Confira as dicas e caia na folia sem perder a energia no Carnaval

Confira as dicas para caia na folia sem perder a energia no Carnaval - PITACOS E ACHADOS

Olá pessoal!!

O Carnaval é, sem dúvida, um dos feriados mais aguardados do ano. Porém, muitas vezes, em meio a toda euforia, esquecemos de nos alimentar direito, ou, até mesmo, nos alimentamos de forma errada e sem a devida atenção à saúde. O fato é que, nesse período, os foliões vivem uma verdadeira maratona física e, por isso, precisam de uma dieta digna de atleta para aproveitar as festas de forma plena e com mais disposição!

De acordo com a nutricionista Duane Braga, especialista em nutrição esportiva, a orientação para a alimentação no carnaval é bem parecida as feitas para atletas. “Durante o carnaval, as pessoas vivem em constante movimento, semelhantes à prática esportiva. Uma alimentação direcionada para essas atividades dará energia suficiente para curtir os blocos, além de evitar as ressacas do dia seguinte”, disse a especialista, destacando alguns alimentos que não podem faltar no cardápio de nenhum folião.

“O principal é se preocupar com a hidratação, por conta do calor e do consumo do álcool. Mas tem umas dicas boas também, como comer comidas leves, levar sempre barrinhas de cereal ou proteína, oleaginosas e frutas secas, enfim, alimentos que tenham uma alta densidade energética e que são convenientes, por não precisar estar refrigerados e por ocuparem pouco espaço na bolsa”, destacou Duane.

Veja os alimentos indicados para antes, durante e depois da folia

alimento-Confira as dicas para caia na folia sem perder a energia no Carnaval - PITACOSEACHADOS

Veja também: 10 dicas para manter a beleza durante o Carnaval

Antes:  Saco vazio não para em pé! Não deixe de fazer um café da manhã reforçado antes de sair de casa. Aposte em frutas, leite, pão, cereais, queijo ou ovo. Os alimentos mais indicados para esse período são:

– Laranja: A laranja é fonte de energia, antioxidante, rica em vitamina C. É fundamental para o bom funcionamento das defesas do organismo.

– Maçã: A maça é fonte de energia de liberação lenta, rica em vitamina C, E, potássio e fibras. Ela ajuda a combater os radicais livres advindos dos excessos cometidos na folia.

– Banana: Por ser fonte de potássio, ácido fólico, magnésio, fósforo, a banana melhora o fluxo sanguíneo e atua na prevenção de cãibras.

– Beterraba: A beterraba é fonte de vitamina A, C, E, cálcio, potássio, manganês, magnésio. Fornece nitrato para o corpo, melhora o fluxo sanguíneo e a circulação. É interessante tomar um suco com beterraba antes de sair para os blocos.

– Ovo: Boa fonte de proteína, o ovo é uma ótima opção para o café da manhã reforçado antes da folia.

Confira as dicas para caia na folia sem perder a energia no Carnaval - HIDRATAR - PITACOSEACHADOS.jpg

Veja também: 10 mandamentos do folião inteligente

Durante: Não pule refeições ou fique horas sem comer. Em meio à folia é necessário fazer pausas para recompor o organismo. Para ter maior saciedade e evitar qualquer problema de ordem digestiva, faça refeições fracionadas. Os alimentos perfeitos para esse período são:

– Água: A água é fundamental em todos os momentos, no entanto, mais ainda durante a folia, devido ao calor e ao excesso de bebida alcoólica que geralmente levam à desidratação. Se você consome bebida alcoólica, a dica é intercalar o consumo do drink com o consumo de água durante o decorrer de todo o dia.

– Castanhas: As castanhas são opções práticas de lanches rápidos que fornecem energia e são fontes de minerais e gorduras boas.

– Arroz integral: Por ser fonte de magnésio, vitaminas do complexo B, fósforo, ferro e cálcio, o arroz integral fornece energia.

– Macarrão integral: O macarrão integral (carboidrato) é uma ótima fonte de energia.

– Peixe: Além de ser uma boa fonte de proteína, o peixe é de fácil digestão.

– Batata doce: Fonte de vitamina A, C, cobre, potássio e ferro, a batata doce fornece energia.

– Óleo de coco: O óleo de coco é fonte de energia rápida, antifúngico e anti-inflamatório.

Confira as dicas para caia na folia sem perder a energia no Carnaval - @PITACOSEACHADOS

Veja também: Comidinhas e drinks para festa de Carnaval

Depois: Após um cansativo dia, o corpo precisa de alimentos leves e de fácil digestão para uma noite tranquila. Os alimentos indicados para esse período são:

– Água de coco: Além de hidratar, a água de coco repõe os eletrólitos perdidos pelo suor. Fonte de magnésio e potássio, ela ajuda a evitar a fadiga muscular.

– Frango: O frango é uma ótima fonte de proteína, além de possuir menos gordura que a carne bovina e suína. Ele contém aminoácidos de alto valor biológico e fácil digestibilidade.

– Frutas Vermelhas: As frutas vermelhas têm efeito antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiano. Podem ser usadas em sucos para serem tomados no final do dia de folia.

Fonte: conquistesuavida

Pitacos:   Cuidados com a hidratação: Com a elevada temperatura nesta época do ano e a utilização de bebida alcoólica que aumenta a desidratação, precisamos ficar atentos com a ingestão de água. Sempre alternar a bebida alcoólica com um copo de água. Utilizar também água de coco para garantir a reposição de minerais perdidos pelo suor. A desidratação pode causar câimbras.

• Cuidado com a ingestão de bebidas energéticas. Ricas em cafeína e taurina podem levar a taquicardia e elevação da pressão arterial. Atenção ainda maior para a mistura perigosa do álcool com bebidas energéticas, pois parecem retardar os efeitos depressores do álcool, levando ao consumo de mais bebidas alcoólicas. O excesso desta mistura pode desencadear transtornos como arritmias, convulsões e morte súbita.

• Comer de três em três horas, evitando frituras, alimentos expostos ao sol (queijo coalho, espeto de camarão) e preparações com maionese e cremes, diminuindo os riscos de contaminação alimentar.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Achado, Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Confira as dicas e caia na folia sem perder a energia no Carnaval

  1. Carnaval vai da bom

    Curtido por 1 pessoa

  2. macalder02 disse:

    Para todos aqueles que vão curtir o carnaval, não há nada melhor do que ler o seu artigo para estar preparado com comida e sofrer conseqüências depois. Uma grande contribuição que você está oferecendo. Saudações

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.