Com a chegada das temperaturas mais baixas do inverno, surge também a vontade de tomarmos uma bebida quente para nos aquecermos. E, se além de hidratar e trazer conforto, o que bebemos pudesse trazer diversos benefícios para o corpo e a alma? Se você está procurando cuidar do corpo e da mente, o chá pode ser a bebida certa para você. Veja abaixo, uma seleção de chás para melhorar a semana e aproveite os benefícios dessa bebida milenar.
A definição de chá
Se tomarmos ao pé da letra, muito do que consumimos não deveria ser chamado de “chá”. Isso porque, a rigor, chá é só o que é feito das folhas da Camellia sinensis, mais conhecida como chá preto, mas que também pode dar origem aos chás verde, amarelo, vermelho e branco.
Apesar de serem originados da mesma planta, todos os chás se diferem pelo momento da extração das folhas, pelo tipo de secagem e fermentação, bem como pela escolha de folhas mais jovens ou mais velhas da planta do chá.
Assim, enquanto o chá branco é feito a partir das folhas mais jovens, os chás preto e oolong (chinês tradicional, situado entre o chá verde e o chá preto em termos de oxidação), utilizam folhas que foram submetidas a um processo de fermentação. As folhas para o chá amarelo, por sua vez, são colhidas tardiamente e submetidas a um lento processo de secagem, a fim de obterem a sua cor dourada característica. Reza a lenda, inclusive, que o processo de fabricação do chá amarelo teria sido desenvolvido para uso exclusivo dos imperadores chineses, uma vez que amarelo era a cor oficial do império.
A história e as origens do chá
Embora a origem dos usos medicinais do chá seja difícil de traçar, seu uso enquanto bebida social data da dinastia Tang, entre os séculos VII e X. No entanto, foi somente em 1543 que os portugueses chegaram ao Japão e entraram em contato com a bebida. Assim que foi levada à Europa, caiu no gosto das classes abastadas da França e dos Países Baixos.
Foi a princesa portuguesa, Catarina de Bragança, que instituiu o costume de se tomar chá na Inglaterra, ao se casar com Carlos II da Inglaterra, em 1660. Catarina promovia “Tea Parties”, que disseminaram o consumo do chá entre as mulheres da corte. Logo, o chá passou a ser consumido em diversos horários do dia e nos cafés locais. No início do século XIX, o chá da tarde (five o’clock tea) foi instituído pela sétima Duquesa de Bedford, em Londres.
O chá e os benefícios para a saúde
Vários estudos sugerem que o consumo de chá traz diversos benefícios para a saúde, aumentando o metabolismo e a atividade do sistema imunológico. O seu uso regular diminui o estresse, combate o mau hálito e atua mesmo contra o câncer e o HIV. Além disso, o chá também é rico em flavonoides, que são potentes substâncias antioxidantes.
Segundo estudo publicado no jornal acadêmico Phytotherapy Research, dos Estados Unidos, a regularidade no consumo é fundamental para se obter os benefícios do chá. A pesquisa, realizada na universidade americana de Newcastle, mostrou que o consumo diário de chá preto ou chá verde inibe enzimas cerebrais ligadas à perda de memória. O estudo, entretanto, é categórico: se você parar de consumir, os efeitos cessam.
O chá não apenas possui benefícios comprovados pela ciência. Ele também apresenta o benefício do estímulo neurológico do sabor, traz conforto e bem-estar e estimula a produção de substâncias no organismo, que vão se aliar àquelas presentes na bebida. Afinal, é bem mais agradável tomar um delicioso chá do que engolir comprimidos.
A preparação do chá
Na hora de preparar aquele maravilhoso chá para melhorar sua semana, entretanto, é importante ter em mente que a forma como se prepara a bebida pode influenciar os resultados obtidos.
