9 dicas de chás para deixar a sua semana incrível

Com a chegada das temperaturas mais baixas do inverno, surge também a vontade de tomarmos uma bebida quente para nos aquecermos. E, se além de hidratar e trazer conforto, o que bebemos pudesse trazer diversos benefícios para o corpo e a alma? Se você está procurando cuidar do corpo e da mente, o chá pode ser a bebida certa para você. Veja abaixo, uma seleção de chás para melhorar a semana e aproveite os benefícios dessa bebida milenar.

A definição de chá

Se tomarmos ao pé da letra, muito do que consumimos não deveria ser chamado de “chá”. Isso porque, a rigor, chá é só o que é feito das folhas da Camellia sinensis, mais conhecida como chá preto, mas que também pode dar origem aos chás verde, amarelo, vermelho e branco.

Apesar de serem originados da mesma planta, todos os chás se diferem pelo momento da extração das folhas, pelo tipo de secagem e fermentação, bem como pela escolha de folhas mais jovens ou mais velhas da planta do chá.

Assim, enquanto o chá branco é feito a partir das folhas mais jovens, os chás preto e oolong (chinês tradicional, situado entre o chá verde e o chá preto em termos de oxidação), utilizam folhas que foram submetidas a um processo de fermentação. As folhas para o chá amarelo, por sua vez, são colhidas tardiamente e submetidas a um lento processo de secagem, a fim de obterem a sua cor dourada característica. Reza a lenda, inclusive, que o processo de fabricação do chá amarelo teria sido desenvolvido para uso exclusivo dos imperadores chineses, uma vez que amarelo era a cor oficial do império.

A história e as origens do chá

Embora a origem dos usos medicinais do chá seja difícil de traçar, seu uso enquanto bebida social data da dinastia Tang, entre os séculos VII e X. No entanto, foi somente em 1543 que os portugueses chegaram ao Japão e entraram em contato com a bebida. Assim que foi levada à Europa, caiu no gosto das classes abastadas da França e dos Países Baixos.

Foi a princesa portuguesa, Catarina de Bragança, que instituiu o costume de se tomar chá na Inglaterra, ao se casar com Carlos II da Inglaterra, em 1660. Catarina promovia “Tea Parties”, que disseminaram o consumo do chá entre as mulheres da corte. Logo, o chá passou a ser consumido em diversos horários do dia e nos cafés locais. No início do século XIX, o chá da tarde (five o’clock tea) foi instituído pela sétima Duquesa de Bedford, em Londres.

O chá e os benefícios para a saúde

Vários estudos sugerem que o consumo de chá traz diversos benefícios para a saúde, aumentando o metabolismo e a atividade do sistema imunológico. O seu uso regular diminui o estresse, combate o mau hálito e atua mesmo contra o câncer e o HIV. Além disso, o chá também é rico em flavonoides, que são potentes substâncias antioxidantes.

Segundo estudo publicado no jornal acadêmico Phytotherapy Research​dos Estados Unidos, a regularidade no consumo é fundamental para se obter os benefícios do chá. A pesquisa, realizada na universidade americana de Newcastle, mostrou que o consumo diário de chá preto ou chá verde inibe enzimas cerebrais ligadas à perda de memória. O estudo, entretanto, é categórico: se você parar de consumir, os efeitos cessam.

O chá não apenas possui benefícios comprovados pela ciência. Ele também apresenta o benefício do estímulo neurológico do sabor, traz conforto e bem-estar e estimula a produção de substâncias no organismo, que vão se aliar àquelas presentes na bebida. Afinal, é bem mais agradável tomar um delicioso chá do que engolir comprimidos.

A preparação do chá

Na hora de preparar aquele maravilhoso chá para melhorar sua semana, entretanto, é importante ter em mente que a forma como se prepara a bebida pode influenciar os resultados obtidos.

