Inverno: dicas de saúde e bem estar

Inverno dicas de saúde e bem estar1

Olá pessoal!!

Com a chegada do inverno e, consequentemente, do frio, o corpo fica mais vulnerável a uma série de condições. São muito comuns casos de gripes e de resfriados no inverno, assim como de amidalites e de dores de ouvido, por exemplo. A baixa temperatura tende a nos deixar mais debilitados, por isso, é preciso atenção redobrada nesta época do ano.

Além das condições típicas do inverno, como as que citamos acima, algumas pessoas sofrem ainda com o agravamento de doenças crônicas ou não como a asma, a rinite, a pneumonia, a bronquite e a sinusite. A circulação do ar fica bastante dificultada nesta estação, o que favorece a proliferação de ácaros e de bactérias. Outro motivo do desencadear destas condições é o fato de que, no inverno, passamos a frequentar mais lugares fechados, com pouca ou nenhuma ventilação e com amontoados de pessoas, o que facilita bastante a transmissão.

Pitacos e Achados traz dicas de saúde e de bem estar para o inverno! Tudo para manter a energia em alta, vida saudável e força no sistema imunológico.

  • É essencial cuidar da roupa de cama, especialmente durante o inverno. Geralmente, os cobertores ficam guardados o ano inteiro, acumulando ácaros e outros microrganismos. Deixar a roupa de cama no sol antes de usá-la é muito importante, assim como passar sempre com um ferro depois de lavar. Troque a roupa de cama ao menos 1 vez por semana e não deixe de arrumar a cama ao levantar, de forma a dificultar a proliferação de ácaros.
  • Manter a casa arejada também é muito importante. A circulação adequada do ar dificulta a proliferação de ácaros e de bactérias. Portanto, adquira o hábito de manter as janelas abertas, mesmo que esteja frio.

Inverno dicas de saúde e bem estar3

  • A hidratação do corpo humano é essencial para o bom funcionamento do mesmo. Beber bastante água, seja durante o inverno ou durante o verão é, portanto, fundamental. Durante o inverno a pele tende a ficar ressecada, nestas horas, a ingestão de água pode ajudar bastante. Além disto, a água é importante para o controle da circulação sanguínea e para a respiração, assim como para os músculos e o bom funcionamento das células.
  • O soro fisiológico pode ser utilizado mais ou menos com a mesma finalidade. Isto porque, quando aplicado nas narinas ou na região dos olhos, por exemplo, ele hidrata e umidifica, evitando irritações e facilitando a respiração. 
  • Lavar as mãos é fundamental, seja no verão ou no inverno. Como no inverno estamos mais vulneráveis a uma série de condições, este hábito adquire importância ainda maior, portanto, não deixe de lavar as mãos sempre antes de cada refeição, de forma a evitar problemas.
  • Evitar aglomerações é também muito importante durante o inverno. As aglomerações favorecem a transmissão de várias doenças, especialmente quando em locais fechados e sem ventilação. Portanto, procure não ficar em lugares com muitas pessoas, de forma a proteger a saúde dos mais variados transtornos. 

Inverno dicas de saúde e bem estar4

  • Carpetes e cortinas, assim como bichinhos de pelúcia, não devem fazer parte do cotidiano de pessoas que sofrem de rinite alérgica ou de asma. Isto porque, a presença de carpetes, por exemplo, favorece muito a proliferação dos ácaros, o que pode levar ao desenvolvimento da condição ou à piora da mesma.
  • Manter a casa limpa é também fundamental para evitar a proliferação de microrganismos. Retirar o pó de móveis e limpar o chão com um pano úmido todos os dias é essencial, assim como evitar o levantamento de poeira pela casa. 
  • O hábito de fumar só traz prejuízos à saúde, especialmente durante o inverno, quando as doenças respiratórias tendem a se intensificar. A fumaça pode piorar uma rinite, bronquite, sinusite ou asma, por isso, não se deve fumar nestas condições. Ficar longe de pessoas que fumam é também fundamental, visto que a fumaça atinge também aqueles que não fumam.
  • O zinco é um potente nutriente para o organismo. Ele auxilia o sistema imunológico, é conhecido especialmente por fazer muito bem para a pele, cabelo, unhas. Você vai encontra-lo em frutos do mar, carnes (principalmente vermelhas), grãos, nozes, produtos lácteos.
  • Dormir pouco pode afetar a imunidade do corpo e, como já é um período vulnerável para gripes, resfriados, você pode ficar doente. Vale até recorrer a qualquer dica para dormir bem, como ter horários regulares para dormir e para acordar! Qualidade de sono é saúde no inverno.

