Benefícios do pinhão

foto-ampliada-842-7v

Olá pessoal!!

Nutricionistas de todo mundo são unânimes em indicar o consumo de alimentos sazonais: eles são mais frescos, nutritivos e baratos. Se forem cultivados na própria região territorial do consumidor, melhor ainda. Essa é razão por que você deve ficar atento às mudanças na oferta dos produtos disponíveis nas bancas das feiras e dos supermercados. Todos os meses vai-se dando lugar a novos ingredientes, como o pinhão, disponível somente uma vez ao ano.

Com o fim do verão e a queda das temperaturas, é tradicional o início do consumo do pinhão, principalmente no sul do país. É nessa época que as araucárias começam a amadurecer as pinhas para a reprodução da espécie. A colheita, o transporte, a comercialização e o consumo do pinhão são liberados no país, a partir do dia 1º de abril, conforme prevê a Lei estadual Nº 15.457 de 17 de janeiro de 2011.  O objetivo é garantir a reprodução da araucária, árvore ameaçada de extinção, que ocorre durante o primeiro semestre do ano. Além disso, a escassez de frutas nativas e outras fontes de alimento oriundas das florestas torna o pinhão, um recurso essencial para a fauna.

O que que o pinhão tem.

O pinhão é fonte de vitamina A, B1 e C, minerais como ferro, manganês, fósforo, cálcio e magnésio, além de proteína e óleo vegetal. Uma semente nutritiva que pode compor nossa alimentação saudável e variada!

Poucos sabem, mas esta semente é fonte de fibras, proteínas, carboidratos e de minerais importantes como o potássio, o cálcio, o ferro e o zinco. As fibras nele contidas são aliadas do funcionamento saudável do intestino. Essa característica nutricional contribui para o controle do colesterol, auxiliando na eliminação dos sais biliares (substâncias produzidas por meio do colesterol e utilizadas na digestão das gorduras).

O potássio, nutriente importante do alimento, é conhecido como um vasodilatador. Uma vez que ele contribui para o aumento do diâmetro das artérias, o sangue passa a circular com mais facilidade no organismo, reduzindo, dessa forma, a pressão arterial. Consequentemente, ambos os nutrientes ajudam a evitar doenças cardiovasculares. Destacam-se, ainda, os carboidratos. “O nele contido é do tipo complexo. Ou seja, garante maior saciedade e estimula o equilíbrio intestinal, recuperando a flora bacteriana e melhorando o sistema imunológico”, informa a nutricionista Alline Cristina Schüncke (SP).

Ele pode por exemplo, ser um importante aliado na perda de peso porque mesmo sendo rico em gorduras, a semente contem ácido pinoleic que segundo pesquisas trata-se de um inibidor de apetite eficiente. Ácido Pinoleic funciona, desencadeando a liberação de dois hormônios supressores de fome, colecistoquinina (CCK) e glucagon-like peptide-1 (GLP-1).

Outro benefício do pinhão é o fato de ser bom para o coração e para a circulação! Os pinhões são fonte de gorduras monoinsaturadas que estão associadas a baixos índices de colesterol. também têm vitamina E, vitamina K, cobre, ferro, e manganês, que são bons para o sistema cardiovascular.

pinhão

Os antioxidantes contidos no pinhões retarda o processo de envelhecimento, pois eles ajudam a remover os radicais livres do corpo. Comer alimentos ricos em antioxidantes, como pinhões, vai reduzir o risco de eventuais problemas de saúde. O cobre nos pinhões também contribui, tornando o pinhão um alimento anti-envelhecimento.

A luteína, presente no pinhão, é um antioxidante é crucial para a prevenção de doenças oculares, como a degeneração macular e catarata. Vitamina A sob a forma de beta-caroteno também contribui nesse quesito.

Quando você está se sentindo cansado ou desgastado, pinhões pode lhe dar o impulso que você precisa, pois eles contêm proteína e magnésio. Verificou-se que o magnésio contribui para melhorar os sintomas de fadiga e é também benéfico para a libertação da tensão muscular e cólicas.

Como todo alimento, é necessário consumir de forma equilibrada. O pinhão é uma semente bastante calórica e rica em carboidratos. Isso significa que ele garante energia para as atividades do dia a dia, mas é necessário ficar atento às porções. De acordo com a nutricionista Alline, ele deve ser consumido no almoço ou no jantar, acompanhado de salada ou algum tipo de carne.

