10 benefícios da pimenta para saúde

5-Hidden-Health-Benefits-of-Hot-Chili-Pepper

Olá!!!

Que tal apimentar a sua relação? Com a comida, é claro!

A pimenta é tipicamente usada em varias receitas por todo o mundo como: molhos quentes, sopas, pratos de carne ou em alimentos grelhados para ganhar o seu sabor distinto. Graças a essas vantagens, a planta já está classificada como alimento funcional, o que significa que, além de seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde.

Ela deve ser sempre consumido em quantidade moderada, pois pode causar problemas digestivos graves.

É um alimento de baixa caloria. Ela fornece apenas 40 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ela é rica em carboidratos e fibras alimentares. 

Os antioxidantes atuam na prevenção de doenças crônicas como cardíacas, diabetes, câncer, além do envelhecimento precoce.

Antioxidantes presentes na pimenta: vitamina A (carotenoides, como o betacaroteno), vitaminas C e E, além de flavonoides, substâncias importantes para neutralizar a ação de radicais livres.

A Capsaicina é um composto presente na pimenta, que é responsável para o calor fornecido pelo mesmo.

Confira 10 motivos para apimentar seu cardápio e turbinar seu bem-estar:

1 – Efeito termogênico (acelera o metabolismo) – Sua ingestão eleva a temperatura do organismo, o que pode aumentar o gasto calórico. A capsaicina é capaz também de prevenir o acúmulo de gordura na região abdominal.

2 – Coadjuvante no emagrecimento – O uso da pimenta vermelha durante as refeições, estimula o sistema nervoso, produzindo aumento da liberação de catecolaminas, noradrenalina e adrenalina, com consequente diminuição do apetite e da ingestão calórica, bem como de gorduras nas refeições seguintes. Isso mostra que a pimenta pode ser útil ao emagrecimento.

3 – Promove o controle do colesterol/saúde cardíaca – O consumo de pimenta pode ajudar a manter a pressão arterial em níveis normais, como também manter os níveis de LDL colesterol e triglicerídeos sob controle.

4 – Proteção contra o câncer – Os fitoquímicos presentes na pimenta são considerados quimiopreventivos. A capsaicina possui propriedades antimutagênicas e anticarcinogênicas.

5 – Atua na prevenção do diabetes – Constatou-se em estudos que a capsaicina causa redução no nível de glicose sanguínea aumentando o nível de insulina.

6 – Atua no sistema circulatório – Por conter vitaminas A, C, do complexo B, potássio e cálcio, a pimenta pode ser benéfica não somente à saúde do coração, como também ao sistema circulatório. Apresenta propriedades vasodilatadoras, impedindo a formação de coágulos e aumentando o calibre de vasos sanguíneos, fatores que reduzem as chances de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

7 – Combate a depressão, melhora o humor e promove alívio da dor – A adrenalina e a noradrenalina também são responsáveis pelo estado de alerta, fato da pimenta estar também associada à melhora de ânimo em pessoas deprimidas.
Sua habilidade de aumentar o fluxo sanguíneo periférico pode ser útil em casos de enxaqueca e depressão. Além disso, atua no sistema imunológico, fortalecendo o corpo contra invasores infecciosos. A capsaicina é útil para dor de cabeça, em casos de mucosite oral, alergia cutânea e tumor de pele.

8 – Nutre o organismo – O valor nutricional da pimenta é relevante, possuindo vitamina A (carotenoides), C e E, vitaminas do complexo B (tiamina, niacina, riboflavina), além de minerais como potássio e cálcio.

9 – Ação anti-inflamatória – Estudos apontam que a capsaicina apresenta propriedades anti-inflamatórias. A recomendação é o consumo de até 30 mg/dia de capsaicina para que se obtenha algum efeito terapêutico. O que equivale a seis unidades da pimenta dedo-de-moça ou ½ pimenta malagueta.

10 – Prevenção de doenças crônicas – Por se rica em potenciais antioxidantes como carotenoides, flavonoides e vitamina C, o consumo de pimenta pode atuar na prevenção de doenças crônicas, como o diabetes e o câncer. Contribui também como desintoxicante do sangue, ativa o sistema imunológico e é considerada um alimento funcional.

Pitaco: Apesar dos benefícios da pimenta vermelha, é importante ressaltar que a ingestão excessiva pode provocar efeitos contrários aos esperados, sendo prejudiciais ao sistema digestório.

Vai uma pimentinha aí?pimenta--

http---signatures.mylivesignature.com-54493-325-F86BF4BE0CF45C99F8764AEFD31C8F8A

Acompanhe o blog nas redes sociais!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

21 respostas para 10 benefícios da pimenta para saúde

  1. Arwen disse:

    Eis o porque gosto de uma boa pimenta em doses moderadas.
    Faltou dizer que o verdeiro terror ( ardido da pimenta) está na semente. Consumir pimentas depois de remove a semente suavisa e em alguns casos evita o ardor e pemite quem tem mais sensibilidade a apreciar melhor o sabor da mesma.

    Curtido por 2 pessoas

  2. diaddicas disse:

    Adooooooooooooro pimenta!!!!

    Curtido por 3 pessoas

  3. Sempre Alerta disse:

    Gente, uma pimentinha na feijão com arroz, não precisa de mais nadaaaa… amo

    Curtido por 4 pessoas

  4. Samara Lopes disse:

    Amo pimenta! Mais motivos pra continuar consumindo *-*

    Curtido por 3 pessoas

  5. Petitluxo disse:

    Amo pimenta com tudo, até só as vezes e agora sabendo dos benefícios vou usar ainda mais kkkk. bjus adorei

    Curtido por 4 pessoas

  6. Revistas Mad disse:

    Uma pimentinha com pipoca é tudo de bom!! Valeu pelo post.

    Curtido por 3 pessoas

  7. Helena disse:

    Olá Menina ! Estava passando e vi seu blog. Gostei muito da postagem. Chamou minha atenção, virei mas vezes conferir as novidades. Eu acabei de criar um blog para mim também contando sobre a minha luta por uma vida melhor, passa lá . Obrigada

    Curtido por 2 pessoas

  8. moaralacerda disse:

    Sempre tem uma pimentinha aqui em casa. Eu gosto, porém não daquelas que ardem demais!

    (Ah, te marquei em uma tag. Depois você dá uma olhadinha =])

    Curtido por 2 pessoas

  9. Este artigo é super interessante. Eu uso pimenta na maioria dos meus pratos. É tão bom! Mas não daquelas que picam muito. 🙂

    Curtido por 2 pessoas

  10. Paco disse:

    Adoro tudo com pimenta, se não tem, eu ponho. Muito bom post.

    Curtido por 2 pessoas

  11. Pingback: 10 benefícios da pimenta para saúde – Turbonauta – Rede de Informações

  12. Pingback: 6 alimentos para turbinar o seu cérebro |

  13. Pingback: Os mitos dos alimentos termogênicos que emagrecem |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s