Benefícios do zinco para a saúde

Olá pessoal!!

O zinco tem um papel essencial na saúde do organismo. Da mesma forma que perdemos vários nutrientes ao longo do dia, o nosso corpo também acaba eliminando esse mineral, que deve ser reposto, tanto através do uso tópico de dermocosméticos, quanto pela alimentação. Isso mesmo!

Os alimentos com zinco são essenciais para fortalecer o sistema imunológico, prevenir infecções, prevenção de doenças crônicas, prevenção contra doenças cardiovasculares, regulação do sistema endócrino, saúde mental e nervosa,  ganho de massa muscular, poderoso antioxidante, combate a diabetes, saúde do fígado,  absorção de nutrientes e digestão, proteger a pele e, ainda, controlar a oleosidade.

As funções do zinco não colaboram apenas para a boa saúde em geral, mas também para a saúde reprodutiva e para a fertilidade de homens e mulheres. Além disso, há inúmeros benefícios do zinco para a boa forma, sobretudo porque níveis adequados de zinco favorecem o emagrecimento e o ganho de massa muscular.

O que a falta do zinco pode fazer ao seu corpo?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a falta de zinco no organismo pode levar a sérios problemas – desde queda capilar, dermatite e unhas frágeis, até dificuldade de aprendizado, falta de apetite e surgimento de infecções contínuas. A ausência dessa substância afeta completamente a manutenção do sistema imunológico, desencadeando, assim, uma série de complicações.

Como o zinco está ligado ao nosso sistema imunológico, sua ação no organismo consegue prevenir e combater diversas doenças – desde uma branda gripe à pneumonia. Segundo a OMS, pessoas que não consomem uma quantidade suficiente do mineral por dia têm maiores chances de sofrer com a ação de agentes infecciosos e, consequentemente, ficar mais doentes.

Quanto Zinco é Suficiente?

As quantidades diárias necessárias de zinco variam conforme a idade e o sexo, além de outros fatores. Enquanto crianças precisam de 10mg por dia e mulheres adultas de 12mg por dia, a dose diária necessária para homens adultos é de 15mg. Mulheres têm suas necessidades diárias aumentadas para 15mg na gestação, e para 16mg na lactação.

Acredita-se que a necessidade de zinco aumenta com o envelhecimento, para evitar as frequentes inflamações e para proteger o sistema cardiovascular. Dessa forma, a necessidade diária de zinco pode aumentar consideravelmente ao longo da vida.

Alimentos ricos em zinco para investir na sua dieta

Para não correr o risco de desenvolver qualquer complicação e ficar com a saúde em dia, devemos consumir alimentos ricos em zinco: carne bovina, ostras, grãos integrais, tubérculos, além das castanhas – que são as principais fontes alimentares desse mineral. Mas, faça isso sem exageros! De acordo com nutricionistas, ingerir mais do que 50 mg dessa substância por dia, durante um tempo prolongado, pode fazer mal à saúde e causar episódios de sonolência, enjoo e até vômitos frequentes. Por isso, não deixe de consultar o seu nutricionista e nutrólogo para garantir que você está consumindo a quantidade ideal de zinco.

Pitaco: Antes de sair correndo para comprar suplementos de zinco procure orientação médica. Os especialistas sugerem que se faça um exame de sangue pedido por um médico de sua confiança para depois suplementar o mineral. Uma vez que se tenha feito isso, os níveis de zinco devem subir e o exame deve ser refeito depois de seis meses para verificar se as quantidades ingeridas estão sendo as ideais.

Pitaquinha

 

Anúncios

Sobre Blog Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s