao corpo: “Apesar de ser extraído de um produto natural, os procedimentos químicos responsáveis por refinar e deixar o açúcar com a aparência branca removem todos os nutrientes pre sentes na cana “, explica.

E, infelizmente, essa não é a única desvantagem. “Altamente viciante, a açúcar é um carboidrato simples de altíssimo índice glicêmico, capaz de propiciar o ganho de peso e desencadear enfermidades, como o diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer, principalmente quando ingerido em excesso”, complementa. 

Por conta dos diversos malefícios que proporciona, há pouco mais de dois anos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reduziu a recomendação de consumo de açúcar de 10% para 5% das calorias diárias. Em uma dieta de duas mil quilocalorias, por exemplo, 100 delas poderiam vir do produto (equivalente a apenas 25 gramas).

Porém, a boa notícia é que a substituição por outros elementos com características mais saudáveis é possível sem que o gosto dos alimentos fique prejudicado.

Com o intuito de auxiliar quem deseja fazer essa troca, Pitacos e Achados lista as melhores alternativas ao açúcar:

Melado de cana
Subproduto da cana de açúcar, o melado consiste em um líquido espesso e de coloração bem escura. É rico em cálcio, ferro, magnésio, potássio e vitamina B6. Por conta disso, o alimento auxilia no combate da anemia, regula o intestino, fortalece os ossos, além de ser excelente para a reconstituição das células vermelhas do sangue. Pode ser utilizado em diversas receitas, conservando sempre o sabor dos ingredientes.

Stevia
Adoçante natural extraído de uma planta, possui o poder de adoçar até 15 vezes mais que do o açúcar comum. “Portanto, com apenas pouca quantidade é possível obter o sabor doce. A stevia ainda não possui calorias e pode ser consumida por diabéticos. Ótimo substituto do açúcar branco em bebidas como café e sucos”, sugere Cyntia.

Mel
O mel, além de saboroso, conta com diversos nutrientes essenciais para a saúde do nosso corpo, entre eles, proteína e sais minerais. Elaborado pelas abelhas a partir do néctar coletado das flores, o mel ainda com vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, C e Biotina. No entanto, para quem deseja emagrecer, é preciso moderar o consumo já que o alimento é relativamente calórico.

Maçã

Outra excelente opção para substituir o açúcar normal é investir no açúcar de maçã que, apesar de ser pouco conhecido, é extremamente saudável e pode ser feito em casa. É uma forma de adoçar receitas e alimentos, além de aproveitar os diversos benefícios da fruta.

“Para fazer o açúcar de maçã, corte a fruta, retire as sementes, mas mantenha a casca. Bata em um liquidificador ou processador de alimentos em pequenos lotes, adicionando água suficiente para formar um purê. Desidrate a mistura a 60ºC em um forno e então deixe esfriar. Em seguida, bata o purê desidratado em um liquidificador até virar pó. Guarde em um recipiente hermético”.

Açúcar mascavo
O açúcar mascavo é o açúcar obtido da concentração do caldo-de-cana ao natural, não se utilizando de processos químicos. “Os benefícios de se consumir esse tipo de açúcar se devem justamente pelo fato de o mesmo ser praticamente in natura, fator que conserva os seus respectivos nutrientes, como o cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, vitamina B5, B6 e ácido fólico”, conclui Cyntia.

Fonte de pesquisa: Bonde

Pitaquinha

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

22 respostas para Cinco opções para substituir o açúcar refinado

  1. Pingback: amazon.com/shops/highwaypay #Arkema #YoungerTV #Tsonga #IWishTheyAllCouldBe #ThursdayThoughts #DayOfGiving #LazinessIn4Words | Highwaypay

  2. Schá disse:

    Não é fácil tirar, mas vale a pena 😀

    Curtido por 1 pessoa

  3. fulvialuna1 disse:

    Molto interessante.

    Curtido por 1 pessoa

  4. fafasalvo disse:

    Huum, vou arriscar minhas maçãs nessa receita de açúcar! Se der errado chorarei, se der certo, yupiii! Brigaduuu!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Esta é mais uma de suas maravilhosas publicações. Eu tinha minhas dúvidas sobre o melado de cana e o açúcar mascavo, e somente hoje foi que descobri que existe o açúcar de maçã. Obrigado, e parabéns Pitaquinha!

    Curtido por 1 pessoa

  6. corridaprafiv disse:

    adorei o post e fiquei muito interessada no açúcar de maçã 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  7. Alan Martins disse:

    Sempre bom tentar evitar, ao máximo, o açúcar refinado. Boas dicas!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Mari Marques disse:

    Eu uso extrato de stevia já faz mto tempo, e acho uma delícia! ☺
    O que eu estou querendo experimentar, mas não está aí na lista é o açúcar de xilytol (não tenho certeza se é assim que escreve… rs). Dizem que não perde em nada para o açúcar comum, qnd se trata de sabor, e de quebra ainda faz bem para os dentes! Seria a melhor opção para substituir nas receitas q levam açúcar! 😉
    virandodona.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

  9. Não é facil mas vale mto a pena mesmo!

    Curtido por 1 pessoa

  10. Dani Ramos disse:

    Não é fácil, mas vale muito a pena. Estou tentando usar mais o mel ao invés do açúcar, mas mesmo assim em pequenas quantidades..

    Dani Ramos
    http://www.donaengenhosa.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  11. Lorair disse:

    Eu substituí o açúcar branco por açúcar demerara, esse açúcar é saudável?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s