Se cuidarmos bem do nosso metabolismo, ele pode ser um graaande aliado no emagrecimento.
O metabolismo é um conjuntos de reações que ocorrem em nosso organismo. Entre eles, estão transformar os nutrientes que ingerimos, por meio da dieta, em energia. Essa energia é usada para exercer todas as nossas atividades, como andar, correr… E é usada também para o funcionamento do metabolismo basal, que é o que nos mantém vivos, como o funcionamento de todos os nossos órgãos.
Você com certeza já deve ter ouvido alguém falar: ‘’ Não consigo emagrecer, pois meu metabolismo é lento’’. E isso está certo, quanto mais rápido o metabolismo, maior vai ser o gasto calórico e o emagrecimento será mais fácil. Ele vai de pessoa para pessoa, mas nós podemos ajudá-lo a ficar mais rápido com simples dicas. Olha só:
1 – COMER DE 3 EM 3 HORAS
Quando você come dessa forma o corpo não precisa estocar gordura para poder te fornecer energia caso você fique muito tempo sem comer. O certo é fazer 6 refeições diárias: Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Assim, não bate aquela fome fora de hora e a vontade de comer besteira diminui.
2 – DIETA
O ovo, salmão, carnes magras, iogurte, feijão, amêndoas são alguns exemplos de alimentos que ajudam muito na aceleração do metabolismo. Não podemos esquecer também dos alimentos termogênicos que fazem o corpo ficar mais quente e assim o corpo queima mais calorias para voltar à temperatura normal. São eles ( que são bem conhecidos): gengibre, pimenta, café, chá verde.
3 – BEBER ÁGUA
Praticamente todas as funções do nosso corpo são feitas na presença de água: o transporte de vitaminas e minerais, a digestão, a recuperação celular, a eliminação de toxinas, etc. Por isso, quando você deixa de tomar água, o corpo precisa diminuir a velocidade das funções que realiza, o que desacelera seu metabolismo.
Pitaco: A água gelada ajuda a acelerar o metabolismo um pouco mais, já que o corpo tem que gastar energia para aquecê-la e deixar na sua temperatura interna.
4 – PRATICAR EXERCÍCIOS
Exercícios aeróbios são os mais indicados, pois mantém o metabolismo em alta mesmo depois de praticar a atividade. Quando estamos nos movimentando, o metabolismo é acelerado e ocorre maior queima de calorias. Vale qualquer coisa, correr na rua, no parque, caminhar, subir de escadas.
5 – DORMIR BEM
Nada melhor do que uma noite bem dormida. Ela faz com que seu organismo entre em equilíbrio e ritmo adequado e isso influência, e muuuito, na quantidade de energia que gastaremos durante o dia. Se não dormimos bem o metabolismo é interferido na hora e o corpo todo entra em desequilíbrio, tendo problemas até em metabolizar os carboidratos. Por isso, aposte em coisas que te acalmem, como um banho relaxante, leitura, yoga, qualquer coisa que te faça bem!
E você, gostou das nossas dicas? Já segue alguma dessas recomendações? Conte para a gente através dos comentários!
Bedankt voor de leuke tips
CurtirCurtir
😉
CurtirCurtir
Pingback: Confira 13 alimentos que ajudam a controlar a diabetes | Luíz Müller Blog
Pingback: Os mitos dos alimentos termogênicos que emagrecem |
Só não pratico exercícios como eu gostaria.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu também. Gosto tanto… 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
ótimas dicas.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Como é difícil comer de 3 em 3 horas… Mas valeu! Preciso ser persistente.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Vamos acelerar!!! 🙂
CurtirCurtido por 3 pessoas