Que tal apimentar a sua relação? Com a comida, é claro!
A pimenta é tipicamente usada em varias receitas por todo o mundo como: molhos quentes, sopas, pratos de carne ou em alimentos grelhados para ganhar o seu sabor distinto. Graças a essas vantagens, a planta já está classificada como alimento funcional, o que significa que, além de seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde.
Ela deve ser sempre consumido em quantidade moderada, pois pode causar problemas digestivos graves.
É um alimento de baixa caloria. Ela fornece apenas 40 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ela é rica em carboidratos e fibras alimentares.
Os antioxidantes atuam na prevenção de doenças crônicas como cardíacas, diabetes, câncer, além do envelhecimento precoce.
Antioxidantes presentes na pimenta: vitamina A (carotenoides, como o betacaroteno), vitaminas C e E, além de flavonoides, substâncias importantes para neutralizar a ação de radicais livres.
A Capsaicina é um composto presente na pimenta, que é responsável para o calor fornecido pelo mesmo.
Confira 10 motivos para apimentar seu cardápio e turbinar seu bem-estar:
1 – Efeito termogênico (acelera o metabolismo) – Sua ingestão eleva a temperatura do organismo, o que pode aumentar o gasto calórico. A capsaicina é capaz também de prevenir o acúmulo de gordura na região abdominal.
2 – Coadjuvante no emagrecimento – O uso da pimenta vermelha durante as refeições, estimula o sistema nervoso, produzindo aumento da liberação de catecolaminas, noradrenalina e adrenalina, com consequente diminuição do apetite e da ingestão calórica, bem como de gorduras nas refeições seguintes. Isso mostra que a pimenta pode ser útil ao emagrecimento.
3 – Promove o controle do colesterol/saúde cardíaca – O consumo de pimenta pode ajudar a manter a pressão arterial em níveis normais, como também manter os níveis de LDL colesterol e triglicerídeos sob controle.
4 – Proteção contra o câncer – Os fitoquímicos presentes na pimenta são considerados quimiopreventivos. A capsaicina possui propriedades antimutagênicas e anticarcinogênicas.
5 – Atua na prevenção do diabetes – Constatou-se em estudos que a capsaicina causa redução no nível de glicose sanguínea aumentando o nível de insulina.
6 – Atua no sistema circulatório – Por conter vitaminas A, C, do complexo B, potássio e cálcio, a pimenta pode ser benéfica não somente à saúde do coração, como também ao sistema circulatório. Apresenta propriedades vasodilatadoras, impedindo a formação de coágulos e aumentando o calibre de vasos sanguíneos, fatores que reduzem as chances de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
7 – Combate a depressão, melhora o humor e promove alívio da dor – A adrenalina e a noradrenalina também são responsáveis pelo estado de alerta, fato da pimenta estar também associada à melhora de ânimo em pessoas deprimidas. Sua habilidade de aumentar o fluxo sanguíneo periférico pode ser útil em casos de enxaqueca e depressão. Além disso, atua no sistema imunológico, fortalecendo o corpo contra invasores infecciosos. A capsaicina é útil para dor de cabeça, em casos de mucosite oral, alergia cutânea e tumor de pele.
8 – Nutre o organismo – O valor nutricional da pimenta é relevante, possuindo vitamina A (carotenoides), C e E, vitaminas do complexo B (tiamina, niacina, riboflavina), além de minerais como potássio e cálcio.
9 – Ação anti-inflamatória – Estudos apontam que a capsaicina apresenta propriedades anti-inflamatórias. A recomendação é o consumo de até 30 mg/dia de capsaicina para que se obtenha algum efeito terapêutico. O que equivale a seis unidades da pimenta dedo-de-moça ou ½ pimenta malagueta.
10 – Prevenção de doenças crônicas – Por se rica em potenciais antioxidantes como carotenoides, flavonoides e vitamina C, o consumo de pimenta pode atuar na prevenção de doenças crônicas, como o diabetes e o câncer. Contribui também como desintoxicante do sangue, ativa o sistema imunológico e é considerada um alimento funcional.
Pitaco: Apesar dos benefícios da pimenta vermelha, é importante ressaltar que a ingestão excessiva pode provocar efeitos contrários aos esperados, sendo prejudiciais ao sistema digestório.
Pingback: Os mitos dos alimentos termogênicos que emagrecem |
Pingback: 6 alimentos para turbinar o seu cérebro |
Pingback: 10 benefícios da pimenta para saúde – Turbonauta – Rede de Informações
Adoro tudo com pimenta, se não tem, eu ponho. Muito bom post.
CurtirCurtido por 2 pessoas
É muito boa mesmo!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pingback: Alimentos para um inverno sem culpa! | Pitacos e Achados
Este artigo é super interessante. Eu uso pimenta na maioria dos meus pratos. É tão bom! Mas não daquelas que picam muito. 🙂
CurtirCurtido por 2 pessoas
Que bom que gostou! Eu também sou pimenta, em todos os sentidos, kkk. Mas eu já gosto das fortes!! 😉
CurtirCurtido por 3 pessoas
Sempre tem uma pimentinha aqui em casa. Eu gosto, porém não daquelas que ardem demais!
(Ah, te marquei em uma tag. Depois você dá uma olhadinha =])
CurtirCurtido por 2 pessoas
Uma pimentinhas é sempre bom em tudo. rsrsrs Obrigada pela indicação. Bjs
CurtirCurtido por 3 pessoas
Olá Menina ! Estava passando e vi seu blog. Gostei muito da postagem. Chamou minha atenção, virei mas vezes conferir as novidades. Eu acabei de criar um blog para mim também contando sobre a minha luta por uma vida melhor, passa lá . Obrigada
CurtirCurtido por 2 pessoas
Uma pimentinha com pipoca é tudo de bom!! Valeu pelo post.
CurtirCurtido por 3 pessoas
É muitoooo bom!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Amo pimenta com tudo, até só as vezes e agora sabendo dos benefícios vou usar ainda mais kkkk. bjus adorei
CurtirCurtido por 4 pessoas
É bom mesmo. Eu também gosto muito e agora muito mais… 😉
CurtirCurtido por 4 pessoas
Amo pimenta! Mais motivos pra continuar consumindo *-*
CurtirCurtido por 3 pessoas
É verdade! bjs
CurtirCurtido por 3 pessoas
Gente, uma pimentinha na feijão com arroz, não precisa de mais nadaaaa… amo
CurtirCurtido por 4 pessoas
Adooooooooooooro pimenta!!!!
CurtirCurtido por 3 pessoas
Eu tambééeeem!!! 😉
CurtirCurtido por 3 pessoas
Eis o porque gosto de uma boa pimenta em doses moderadas.
Faltou dizer que o verdeiro terror ( ardido da pimenta) está na semente. Consumir pimentas depois de remove a semente suavisa e em alguns casos evita o ardor e pemite quem tem mais sensibilidade a apreciar melhor o sabor da mesma.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Ok, obrigada pela complementação! Eu também adoro uma pimentinha nas minhas refeições, ainda mais com esse friozinho. Hum, esquenta! Bjs
CurtirCurtido por 3 pessoas