8 dicas para fortalecer as unhas

Olá pessoal!!

Unhas quebradiças, fracas, bem curtinhas e com manchas brancas não são apenas uma questão estética: qualquer alteração na aparência dessa parte do nosso corpo pode significar falta de nutrientes e até mesmo indicar algum problema de saúde, como má circulação, hipertireoidismo, hipotireoidismo ou falta de algum componente importante. Unhas com listrinhas brancas, por exemplo, indicam falta de vitamina B, enquanto unhas secas podem indicar deficiência de cálcio nas refeições.

Por isso, é preciso ficar atento aos sinais do corpo e buscar soluções que, na maioria dos casos, envolvem pequenos cuidados no dia a dia e uma alimentação balanceada. Confira algumas dicas para fortalecer as unhas, melhorar a saúde e garantir mãos limpas e bonitas a qualquer momento:

1 – Invista em alimentos com ferro

O ferro, presente no espinafre, na rúcula, no almeirão, em outras folhas escuras, nas carnes e nos ovos, é uma substância que ajuda o corpo a melhorar a absorção de nutrientes e o desenvolvimento das células. Ao incluir mais alimentos ricos em ferro na alimentação, as unhas ficam fortes e conseguem até crescer mais rápido.

2 – Valorize os pratos com cálcio

O cálcio, além de auxiliar no desenvolvimento do sistema ósseo, também colabora para a saúde e fortalecimento das unhas. Inclua esse nutriente na alimentação com mais frequência, apostando no leite integral, queijos, iogurtes e outros produtos derivados.

3 – Inclua o zinco na alimentação

O zinco auxilia no processo de fortalecimento das unhas, evitando a quebra e alterações no crescimento. Esse nutriente pode ser encontrado em carnes magras, na castanha de caju, em frutos do mar (como as ostras, o camarão e a lagosta), no feijão verde, tubérculos e cereais integrais.

4 – Use creme hidratante

Não basta cuidar apenas da alimentação e deixar de lado a parte externa, representada pelo maior órgão do nosso corpo: a pele. Manter as mãos bem hidratadas, limpas e saudáveis também é uma forma de colaborar com o crescimento saudável das cutículas, o desenvolvimento das células e evitar unhas quebradiças.

5 – Coloque mais vitamina nas suas refeições

As vitaminas A, E, C e do complexo B são encontradas em frutas cítricas, em vegetais de folhas escuras, grãos integrais, oleaginosas e em diversas frutas e vegetais. Essas substâncias – principalmente a biotina, que integra as vitaminas B e está presente nos peixes de água salgada – são fundamentais para que o corpo produza queratina, protegendo o organismo e evitando manchas ou ressecamento nas unhas. Também vale investir em um suco de beterraba, cenoura, nozes e iogurte natural, que representa uma boa fonte de cálcio e vitamina A.

6 – Consuma alimentos ricos em proteína

A proteína encontrada na carne de frango, nos ovos, nozes, frutos do mar, soja, cereais e na gelatinas é um nutriente que dá energia e fortalece o crescimento do corpo – inclusive das unhas. Invista nesses alimentos para evitar que elas fiquem finas, quebradiças e ressecadas.

7 – Aposte em produtos específicos para unhas

Nada de testar receitas caseiras ou produtos de origem duvidosa: quando se trata de cuidar bem das unhas, é preciso usar os produtos corretos, como removedores de esmalte, óleos e bases fortalecedoras clinicamente testados. Lembre-se, também, de não pintar as unhas o tempo todo: é importante deixá-las respirar por um pequeno período antes de aplicar o esmalte novamente.

8 – Aposte em suplementos em cápsulas

Continua sentindo dificuldade para deixar as unhas crescerem ou percebeu que elas ainda estão fraquinhas? Converse com um nutricionista e invista nos suplementos em cápsulas. Esses produtos contém vitaminas e minerais que auxiliam o crescimento e fortalecimento, suprindo qualquer carência ou deficiência na absorção de nutrientes que o seu corpo possa ter.

Fonte de pesquisa: kitanda Pitaquinha
Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Dicas, Moda e Beleza e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para 8 dicas para fortalecer as unhas

  1. Vanessa Lima disse:

    Depois de muitas anemias, descobri que os alimentos ricos em ferro devem ser ingeridos junto com alimentos ricos em vitamina C, isso porque a vitamina C ajuda a absorver o ferro. Ótimas dicas! Bjs.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Alan Martins disse:

    Acho que essas dicas servem para mim, principalmente nesse tempo de frio, tomando sempre banhos quentes.

    Curtido por 1 pessoa

  3. natuurfreak disse:

    Thanks for the tips,will try it out.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Ótimas dicas, estou te seguindo! Comecei agora hehe, mas espero poder compartilhar matérias legais tb, adorei as suas 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  5. prof2017blog disse:

    Ótimas dicas, estava precisando.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s