A alimentação influência o humor?

good-food-good-mode-700x340

Olá pessoal!!

Muitas pessoas acreditam que o nosso humor é influenciado unicamente por fatores ambientais como os locais que frequentamos, as pessoas com quem trabalhamos ou os níveis de estresse aos quais estamos expostos. No entanto, a alimentação também tem influência direta sob o nosso humor.

Será que a alimentação é capaz de afetar até mesmo o humor? Faça o teste e veja se você conhece tudo sobre os alimentos aliados do bom humor e entenda a relação entre o emocional e o seu cardápio do dia a dia. 

A alimentação influência o humor?

A alimentação influência e muito no humor! O cérebro produz neurotransmissores que irão fazer com que o órgão funcione e cumpra suas funções. Dois destes neurotransmissores são essenciais para o humor, tratam-se da serotonina e da dopamina. “Esses dois neurotransmissores irão sofrer a influência dos alimentos. Isto porque alguns podem estimular a produção de triptofano, matéria prima utilizada pelo cérebro para produção de serotonina, conhecido como o hormônio do bem-estar. Já para a produção de dopamina, o cérebro necessita de fenilalanina que também é obtida por meio da alimentação”, explica o nutrólogo e clínico geral Roberto Navarro, especialista do Minha Vida.

O trânsito intestinal lento pode afetar o bom humor?

Quando alguém está mal-humorado, é comum dizermos que a pessoa está enfezada. Mas você sabe o que está palavra realmente significa? Significa cheio de fezes! “A alimentação adequada e o bom funcionamento do intestino favorecem a produção de serotonina, reguladora do humor, que influi nos distúrbios depressivos”, explica a nutricionista Rita de Cassia Leite Novais da empresa Consultoria Alimentar. Além disso, um trânsito intestinal lento também causa a sensação de desconforto. “Se a pessoa fica muitos dias sem ir ao banheiro fica com um inchaço e desconfortável e isto pode afetar o emocional”, diz Roberto Navarro.

Ovos e carnes magras podem afetar o bom humor?

Os ovos e as carnes magras, como frango e peixes, possuem boas quantidades triptofano e fenilalanina. Ambos os aminoácidos proporcionam sensação de bem-estar ao contribuírem para a produção de serotonina e dopamina, respectivamente. “O ovo ainda conta com tiamina e niacina, substâncias que garantem o bom humor, além de fazerem bem para memória”, destaca Rita de Cassia Novais.

Os produtos lácteos são aliados do bom humor?

Leite e derivados como queijos e iogurtes são aliados do bom humor. Isto porque assim como outros alimentos ricos em proteínas de origem animal, os lácteos também são ricos em triptofano, que é capaz de relaxar, diminuir a sensação de dor, melhorar o sono, e consequentemente melhorar o humor.

Fontes de carboidratos, como pães e arroz integral, também são aliados do bom humor?

Apesar do triptofano ser essencial para o bom humor, ele só consegue agir com a ajuda dos carboidratos. “O triptofano só é capaz de entrar dentro do cérebro com a presença do carboidrato. É como se a glicose que vem do carboidrato desse uma carona para o triptofano”, explica Navarro. Por isso que a combinação frutas e iogurtes, leite e mel é tão benéfica, pois combinam triptofano e carboidratos. A banana é uma grande aliada do humor. Além de ser uma ótima fonte de carboidratos, ela também conta com triptofano.

Folhas verdes são aliadas do bom humor?

As folhas verdes são ricas em fenilalanina que é essencial para a produção de dopamina, aliada do bom humor. Boas fontes de folhas verdes são: rúcula, couve, espinafre, agrião e alface. “Além disso, as folhas verdes são ricas em ácido fólico que em baixas concentrações no organismo diminui os níveis cerebrais de serotonina”, diz Rita de Cassia Novais.

Soja é aliada do bom humor?

A soja também contribui para o bom humor por conter triptofano e fenilalanina. “Ela é rica também em fitoesteróis, acetilcolina e vitamina E, proporciona muitos benefícios ao funcionamento do sistema nervoso e do cérebro”, observa Rita de Cassia Novais.

Alimentos ricos em fibras são aliados do humor?

Alimentos ricos em fibras são aliados do bom humor porque são capazes de melhorar o trânsito intestinal. As fibras insolúveis agem aumentando o volume fecal e estimulando o movimento no cólon. Já as fibras solúveis contribuem pela captação de água e são fermentadas no trato gastrointestinal, estimulando assim o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o trânsito intestinal e a frequência de evacuações. Boas fontes de fibras são alimentos integrais, como pães e arroz, sementes, como chia e linhaça, frutas, preferencialmente com casca, e verduras. Para que as fibras melhorem o trânsito intestinal é importante beber boas quantidades de água. Outros alimentos que ajudam a equilibrar a flora intestinal, como iogurtes probióticos, também são aliados do humor. Afinal, eles também melhoram o trânsito intestinal.

Fonte: minhavida   Pitaquinha

Acompanhe o blog nas redes sociais!

Criar cartão de visita

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Achado e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

25 respostas para A alimentação influência o humor?

  1. fulvialuna1 disse:

    Molto interessante.
    Alcuni credono ad esempiop che il caffè aiuti l’uomore, ciò non è vero, è un vascocosttittore iniziale ma poi ti finito l’effetto….
    Ciao.

    Curtido por 3 pessoas

  2. O melhor remédio é a Alimentação. Muito Bom. Você conhece a Zonediet? Fundada pelo Prêmio Nobel de Medicina Barry Sears? Ele trabalha com a Zona de Homeostase. Vale Conhecer: zonediet.com.br (unidade Brasil).

    Curtido por 3 pessoas

  3. robertalessablog disse:

    Olá … esse artigo é realmente muito bom, parabéns pelas dicas… ajudará muito.

    Curtido por 3 pessoas

  4. * Nay * disse:

    Ótimo post, bem esclarecedor.
    Uma boa alimentação muda tudo. Rs!
    Beijão para você :*

    Curtido por 4 pessoas

  5. nossa bom saber disso muito bom.bjs

    Curtido por 2 pessoas

  6. Zezinha disse:

    Post interessante, bora mudar a alimentação. Beijos

    Curtido por 2 pessoas

  7. robertalessablog disse:

    Há textos que nos deixa encantados e outros que nos informam e auxiliam a vida. Grata pelo post com informações que usarei.

    Curtido por 2 pessoas

  8. Paco disse:

    Muito bom saber. Abraço

    Curtido por 2 pessoas

  9. Saltibum disse:

    Também acho muito bom saber. Bjuss

    Curtido por 2 pessoas

  10. Juju Bela disse:

    Fui muito mal no teste, preciso melhorar mesmo. Bjuuusss

    Curtido por 1 pessoa

  11. vileite disse:

    PARABÉNS PELO ÓTIMO ARTIGO !

    Curtido por 1 pessoa

  12. Pingback: A alimentação influência o humor? – Orgânicos Guarujá! Feira e delivery de produtos Orgânicos!

  13. Pingback: Rir é o melhor remédio: benefícios do riso para saúde |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s