A recomendação é ingerir 100 g por dia (10 unidades), o equivalente a 174 kcal. O pinhão pode fazer parte da alimentação de qualquer pessoa, sem restrição de idade, desde que seja seguida a recomendação diária de consumo. 

Pitacos: Esta semente não pode ser consumida crua. A dica é cozinhá-la em uma panela de pressão com um pouco de água e sal, se quiser, entre 30 e 40 minutos. Depois, retire a casca. A semente pode ser consumida como lanche, picada ou processada e colocada em preparos, como sopas e saladas. A farinha do pinhão também pode ser uma opção para preparo de massas. A semente não possui glúten.

Hum, uma delícia além de benéfica!

 Pitaquinha

 

Acompanhe o blog nas redes sociais!

Criar cartão de visita

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

45 respostas para Benefícios do pinhão

  1. Thais Ferrari disse:

    Como meu marido é gaúcho, nós sempre temos pinhão até aqui na Itália. Importado do Brasil né!

    Uma delícia!
    🙂

    Curtido por 2 pessoas

  2. Fabi Brito disse:

    Adoro pinhão! Pena que aqui em Salvador não encontramos. Snif. Snif

    Curtido por 2 pessoas

  3. Uma amiga de Orkut que morava no Sul enviou para mim pinhão… Comentando depois sobre o que eu achei… Ninguém concordou comigo quando eu falei que o gosto era igual a aipim 😀 Mas que eu achei o sabor parecido, isso eu achei!

    Curtido por 2 pessoas

  4. AMO PINHÃOOOOOOO ❤

    Curtido por 2 pessoas

  5. Ôxi! Maria disse:

    Adoro o pinhão! Bom saber das suas propriedades. Eu aprendi uma receita de pinhão no arroz que fica muito bom! Beijins Claudia

    Curtido por 2 pessoas

  6. fulvialuna1 disse:

    Da bambina ho mangiato grandi quantità di pinoli.

    Curtido por 2 pessoas

  7. Pingback: Benefícios do pinhão | Tempestade

  8. Zezinha disse:

    Que delícia. O pinhão é tudo de bom, até mesmo cru…

    Curtido por 2 pessoas

  9. Nunca poderia imaginar que pinhão tem tantos benefícios assim! Estou me sentindo meio cansada ultimamente, quem sabe recorrer ao pinhão não seria uma boa saída?!
    Abraços!

    Curtido por 2 pessoas

  10. Mercilo disse:

    Pinhão é muito gostoso, e faz bem!

    Curtido por 1 pessoa

  11. palhao disse:

    Nossa, não sabia que pinhão fazia tão bem!
    E, agora, fiquei curioso: por que não pode ser comido cru?

    Pitaquinha, se tiver um tempinho, dê uma passadinha para votar na melhor capa para a antologia Microcontos:
    https://lucaspalhao.wordpress.com/2016/05/04/microcontos-volume-2-votacao-das-capas/

    Grande abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Lucas!! Fui correndo votar na capa. Na verdade foi difícil, pois gostei de todas. Sucesso!!
      Até onde eu sei, não dá para comer pinhão cru, a não ser para a gralha azul, que é um pássaro tradicional.
      Abraços

      Curtido por 1 pessoa

  12. Paco disse:

    Fantástico, não sabia que tinha tantos benefícios assim. Abs

    Curtido por 1 pessoa

  13. Vanessa Lima disse:

    Que bom saber que faz tão bem! Adoro pinhão com arroz!

    Curtido por 1 pessoa

  14. Pingback: Dicas que você precisa saber para ter um inverno mais feliz! – Emporiotambo

  15. Eu adorooo pinhão!

    Curtido por 1 pessoa

  16. Nete Lago disse:

    Hummm que interessante, muito bom saber!! Pena que aqui é difícil encontrar pinhão… snif
    Bjsss
    https://web.facebook.com/ateliebordadosemagia/

    Curtido por 1 pessoa

  17. Muito saber disso, fiquei bastante curioso!

    Curtir

  18. Agora, o problema será encontrá-lo em Fortaleza!

    Curtir

  19. Adoro pinhão! Até bolo já fiz😅😅😅

    Curtido por 1 pessoa

  20. Schá disse:

    Pinhão na chapa de fogão fica uma delícia tbm 😉

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s