Segundo os especialistas, o método ideal para preparo da bebida é o seguinte:

1. Ponha o chá de sua escolha em um infusor, dentro de um bule, à proporção de uma colher de chá por xícara. Dê preferência a bules de porcelana, uma vez que alguns metais podem alterar o sabor da bebida ou desprender substâncias tóxicas;

2. Aqueça água mineral em uma chaleira, sem deixar ferver. A temperatura ideal é de 85°C. Um bom indicativo é desligar o fogo tão logo apareçam as primeiras bolhinhas de ar;

3. Despeje a água no bule, sempre em movimentos circulares, para aumentar a entrada de oxigênio;

4. Tampe o bule e deixe a infusão descansar por 3 a 5 minutos;

5. Antes de servir, jogue água quente na xícara para aquecê-la. Assim, você mantém sua bebida quente por mais tempo.

tiposdechc3a1-blog-pitacos-e-achados.jpg

Os tipos de Chá

É claro que, além dos chás da Camellia sinensis, ​temos também diversas infusões de ervas que não só apresentam vantagens medicinais, mas também possuem um sabor maravilhoso. Confira abaixo uma seleção de 9 chás e infusões para cuidar do corpo e da mente:

1. Chá verde: termogênico e digestivo, esse chá combate o colesterol, é um poderoso antioxidante e melhora o humor;

2. Gengibre: além de ser um poderoso aliado do sistema imunológico, ele tem propriedades fungicidas e antibacterianas. Também é indicado para distúrbios do sistema gástrico;

3. Hibisco: possui propriedades diuréticas, aliviando a retenção de líquidos. Também combate o colesterol e o envelhecimento precoce, por ser rico em flavonoides antioxidantes;

4. Canela: acelera o metabolismo e auxilia na queima de calorias. Além disso, combate o colesterol, infecções respiratórias e alivia transtornos digestivos como gases;

5. ​Hortelã: rico em vitaminas do complexo B, o chá de hortelã favorece o sistema imunológico, combate resfriados, auxilia na digestão e no tratamento de diarreias, cólicas e dores estomacais;

6. Chá branco: possui propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer e doenças degenerativas do sistema nervoso. Devido a presença do aminoácido L-teanina, esse chá promove uma sensação de relaxamento e bem-estar;

7. Cavalinha: diurético, desintoxicante e adstringente, esse chá também é anti-inflamatório e revitalizante;

8. Dente-de-leão : além de ter propriedade antioxidantes, esse chá auxilia o funcionamento do intestino, aliviando a prisão de ventre;

9. Alecrim: combate resfriados e bronquites, tendinites e dores musculares. Também é usado nos tratamentos de anemia e na recuperação da memória.

Pitaco: Agora que você já conhece as vantagens do consumo de chá para melhorar sua semana, basta escolher o seu favorito e se deliciar.

Se você conhece algum outro chá ou quer compartilhar a sua experiência com o consumo dessa bebida milenar, deixe seu comentário aqui no post! 

osegredo
Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para 9 dicas de chás para deixar a sua semana incrível

  1. Pingback: Conheça os benefícios da ora-pró-nobis – conhecida como “bife dos pobres” | Blog Pitacos e Achados

  2. Pingback: 13 benefícios do chá de sabugueiro para saúde | Blog Pitacos e Achados

  3. marcelacostamatos disse:

    Amo chá!

  4. Pingback: 9 dicas de chás para deixar a sua semana incrível — | Cortes de cabelo

  5. Eu sempre fui fã de um bom chazinho, pois admiro muito a cura pela natureza e aprecio, tanto a Fitoterapia, quanto a Homeopatia.

  6. dulcedelgado disse:

    Acrescentaria o Chá de Funcho, muito bom para os gases intestinais. Bom também para os bebés quando têm cólicas intestinais.
    Além de ter um excelente sabor!

  7. fulvialuna1 disse:

    Da noi ci sono 40° e non berrò te freddo, non mi piace perchè adoro il caffè caldo 😉 aspetto l’inverno 😀

  8. Este post e concerteza meu preferido pois amoo chá e uma pena que nos brasileiros não temos muito o hábito de tomar chás

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.