Segundo os especialistas, o método ideal para preparo da bebida é o seguinte:
1. Ponha o chá de sua escolha em um infusor, dentro de um bule, à proporção de uma colher de chá por xícara. Dê preferência a bules de porcelana, uma vez que alguns metais podem alterar o sabor da bebida ou desprender substâncias tóxicas;
2. Aqueça água mineral em uma chaleira, sem deixar ferver. A temperatura ideal é de 85°C. Um bom indicativo é desligar o fogo tão logo apareçam as primeiras bolhinhas de ar;
3. Despeje a água no bule, sempre em movimentos circulares, para aumentar a entrada de oxigênio;
4. Tampe o bule e deixe a infusão descansar por 3 a 5 minutos;
5. Antes de servir, jogue água quente na xícara para aquecê-la. Assim, você mantém sua bebida quente por mais tempo.
Os tipos de Chá
É claro que, além dos chás da Camellia sinensis, temos também diversas infusões de ervas que não só apresentam vantagens medicinais, mas também possuem um sabor maravilhoso. Confira abaixo uma seleção de 9 chás e infusões para cuidar do corpo e da mente:
1. Chá verde: termogênico e digestivo, esse chá combate o colesterol, é um poderoso antioxidante e melhora o humor;
2. Gengibre: além de ser um poderoso aliado do sistema imunológico, ele tem propriedades fungicidas e antibacterianas. Também é indicado para distúrbios do sistema gástrico;
3. Hibisco: possui propriedades diuréticas, aliviando a retenção de líquidos. Também combate o colesterol e o envelhecimento precoce, por ser rico em flavonoides antioxidantes;
4. Canela: acelera o metabolismo e auxilia na queima de calorias. Além disso, combate o colesterol, infecções respiratórias e alivia transtornos digestivos como gases;
5. Hortelã: rico em vitaminas do complexo B, o chá de hortelã favorece o sistema imunológico, combate resfriados, auxilia na digestão e no tratamento de diarreias, cólicas e dores estomacais;
6. Chá branco: possui propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer e doenças degenerativas do sistema nervoso. Devido a presença do aminoácido L-teanina, esse chá promove uma sensação de relaxamento e bem-estar;
7. Cavalinha: diurético, desintoxicante e adstringente, esse chá também é anti-inflamatório e revitalizante;
8. Dente-de-leão : além de ter propriedade antioxidantes, esse chá auxilia o funcionamento do intestino, aliviando a prisão de ventre;
9. Alecrim: combate resfriados e bronquites, tendinites e dores musculares. Também é usado nos tratamentos de anemia e na recuperação da memória.
Pitaco: Agora que você já conhece as vantagens do consumo de chá para melhorar sua semana, basta escolher o seu favorito e se deliciar.
Se você conhece algum outro chá ou quer compartilhar a sua experiência com o consumo dessa bebida milenar, deixe seu comentário aqui no post!
Pingback: Conheça os benefícios da ora-pró-nobis – conhecida como “bife dos pobres” | Blog Pitacos e Achados
Pingback: 13 benefícios do chá de sabugueiro para saúde | Blog Pitacos e Achados
Amo chá!
CurtirCurtido por 1 pessoa
É uma delícia, né?!! ❤ Obrigada, bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pingback: 9 dicas de chás para deixar a sua semana incrível — | Cortes de cabelo
Eu sempre fui fã de um bom chazinho, pois admiro muito a cura pela natureza e aprecio, tanto a Fitoterapia, quanto a Homeopatia.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Somos dois meu amigo!! Um chá é tudo de bom mesmo… 😉 Obrigada, abs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acrescentaria o Chá de Funcho, muito bom para os gases intestinais. Bom também para os bebés quando têm cólicas intestinais.
Além de ter um excelente sabor!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pela sua contribuição Dulce. Chá de funcho é uma delícia mesmo! Bjs 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Da noi ci sono 40° e non berrò te freddo, non mi piace perchè adoro il caffè caldo 😉 aspetto l’inverno 😀
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu prefiro um chá quentinho mesmo. 😉 Obrigada querida. Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Este post e concerteza meu preferido pois amoo chá e uma pena que nos brasileiros não temos muito o hábito de tomar chás
CurtirCurtido por 1 pessoa
Aqui no sul com o friozinho abençoado um chá vai muito bem!! É uma pena mesmo… Obrigada, abs
CurtirCurtido por 1 pessoa