Confira 7 dicas para diminuir a vontade de comer doces de uma vez por todas

Você pode pegar firme na dieta, mas aquela vontade de comer um chocolate, um doce de leite ou deixar de comprar aquelas balinhas ainda não acabou? Essa vontade de comer doces ou alimentos com alto teor de carboidratos podem estar ligados a alguma desordem voltada para a produção de serotonina [neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar e prazer], nível baixo de açúcar no sangue, fatores emocionais entre outros.

A nutricionista Fernanda Marques alerta que essa vontade súbita não é saudável e pode também estar ligada à deficiência de nutrientes (como ácido fólico, cromo, magnésio, vitamina B12), ficar horas sem comer, TPM e até mesmo sede.

Confira 7 dicas e saiba diminuir os doces de uma vez por todas!

1 – Regularize o seu sono e durma bem: “O sono auxilia a controlar o cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Portanto, quando dormimos bem o organismo se satisfaz mais facilmente e não fica tão susceptível à alimentos com alto teor de açúcar. Além disso, inúmeros estudos já comprovaram a ligação entre o sono e excesso de peso, talvez porque procuramos nos alimentos doces uma fonte de energia para combater o cansaço que não conseguimos aliviar durante a noite”, explica Fernanda.

2 – Tenha um bom funcionamento intestinal: O intestino é responsável por boa parte da produção de serotonina. Por isso, um bom funcionamento intestinal está relacionado à uma menor necessidade de consumo de produtos ricos em açúcares.

3 – Equilibre seu humor: O ideal é nunca descontar suas emoções na comida, principalmente nos doces. Você pode se sentir bem no momento, mas com culpa depois. Por isso, pense bem antes de consumir alimentos em momentos de tristeza, raiva e chateação.

Veja também: A alimentação influência o humor?

4 – Diminua o consumo de açúcar aos poucos: Na medida em que comemos mais doce, mais queremos comer. O ideal é sempre se adaptar ao sabor natural dos alimentos, tentando não adicionar açúcar ou adoçante.

5 – Observe as várias formas de açúcar nos alimentos: Muitas pessoas ficam preocupadas somente com a adição de açúcar refinado nos produtos e preparações diárias. Porém, o açúcar está presente em diferentes formas como no mel, melaço, açúcar amarelo, xarope de milho, glicose e sacarose. O ideal para quem quer diminuir a compulsão por doce é evitar todas as formas de açúcar para se livrar mais rapidamente deste vício. Aprenda a ler e a interpretar os rótulos dos alimentos, verificando sempre quantos gramas de açúcar contêm e optando sempre por aqueles que não tenham o açúcar ou algum similar como um dos três primeiros ingredientes. O mesmo acontece com o uso de adoçante, pois ele continua deixando você “viciado” no sabor doce, não eliminando sua vontade de açúcar – apenas disfarçando e te mantendo dependente dos doces.

Veja também: Benefícios dos frutos secos para a saúde

6 – Pratique exercícios físicos: Os exercícios provocam uma sensação de bem estar e foi comprovado que ao se exercitar, as pessoas ficam propensas a ingerir menos carboidratos, açúcares e gordura.

7 – Invista em uma dieta equilibrada em nutrientes: Invista em alimentos ricos em triptofano (um aminoácido que atua na produção de serotonina), que auxilia e muito na vontade de parar de comer doces. Fernanda ainda lista alguns alimentos que podem substituir esses alimentos e contêm um alto índice glicêmico. As tâmaras são boa fontes de triptofano, consuma a tâmara com morangos e este pode ser um excelente substituto ao doce. A banana também é riquíssima em triptofano, diversas são as preparações com a mesma para diminuirmos a vontade de doce, assada, amassadinha com agave e aveia, em forma de bananada sem açúcar, entre outras. Adicione canela às preparações, além de controlar o nível de glicose no sangue, elas dão a sensação de você estar comendo um doce.

A nutricionista também indica frutas secas como damasco, ameixa, uva passas e o chocolate 70% cacau ou mais. “Ao consumir chocolates com alto teor de cacau você terá os benefícios dos polifenóis presentes no cacau e conseguirá saciar a vontade de comer doce. Coloque o chocolate na boca e deixe que ele derreta, sem morder, assim você pode aproveitar mais, pois a recomendação diária é de apenas 20g”, conclui.

Pitacos:  Se a sua vontade for irresistível, compre apenas um pouco do seu doce preferido. Não deixe na dispensa ou no refrigerador o restante do bolo ou do doce. Isso servirá para não aumentar a sua tentação.

“O que os olhos não vêem, o corpo não sente”. O simples fato de ter um doce ao alcance do olhar já é suficiente para despertar no organismo o desejo. Por isso, mantê-los longe do campo de visão, ou simplesmente não tê-los em casa, pode resolver o problema.

Tem mais alguma sugestão sobre como controlar a vontade de comer doces calóricos? Deixe-nos a sua opinião e ajude-nos a partilhar informação útil com outros leitores.

 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

15 respostas para Confira 7 dicas para diminuir a vontade de comer doces de uma vez por todas

  1. Bia Perez disse:

    Estou tentando rsrsrs

    Curtido por 1 pessoa

  2. mauroms disse:

    Cada vez mais como chocolate, adoro. Difícil parar ou substituir, apesar das dicas deixadas no post, vamos ver, a força de vontade não está boa, mas quero melhorar.

    Curtir

  3. vileite disse:

    Excelentes dicas!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Pingback: Vontade de doce?!? – Um canceriano sem lar.

  5. MourãoGoals disse:

    Boas dicas, diria que o mel também é muito bom como substituto do açucar e é saudável 😀

    Curtido por 1 pessoa

  6. Republicou isso em Leveconscienciae comentado:
    Muito bom assunto em um momento em que estamos compreendendo que o açúcar tem sido usado como uma perigosa âncora para nossas fraquezas e dificuldades como uma espécie de compensação. É gostoso e saudável o doce desde que seja consumido de forma equilibrada e consciente ..

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.