Como saber que a imunidade está baixa e como aumentá-la

Para manter a imunidade alta é preciso adotar alguns novos hábitos na rotina. Veja quais são e se você os faz

É de conhecimento popular que, para prevenir doenças infecciosas, é essencial estar com o sistema imunológico fortalecido. Mas, em meio a esta pandemia de coronavírus que o mundo está vivendo, vale a pena relembrar quais são os sinais que o corpo envia quando a imunidade está baixa, e o que fazer para aumentá-la.

Como saber se a imunidade está baixa?

A imunidade baixa é mais comum em pessoas idosas e com doenças crônicas, como diabetes e pressão alta. Por isso que estas pessoas são consideradas um grupo de risco. Mas, não significa que todos os demais estejam com a imunidade alta o bastante para que o corpo consiga se curar rapidamente de uma infecção por coronavírus.

Então, se você é o tipo de pessoa que está sempre doente, saiba que este é um sinal claro de que o seu organismo está em desequilíbrio. Algumas das doenças que aparecem com frequência quando a imunidade está baixa são herpes, candidíasegripe e resfriado, algumas vezes durante o ano.

Como aumentar imunidade para se proteger do coronavírus e outras doenças

Não basta que você tome as medidas para tratar herpes, candidíase, gripe e resfriado. É preciso prevenir que essas doenças voltem a aparecer, fortalecendo o seu sistema imunológico. Veja como fazer isso em atitudes importantes no seu dia a dia.

Dormir bem

Dormir bem significa dormir o suficiente para o seu organismo ter tempo de se recuperar do desgaste que teve ao longo do dia. É mais importante que você tenha um sono profundo e revigorante do que durma por longas horas. Qualidade é mais importante do que quantidade de sono.

O sono é tão importante para fortalecer a imunidade, pois é enquanto você está no absoluto repouso que o seu organismo vai fazer uma “faxina” interna, eliminando as toxinas que você acumulou no dia e devolvendo as capacidades aos seus órgãos e músculos para as atividades do dia seguinte.

Alimentar-se bem

Junto com noites bem dormidas também é essencial alimentar-se de forma saudável. É por meio da comida que você vai oferecer ao seu corpo todos os nutrientes necessários para fortalecer o seu sistema imunológico.

Então, é importante comer de 3 a 5 porções de frutas ao longo do dia, pelo menos 2 porções de saladas, além de carboidratos integrais, sementes, leguminosas, iogurtes, frutos oleaginosos (nozes e castanhas), gorduras saudáveis (peixe, azeite, abacate, coco), fontes de proteína e fibras.

Deve evitar ao máximo comer as calorias vazias, como as guloseimas industrializadas e fast foods, pois elas atrapalham o funcionamento do seu corpo, desequilibrando os sistemas e abrindo espaço para as doenças.

Tomar sol

O sol é a principal fonte de vitamina D para o organismo, e essa vitamina é vital para o fortalecimento do sistema imunológico. Então, sempre que tiver um solzinho lá fora, de preferência nos horários mais brandos, fique no mínimo 15 minutos pegando sol para absorver essa vitamina. O ideal é pegar pelo menos 1 hora de sol.

Mas, lembre-se que essa vitamina não será absorvida se você não estiver tendo uma alimentação saudável. É preciso cumprir com todas as dicas para que o fortalecimento do seu organismo seja eficiente.

Descansar a mente

O estresse e a ansiedade do dia a dia podem deixar você doente de verdade, pois estes problemas fazem a sua imunidade baixar.

Então, aprenda a lidar com estas situações de modo a evitá-las ao máximo e a não se deixar levar ao desequilíbrio emocional quando elas acontecerem.

Para isso, tire momentos de folga durante o dia, pare de trabalhar de forma excessiva, e verá como tudo vai entrar em linha para que você tenha uma boa saúde.

dicasonline

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em covid-19, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para Como saber que a imunidade está baixa e como aumentá-la

  1. candi1009 disse:

    A minha está forte. Me alimento bem e tomo sol diariamente.

    Curtir

  2. candi1009 disse:

    Obrigada.

    Curtir

  3. barbara1009 disse:

    Com certeza a minha está 😦

    Curtir

  4. Claudemir proenca disse:

    Eu tô passando por isso

    Curtir

  5. Pingback: ”Como saber que a imunidade está baixa e como aumentá-la ” | My Blog

  6. Aliosa disse:

    Republicou isso em My Blog.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Juju Bela disse:

    Republicou isso em Juju Bela .

    Curtido por 1 pessoa

  8. Vamos cuidar da saúde.

    Curtir

  9. Republicou isso em .

    Curtido por 1 pessoa

  10. srevistas disse:

    Imunidade baixa é preocupante.

    Curtir

  11. Ótimas dicas. Amei saber mais desse assunto.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.