inverno e saúde

  • Por fim, é essencial tomar todas as devidas vacinas antes da chegada do inverno, principalmente idosos e pessoas com o sistema imunológico debilitado. A vacina de gripe, por exemplo, dá imunidade por volta de um ano, já a vacina contra a pneumonia pode dar proteção por até mesmo mais de 5 anos.

Pitacos: Durante o inverno, a preguiça chega com tudo para a prática de exercícios físicos! É importante não deixar de fazer exercícios. O corpo humano pede movimento. E, como tem muitas comidinhas calóricas nesse período, é bom queimar as calorias extras!  Protetor solar diariamente! Mesmo naquele dia nublado, os raios nocivos do sol incidem. Portanto, o protetor solar é importante também em dias frios, nublados e se for sair rápido de casa. Além disso, o protetor contribui para proteger um pouco dos ventos. Use protetor!

Com essas dicas você poderá aproveitar o friozinho do inverno de maneira muito mais saudável!

E você concorda com essas dicas ou tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário logo abaixo. Sua opinião é muito importante!Pitaquinha

Acompanhe o blog nas redes sociais!

Criar cartão de visita

Anúncios

Sobre Blog Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

24 respostas para Inverno: dicas de saúde e bem estar

  1. Juju Bela disse:

    Estamos a poucas horas do início do inverno e as dicas são importantíssimas. Bjuuusss

    Curtido por 2 pessoas

  2. Renata Soares disse:

    São muito importantes essas dicas para nosso bem estar..Bjuss
    http://www.petitluxo.com

    Curtido por 2 pessoas

  3. Olá Pitaquinha!

    Obrigada pelas dicas maravilhosas que eu com certeza irei usar/praticar! O frio aqui em São Paulo está bem intenso e, nós precisamos nos proteger!

    Dormir bem, arejar a casa, nos cuidar para não pegarmos gripe, cuidar de quem sofre de rinite, hidratação.. Enfim, tudo aqui é muito importante

    Beijos!

    Blog Senhorita Deise

    Instagram

    Curtido por 2 pessoas

  4. Nosso inverno está começando e vamos nos cuidar. Post esclarecedor e de utilidade.

    Curtido por 2 pessoas

  5. Ótimas dicas!
    Vamos cuidar da saúde!!!
    Sigo as dicas mencionadas direitinho…
    Um abraço.

    Curtido por 2 pessoas

  6. Pingback: Inverno: dicas de saúde e bem estar — | Anais du SaBUri

  7. Jorge Philipe disse:

    Belas dicas! Algumas vou aproveitar com certeza… 😉 Ótimo pitaco.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Muito bom! … Otimas dicas. Não sei de onde você é mas aqui no Rio Grande do Sul já tá um frio de ” ranguear cusco” como se fala aqui … haha!

    Curtido por 1 pessoa

  9. blogviveravida disse:

    Lindona tudo bem com vc? Adorei sua postagem ,vou usar sua dicas….parabéns!!!! Beijocas!!!! 💟💟💟💟💟💟

    Curtido por 1 pessoa

  10. Cesar Saburi disse:

    Excelente post, compartilhei 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  11. Vick Santos disse:

    Ótimas dicas amore, corre no meu Blog que te indiquei o prêmio Dardos, fica com Deus, um milhão de beijinhos!
    https://coracaoigualaoteu.wordpress.com/2016/06/20/premio-dardos-e-tag-7-pecados-capitais-literarios/

    Curtido por 1 pessoa

  12. Oliveirawa disse:

    Mantendo sempre o padrão de utilidade pública……parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s