Mitos e verdades sobre o uso de lentes de contato dentais

A tendência queridinha dos famosos para conseguir o sorriso perfeito gera uma série de dúvidas. Vamos esclarecer todas agora!

Neymar, Grazi Massafera, Deborah Secco, Gusttavo Lima… A lista de celebridades que aderiu ao uso das lentes de contato dentais cresce dia após dias. Mas por que o novo procedimento faz tanto sucesso entre os famosos?

As lentes de contato dentais estão na moda agora, mas elas já existem há mais de 25 anos. Além de suas características estéticas, as lentes também podem ser utilizadas para uma série de finalidades de correção de problemas odontológicos.

Neste texto vamos falar um pouco mais sobre as lentes de contato dentais, os cuidados necessários e os mitos e verdades mais comuns sobre este tratamento super procurado!

O que são lentes de contato dentais?

As lentes de contato dentais são lâminas ultrafinas, com até um milímetro de espessura, feitas em cerâmica, porcelana ou resina composta. 

Elas são utilizadas para procedimentos odontológicos estéticos, com o objetivo de deixar o sorriso mais harmônico.

Normalmente, as lentes já estão prontas para aplicação. Elas são fixadas aos dentes por meio de um processo chamado cimentação, com o uso de um adesivo líquido. 

É no momento da cimentação que o profissional responsável pelo tratamento poderá verificar se os detalhes de encaixe e tamanho estão adequados. Aqui, cada milímetro conta para que a cobertura fique perfeita.

As lentes de contato dentais podem ser aplicadas em vários dentes ou em apenas um. Isso é decidido de acordo com a preferência do paciente e com as recomendações do dentista.

Mitos e verdades sobre lentes de contato dentais

Por ser um tratamento odontológico que está sendo cada vez mais procurado, surgem muitas controvérsias sobre as lentes de contato, seu uso e os cuidados necessários. 

Para acabar de uma vez por todas com as confusões sobre o assunto, listamos os principais mitos sobre lentes de contato dentais!

  • Pessoas com bruxismo não podem usar lentes de contato dentais

Verdade! O bruxismo é uma desordem funcional caracterizada por movimentos involuntários de apertar ou ranger os dentes. O bruxismo pode levar a fraturas e deslocamentos das lentes de contato dental.

  • Lentes de contato dentais podem clarear dentes escuros

Depende!! Embora as lentes de contato dentais possam ser uma solução para manchas e diferenças discretas de coloração entre os dentes , elas não vão ser suficientes para cobrir dentes de coloração muito escura. Como as lentes são camadas muito finas, o tratamento pode não ser suficiente para cobrir a cor natural do dente. Nestes casos, antes de aplicar as lentes de contato dentais, um clareamento dentário pode ser indicado.

  • Quem coloca lentes de contato dentais deve parar de comer alguns alimentos

Mito! Engana-se quem pensa que, após colocar as lentes de contato, o paciente terá que se privar de consumir determinados alimentos. Mas a informação não é correta.

Para manter as lentes de contato dentais em dia, é necessário apenas manter os cuidados básicos de higiene bucal padrão. Além disso, as lentes têm um benefício de não se pigmentarem com alimentos e bebidas escuras como chocolate, café e chá.

  • Qualquer pessoa pode usar lentes de contato dentais

Verdade! Para fazer uma lente de contato dental, tudo que o paciente precisa é ter dentes! Caso o paciente tenha algum tipo de problema odontológico, como cáries, gengivite ou canal, tudo que a pessoa precisa fazer é um acompanhamento e um tratamento antes de aplicar as lentes.

  • Quem tem lente de contato dental deve ter cuidados extras na higiene bucal

Mito! Os cuidados bucais para quem tem lentes de contato dentais não são diferentes daqueles de quem não têm o tratamento. No dia a dia, basta escovar os dentes e usar fio dental após as refeições, sem deixar de lado as visitas regulares ao dentista.

  • O tratamento é definitivo

Verdade! No processo de aplicação de lentes de contato dentais ocorre um pequeno desgaste na estrutura original dos dentes, tornando a técnica irreversível: as lentes de contato só podem ser retiradas para substituição.

  • Dá para unir dentes separados com lentes de contato dentais

Verdade! Quem quer corrigir o espaço entre os dentes pode listar as lentes de contato dentais como uma opção para mudar este detalhe. Além disso, as lentes podem servir para aumentar o tamanho ou a largura dos dentes.

  • As lentes de contato dentais duram pouco

Mito! Tratamentos feitos com produtos de alta qualidade e realizados com profissionais especializados podem durar até 15 anos e, em algumas situações, até por mais tempo.

Famosos que aplicaram lentes de contato dentais

Confira o antes e depois das celebridades que apostaram no uso das lentes de contato dentais para dar um up no visual:

Neymar

O jogador de futebol mais famoso do Brasil é um dos que mudou o sorriso com a ajuda das lentes de contato dentais. Parece outra pessoa!

Grazi Massafera

A mudança na atriz e influenciadora foi sutil, mas o suficiente para deixá-la ainda mais bonita. O que você achou?

Flávia Alessandra

Outra atriz que transformou o visual com a aplicação das lentes de contato dentais foi Flávia Alessandra. Confira o antes e depois:

Gusttavo Lima

Depois da cobertura com as lentes, o cantor sertanejo parece até uma pessoa diferente!

Por Maria Gabriela Ortiz

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Moda e Beleza, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

21 respostas para Mitos e verdades sobre o uso de lentes de contato dentais

  1. candi1009 disse:

    Ficam lindo mesmo.

    Curtir

  2. candi1009 disse:

    Obrigada por tirar minhas dúvidas.

    Curtir

  3. barbara1009 disse:

    HUm, fiquei mais tentada ainda em colocar.

    Curtir

  4. Juju Bela disse:

    Tenho muito interesse em colocar.

    Curtir

  5. Interessante saber.

    Curtir

  6. srevistas disse:

    Gostei de saber como funciona.

    Curtir

  7. Parabéns pelos esclarecimentos.

    Curtir

  8. Somos Mais! disse:

    Republicou isso em Somos Mais.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Somos Mais! disse:

    Tirou minhas dúvidas, obrigada.

    Curtir

  10. fulvialuna1 disse:

    Una mia amica dopo anni di sofferenza estetica ha finalmente riacquistato sicurezza del suo aspetto con questo metodo.
    Grazie sempre per i tuoi interessanti articoli ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.