Os benefícios dos esportes para o bem-estar e saúde

Olá pessoal!!

Atualmente, os desafios da vida moderna levam-nos a seguir uma rotina repetitiva de maneira automática.Isso pode nos levar, inconscientemente, a negligenciar nossa saúde física e mental. Dores musculares, stress e alterações hormonais são apenas algumas das consequências, que resultam em uma má qualidade de vida.

Segundo estudos realizados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), as mulheres são a maioria das vítimas de ataques cardíacos e doenças relacionadas a depressão. Homens e mulheres lidam diariamente com as preocupações do trabalho ou do lar, entretanto, as mulheres convivem com algo a mais: as alterações hormonais provenientes do período de menstruação ou gravidez.

Eventuais desequilíbrios hormonais, em conjunto com o stress, contribuem para o surgimento da depressão e ansiedade. É importante destacar que a depressão é uma doença proveniente de alterações químicas do cérebro, e que pode ocasionar problemas de colesterol, obesidade ou hipertensão. Além disso, a capacidade de raciocínio é fatalmente afetada, causando dificuldades tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Mas e se dissermos que a prática de esportes pode proporcionar um alívio ou até mesmo ajudar na cura de tais sintomas? Isso é perfeitamente possível, e explicaremos de maneira científica os motivos para que isso ocorra. Vamos começar entendendo o que ocorre com o corpo humano quando submetido a exercícios físicos.

Benefícios para o corpo

A prática de esportes faz com que o coração trabalhe de maneira acelerada, o que aumenta a circulação sanguinea e a respiração. A oxigenação do corpo ocorre da seguinte maneira: através do ventrículo direito, o coração envia sangue venoso (rico em gás carbônico, ou seja, pobre em oxigênio) para os pulmões, que realizam a oxigenação, transformando-o em sangue arterial (rico em oxigênio).

Dos pulmões, o sangue arterial é direcionado para o ventrículo esquerdo do coração, que por sua vez o distribui para todas as regiões do corpo. O sangue rico em oxigênio faz com que todos os órgãos e tecidos trabalhem de maneira mais eficaz, inclusive o cérebro, que realiza suas funções de maneira otimizada. Ao final no trajeto, o sangue retorna ao ventrículo direito do coração (já pobre em oxigênio) para que o ciclo seja novamente realizado.

Os pulmões ficam fortalecidos, o que resulta em melhor disposição e condicionamento físico. As veias e artérias dilatam-se, passando a trabalhar de maneira que se reduzam os riscos de obstruções.

Além disso, a prática de esportes estimula nosso corpo a trabalhar músculos que não são utilizados com frequência na rotina dia a dia, resultando no fortalecimento dos mesmos. Isso contribui para que não surjam dores lombares ou nos ombros, situação muito comum em pessoas sedentárias ou que trabalham com movimentos repetitivos. Também contribui para que não ocorram distensões musculares na realização de algum movimento fora do comum.

Benefícios para a mente

Até agora descrevemos os principais benefícios da prática de esportes para o corpo, o que contribui para o bem-estar, disposição e bom funcionamento dos órgãos. Mas quais os benefícios para a mente?

A prática de exercícios físicos é uma maneira natural de contribuir no equilíbrio da produção e liberação de um hormônio chamado cortisol. Esse hormônio é produzido pelas glândulas supra renais (localizadas na porção superior dos rins), e sua função é realizar o controle dos níveis de açúcar no sangue e pressão arterial. Além disso, auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico do corpo humano.

Caso os níveis de cortisol estejam baixos, podem ocorrer sintomas de depressão, ansiedade, cansaço e indisposição. Caso estejam em um nível elevado, podem ocorrer problemas como perda de massa muscular, aumento de massa corporal e falhas na memória. É por isso que é importantíssimo que os níveis de cortisol estejam em equilíbrio no organismo.

Além disso, a prática de esportes é o principal gatilho para a liberação de um neuro-hormônio chamado endorfina. Trata-se de uma substância química produzida pelo cérebro, que possui características analgésicas e de relaxamento. Esse hormônio atua diretamente na melhora do auto estima e bem-estar, o que contribui para a redução dos sintomas de depressão e ansiedade.Também contribui para o aumento do raciocínio, memória e disposição física, já que também possui propriedades que estimulam a liberação de adrenalina no corpo humano.

Corpo e mente saudáveis com os esportes

Nosso corpo trabalha em conjunto com a nossa mente, portanto, os dois devem estar saudáveis e em pleno funcionamento. A prática de esportes é uma maneira natural de cultivar a mente e o corpo ao mesmo tempo. Além disso, esportes coletivos como o handebol, o vôlei ou o futsal trazem outro tipo de benefício, que é a convivência com outras pessoas, podendo-se criar amizades. E então? Vamos começar a cultivar nossa qualidade de vida?

Por Paula Campos

 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Os benefícios dos esportes para o bem-estar e saúde

  1. amigablogsite disse:

    Esporte, atividades físicas é tudo de bom.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nosso exercício aqui é de levantamento de garfo, colher, pratos, cumbucas e afins!!!!! hihi
    Brincadeiras à parte, nós somos todas esbeltas e cultivamos hábitos saudáveis e mexer o corpo é fundamental! Adoramos a abordagem!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: Os benefícios dos esportes para o bem-estar e saúde — Blog Pitacos e Achados | OXITERAPIA

  4. Josi disse:

    Adorei o post! Eu procuro fazer exercícios com frequência, mas alguns dias ainda me bate aquela preguiça… Decidi que é uma meta aumentar meu tempo de treino e já comecei. Cada dia é uma nova oportunidade de começo. Você me inspirou mais a continuar firme! Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  5. Opa. Por isso venham jogar PAINTBALL – hehehe – exercita corpo e mente e ainda afia o espírito – hahahaha. Abraço

    Curtido por 1 pessoa

  6. natuurfreak2 disse:

    Dat klopt want zeiden de grieken niet een gezonde geest in een gezond lichaam.ik blijf in beweging door te wandelen

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.