9 alimentos que você nunca deve colocar no freezer

Muitas vezes, quando se cozinha e sobra alguma coisa, você quer colocar no freezer para poder usar novamente quando necessário. Essa é uma ótima estratégia para se planejar com antecedência e preparar refeições para os dias mais movimentados.

Mas não é ideal para todos os alimentos – e manter a comida errada no freezer pode levar a refeições desagradáveis ou até riscos à saúde. Então, vamos dar uma olhada nos 9 alimentos que você nunca deve colocar no freezer!

1. Leite

O leite armazenado no freezer pode ser despedaçar e desidratar quando descongelado. Ele pode ser consumido com segurança, mas não é a melhor opção para adicionar ao seu café da manhã, por exemplo, ao seu cereal ou café. Ninguém iria querer beber!

O mesmo acontece com outros produtos lácteos também. Por exemplo, o saboroso creme de leite, não deve ser mantido no freezer de jeito nenhum. Torna-se não comestível uma vez congelado, uma vez que se separam e coalham após o degelo, alterando completamente a textura e a consistência.

2. Ovos

Ovos crus não devem ser colocados no freezer porque… eles explodem! O conteúdo de água no interior do ovo causa expansão no momento do congelamento. Desta forma, as cascas quebram, deixando o ovo exposto a germes e, é claro, sujando a geladeira!

Por outro lado, os ovos cozidos se tornam duros e sua textura “emborracha”. Se você ainda deseja congelar seus ovos, bata até que estejam bem misturados e guarde em um recipiente hermético.

3. Frituras

Pensando em congelar as sobras de asinhas e batatas fritas? Não tão rápido! Por mais deliciosos que sejam esses alimentos frescos, quando congelados, frituras ou empanados perdem toda a sua crocância – a coisa que mais gostamos neles em primeiro lugar!

Uma vez descongelados, frituras e empanados se transformam em uma bagunça encharcada. Uma aposta mais inteligente seria fritar ou empanar novamente antes de cozinhar e servir pratos pré-cozidos.

4. Ketchup e mostarda

Se você é fã desses dois molhos, provavelmente já deve ter notado que, se congelá-los, é quase impossível usá-los posteriormente, e seu sabor é significativamente alterado.

Especialmente o ketchup se deteriora completamente quando volta à temperatura ambiente, pois a base é o tomate. Os tomates se separam da água e do vinagre quando o ketchup congela e você fica com uma bagunça. Portanto, nunca coloque no freezer!

5. Queijos macios

Se você colocar no freezer – e por um longo tempo – queijo e, em particular, queijos brancos como queijo feta, queijos cremosos ou macios, verá que o sabor deles é completamente alterado e a textura destruída, a ponto de alguns se esfacelarem.

Em geral, os queijos são adequados apenas para se manter apenas na geladeira (a uma temperatura de 2 ° C a 4 ° C) e, se você deseja obter os melhores resultados, é aconselhável colocá-los em uma tigela com seus líquidos.

6. Café

Não guarde café no freezer. As baixas temperaturas secam o café e o fazem perder o sabor, seja na forma de grânulos ou em pó. Para mantê-lo por mais tempo, coloque-o em um recipiente hermético em local seco e escuro.

Desta forma, os grânulos permanecem frescos por até um ano e o pó por vários meses.

7. Vegetais e frutas

Embora existam vegetais que – em última análise – preservem melhor seus nutrientes e vitaminas em condições de resfriamento, existem outros, como alface, aipo, cebola e pimentão, que o freezer pode destruir!

Geralmente, qualquer vegetal ou fruta com alta concentração de água, como pepino, tomate, melancia e morangos não sobreviverão ao congelador, porque a água dentro deles forma rapidamente cristais de gelo. O que isso significa é que, quando chegar a hora de descongelá-los, você ficará com uma bagunça mole e não comestível.

8. Iogurte

Em termos de saúde, não há nada errado em colocar uma bacia de iogurte no freezer antes que ele expire. A boa notícia é que congelar o iogurte não mata suas culturas vivas e ativas saudáveis, mas a má notícia é que, quando descongelada, a textura perde a cremosidade e fica granulada.

Além disso, se você esperava criar uma delícia pronta para congelar semelhante ao iogurte congelado, ficará desapontado. O iogurte comum tem mais água do que os que você compra congelados, deixando um bloco de gelo ao tentar se servir.

9. Temperos

A maioria das especiarias com as quais enriquecemos o sabor de nossos alimentos não deve ser congelada. As mais comuns, como pimenta, cravo, alho e algumas ervas, após o congelamento, têm um sabor ainda mais intenso e amargo.

Elas perdem seu aroma e sabor intensos e não faz sentido usá-las. Portanto, não espere que sua comida tenha um sabor picante com especiarias ‘congeladas’.

Pitaco: Ainda que seja possível congelar quase qualquer coisa, alguns alimentos perdem seu sabor e textura se forem submetidos a temperaturas extremas.

flashposts

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

16 respostas para 9 alimentos que você nunca deve colocar no freezer

  1. natuurfreak3 disse:

    Gezond eten is heel belangrijk

    Curtir

  2. Sempre Alerta disse:

    Nossa, já congelei café. :0

    Curtir

  3. Parabéns pelo artigo.

    Curtir

  4. Juju Bela disse:

    Já fiz muita coisa errada.
    Parabéns.

    Curtir

  5. Juju Bela disse:

    Republicou isso em Juju Bela .

    Curtido por 1 pessoa

  6. Fada Bela disse:

    Muito interessante mesmo, Gostei

    Curtir

  7. Muito bom saber.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.