Regra do minuto

Olá pessoal!!

Muitas pessoas vivem fazendo propósitos de mudança: prometem fazer exercícios todos os dias, ler todas as noites, ou ajustar de alguma forma o seu estilo de vida. A regra do minuto é um dos métodos que ajudam os propósitos a serem cumpridos.

No Ocidente, temos o péssimo hábito de tentar obter grandes mudanças rapidamente. Achamos que é uma questão de força de vontade e colocamos sobre os ombros algumas tarefas que, na verdade, somos incapazes de cumprir.

“Apenas um hábito pode dominar outro hábito”.
 – Og Mandino –

Queremos mudar tudo de um dia para o outro e, quando não conseguimos, nos sentimos culpados e frustrados. O ponto é que talvez tenhamos vontade de fazê-lo, mas não estamos usando o método correto. Podemos então utilizar alguns truques, como a regra do minuto: é grátis, simples e muito eficaz, segundo as pessoas que já a praticaram.

O que é a regra do minuto?

Como o próprio nome diz, a regra do minuto é um método baseado na unidade mínima de tempo. Foi criado no Japão e tem sido utilizado tanto nos aspectos da vida profissional, quanto na vida pessoal.

Os orientais têm a vantagem de entender que tudo é um processo e que as grandes conquistas são o resultado de esforços contínuos, que devem cumprir diferentes fases. A sua maior virtude é entender que a pressa quase sempre nos leva a lugar nenhum.

A regra do minuto diz que você deve começar a fazer uma mudança em sua vida durante um minuto somente. Se você quer manter uma rotina de exercícios físicos, comece com um minuto por dia. Faça o mesmo com qualquer hábito que você deseja introduzir ou erradicar da sua vida. Mas atenção, você não pode falhar e deve aplicá-la todos os dias.  

tempo-indo-embora

Qual é a eficácia da regra do minuto?

As pessoas que têm praticado a regra do minuto garantem que ela é extremamente eficaz para essas mudanças mais resistentes. O principal inimigo da ação é a preguiça mental, física e emocional, que aparece quando temos que fazer algo que envolve mais esforço do que somos capazes de investir.

Acreditamos que algo é muito difícil de conseguir porque o nosso cérebro resiste às mudanças. Nós já temos formas pré-definidas para agir e repeti-las todos os dias é uma maneira prática de lidar com a rotina sem muito desgaste e racionalizando o que precisamos fazer.

Por isso a regra do minuto é tão eficaz. Ela permite que você estabeleça essa marca no cérebro para fazer uma mudança, e faz isso sem que tenhamos que fazer um enorme esforço para nos adaptarmos. Um minuto passa rápido, mas a marca permanece: dessa forma, a mudança vai se enraizando no nosso estilo de vida, sem que nos demos conta.

Do minuto para a vida

O ideal é aplicar a regra por pelo menos 60 dias. É o tempo suficiente para que o que antes era completamente estranho à nossa rotina torne-se uma atividade familiar. E como experimentamos essa ação como “normal”, a resistência desaparece.

Os orientais sabem que tudo tem o seu tempo e que as grandes mudanças ocorrem gradualmente. A regra do minuto é apenas uma ajuda inicial que nos permite preparar o corpo e a mente para o novo. Mas, obviamente, as coisas não podem continuar sendo praticadas por um minuto. É necessário que o tempo de treino da nova atividade vá aumentando gradualmente: de um a cinco minutos; de cinco a dez e assim sucessivamente.

Os ciclos podem ser de 60 dias, mas isso sempre depende de cada caso em particular. Algumas pessoas são mais suscetíveis ​​às mudanças e podem passar para outra etapa rapidamente. Outros, no entanto, precisam de mais dias para aumentar o tempo de prática da nova atividade. Assim, é importante que você se conheça o suficiente para determinar qual é o seu tempo.

A regra do minuto é ideal para as tarefas que não nos motivam e causam muita preguiça. Um exemplo é a rotina de exercícios físicos, mas também pode ser aplicada a qualquer tipo de hábito que desejamos adquirir.

Fonte: amenteemaravilhosa

Pense: com um método tão simples, por que não tentar?

Pitaquinha

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

33 respostas para Regra do minuto

  1. pabloheller disse:

    Genial… adorei a Regra do Minuto. Sábios conselhos orientais.

    Curtido por 3 pessoas

  2. 76sanfermo disse:

    Vou provar!
    Obrigada!

    Curtido por 2 pessoas

  3. Tatiane Lima disse:

    Adorei! Arrasou! Beijo!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Taí, muito válido! a regra do minuto culmina na regra da repetição, assim se faz o hábito e o aperfeiçoamento.

    Curtido por 1 pessoa

  5. lumenezes40 disse:

    Como sempre, muito bacana. Adoro passear por aqui. Parabéns!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  6. palhao disse:

    Olá, Pitaquinha!

    Eu uso uma técnica parecida para me manter focado: a técnica de Pomodoro. Nela, fazemos algum trabalho, sem parar, por 25min e, depois, paramos por 5min.
    Para mim, funciona para coisas mais práticas, mas aparentemente, a regra do minuto parece ser melhor para criar hábitos.
    Obrigado por compartilhar!

    Com sua licença, compartilho minha obra “30 Microcontos”, grátis na Amazon até 12/05.

    https://lucaspalhao.wordpress.com/2017/05/08/30-microcontos-minha-obra-gratis-na-amazon-ate-120517/

    Um abraço,
    Lucas Palhão

    Curtido por 1 pessoa

  7. Eu comecei a fazer meditação, o mais difícil é ter disciplina, acostumar nosso cérebro a mudanças. Precisamos de um minuto mesmo, nesse mundo cheio de coisas pra fazer, rs

    Curtido por 2 pessoas

  8. Obrigada pitaquinha amei a dica!

    Curtido por 1 pessoa

  9. AtelieVentura disse:

    Vou tentar! Parece muito bom.
    Bjs.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Mas eu estava realmente precisando de umas ideias novas para mudanças de hábitos! Vou aplicar por 1 mês.. Espero que de um bom resultado!

    Curtido por 1 pessoa

  11. AntimidiaBlog disse:

    Republicou isso em REBLOGADOR.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Já tinha ouvido falar disso mesmo, a ideia é fascinante! Conseguir introduzir novos hábitos no dia a dia pode parecer fácil, mas na prática é bem difícil. Mas fazer isso aos poucos pode ser uma ótima solução!
    Adorei o post! :*

    Curtido por 1 pessoa

  13. Lua Andrade disse:

    Que matéria maravilhosa e vou começar hoje mesmo 🙂 Aproveito e vou reblogar !!! Parabéns pelo seu espaço!!!

    Curtido por 1 pessoa

  14. Sacada muito boa !

    Curtido por 1 pessoa

  15. Pingback: Conhece a Regra do minuto? Pode mudar sua vida!  | Flor da Consciência | by Ana Terra Oliveira

  16. Pingback: REGRA DO MINUTO – por Pitacos e Achados – Blog Caderno da Lua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s