Olá pessoal!!
Comparar o ato de ler com uma espécie de “exercício físico” para o cérebro, como ocorre na musculação sobre a massa corporal, está longe de ser adequado – e com as últimas descobertas da neurociência, essa analogia serve apenas para dar uma ideia distante do seu efeito real. O percorrer os olhos sobre palavras ordenadas com um sentido faz muito mais: ajuda o cérebro a absorver conceitos da realidade e a dominá-la. Quanto maior o vocabulário, a fluência na leitura e a sua complexidade, maior a capacidade de compreender a si mesmo, interagir socialmente e ser bem-sucedido no mercado de trabalho. Se uma pessoa não sabe ‘nominar’ algo, em geral, não a assimila com clareza.
O processo de entender o mundo começa na infância. A rede neural tem sua idade de ouro nos primeiros anos, quando é maior a neuroplasticidade (a capacidade de reter conhecimentos). Quando uma criança começa a ler, entre 5 e 8 anos, o cérebro fica mais eficiente e, para eliminar sobras e aumentar a sua agilidade, ocorre a chamada poda neuronal, a perda de bilhões de neurônios até os 10 anos, algo natural para o organismo. Esse recuo é tão grande que até a espessura do córtex cerebral diminui.
Estudantes que liam diariamente o “Huffington Post” tiveram a menor pontuação em seus escritos do que os que liam, ainda que com menos frequência, o “The New York Times”.
O maior efeito disso incide sobre o aprendizado, principalmente em relação à linguagem escrita. Se a rede neural não é estimulada, falta essa poda ‘qualificada’ e a criança sofre os efeitos do desuso – e aqui a comparação do organismo com músculos atrofiados e excesso de massa gorda pode ajudar. “Se não ocorre essa simplificação neuronal nessa fase crítica, você não é capaz de desenvolver uma linguagem mais complexa quando adulto”, explica o neurocientista Renato Sabbatista, pós-doutor pelo Instituto Max Planck. “Pouco dessa situação pode ser sanada nos anos seguintes, mas é preciso um esforço maior, mais ou menos como quando um idoso aprende a dirigir, demora mais”.
Da infância à vida adulta, para que esse processo não regrida, é necessário colocar o cérebro em contato com conteúdos cada vez mais complexos. Se a pessoa se contenta com linguagem simples – frases curtas da televisão e das redes sociais, vocabulário pobre e sintaxe pouco elaborada –, o desenvolvimento cerebral se estabiliza e a pessoa se torna incapaz de compreender ideias com consequências significativas para si mesmo e para a sociedade. As pesquisadoras Yellolees Douglas e Samantha Miller perceberam, por exemplo, que estudantes que liam diariamente o “Huffington Post” tiveram a menor pontuação em seus escritos do que os que liam, ainda que com menos frequência, o “The New York Times”.
O esforço para ler e entender textos mais complexos, por outro lado, aumenta a qualidade da chamada ‘fala silenciosa’, o discurso interior feito por quem é capaz de escrever frases coerentes. Ao mesmo tempo, exercita a memória, necessária para falar, escrever e entender. “O contrário se pode perceber em uma pessoa que vai morar em outro país, que começa a utilizar um português mais simples porque vai esquecendo as palavras”, exemplifica Sabbatini.
Pitaco: O cérebro é flexível e por isso é capaz de adquirir mais conhecimentos à medida que a pessoa arrisca a ler textos mais complexos. Por outro lado, ele também se acomoda à mediocridade. O fato é que ler bem faz o cérebro funcionar melhor – o que você faz com isso é outra história. Porém, existem algumas qualidades visíveis e comuns entre os leitores experientes.
Pingback: – Ler nos faz sentir mais felizes! | DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES
Republicou isso em Memórias ao Vento.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que interessante! A leitura é muito importante para o desenvolvimento pessoal, profissional. Você passa a ter novas visões de mundo e passa a entender melhor a si mesmo e as outras pessoas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com certeza Thais! Obrigada, bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
💪💆 Realmente é muito importante a leitura. Quem lê, viaja e evolui!Excelente texto.👏 Parabéns!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Alessandra. Bjs 🙂
CurtirCurtir
Muito bom! Eu leio bastante e as vezes vejo a diferença que isso faz na minha vida.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu adoro ler. Não que eu precise, mas obrigado por relembrar o quanto é necessário ler mas também o quanto é maravilhoso. 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ler é fabuloso!! Obrigada, bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ler é uma maravilha, que bom descobrir que traz tantos benefícios!
CurtirCurtido por 1 pessoa
É ótimo!! Obrigada querida, bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Republicou isso em Coloque Poesiae comentado:
Olá!
Hoje eu estou reblogando este texto do Blog Pitacos e Achados porque é muito interessante ter noção sobre a qualidade da nossa leitura.
Um grande abraço,
Alecio Neto
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!!
CurtirCurtir
Muito interessante, gostei de saber os benefícios de uma boa leitura. Beijão
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, fico feliz! Bjs
CurtirCurtir
Eu amei este blog, e sim a leitura é algo mágico e evolutivo. É uma transformação, eu digo por experiência própria. Depois que eu comecei a cria um hábito de leitura, nunca mais fui o mesmo. A minha criatividade aumentou, eu consigo falar mais, absorver mais, aprender mais, foram muitos benefícios apenas tomando uma simples atitude de pegar um livro e começar a ler.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi. Fiquei feliz pelo seu depoimento. Para mim também tornou-se algo especial! Obrigada, abs 😉
CurtirCurtir
Um dos melhores hábitos que a minha mãe me ensinou e que quero passar para a minha filhinha! Leio TODOS OS DIAS antes de dormir, e as vezes leio em inglês e espanhol também para não perder a prática.
Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Um dos melhores ensinamentos. Parabéns!! Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei o seu blog
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!! Fico feliz!! Bjs 😉
CurtirCurtir
De nada ! Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Graças a Deus leio sempre, inclusive li o seu artigo. Parabens.
CurtirCurtido por 1 pessoa
🙂 Que maravilha!! Obrigada! Abs
CurtirCurtido por 1 pessoa
A leitura transforma mesmo. Aprendemos a ter opinião própria, a falar de assuntos co mais clareza e convicção. Parabéns pelo Blog. Adorei.
CurtirCurtir
Exatamente!! Obrigada!! Bjs 🙂
CurtirCurtir