Olá pessoal!!
Muitas pessoas vivem fazendo propósitos de mudança: prometem fazer exercícios todos os dias, ler todas as noites, ou ajustar de alguma forma o seu estilo de vida. A regra do minuto é um dos métodos que ajudam os propósitos a serem cumpridos.
No Ocidente, temos o péssimo hábito de tentar obter grandes mudanças rapidamente. Achamos que é uma questão de força de vontade e colocamos sobre os ombros algumas tarefas que, na verdade, somos incapazes de cumprir.
“Apenas um hábito pode dominar outro hábito”.
– Og Mandino –
Queremos mudar tudo de um dia para o outro e, quando não conseguimos, nos sentimos culpados e frustrados. O ponto é que talvez tenhamos vontade de fazê-lo, mas não estamos usando o método correto. Podemos então utilizar alguns truques, como a regra do minuto: é grátis, simples e muito eficaz, segundo as pessoas que já a praticaram.
O que é a regra do minuto?
Como o próprio nome diz, a regra do minuto é um método baseado na unidade mínima de tempo. Foi criado no Japão e tem sido utilizado tanto nos aspectos da vida profissional, quanto na vida pessoal.
Os orientais têm a vantagem de entender que tudo é um processo e que as grandes conquistas são o resultado de esforços contínuos, que devem cumprir diferentes fases. A sua maior virtude é entender que a pressa quase sempre nos leva a lugar nenhum.
A regra do minuto diz que você deve começar a fazer uma mudança em sua vida durante um minuto somente. Se você quer manter uma rotina de exercícios físicos, comece com um minuto por dia. Faça o mesmo com qualquer hábito que você deseja introduzir ou erradicar da sua vida. Mas atenção, você não pode falhar e deve aplicá-la todos os dias.
Qual é a eficácia da regra do minuto?
As pessoas que têm praticado a regra do minuto garantem que ela é extremamente eficaz para essas mudanças mais resistentes. O principal inimigo da ação é a preguiça mental, física e emocional, que aparece quando temos que fazer algo que envolve mais esforço do que somos capazes de investir.
Acreditamos que algo é muito difícil de conseguir porque o nosso cérebro resiste às mudanças. Nós já temos formas pré-definidas para agir e repeti-las todos os dias é uma maneira prática de lidar com a rotina sem muito desgaste e racionalizando o que precisamos fazer.
Por isso a regra do minuto é tão eficaz. Ela permite que você estabeleça essa marca no cérebro para fazer uma mudança, e faz isso sem que tenhamos que fazer um enorme esforço para nos adaptarmos. Um minuto passa rápido, mas a marca permanece: dessa forma, a mudança vai se enraizando no nosso estilo de vida, sem que nos demos conta.
Do minuto para a vida
O ideal é aplicar a regra por pelo menos 60 dias. É o tempo suficiente para que o que antes era completamente estranho à nossa rotina torne-se uma atividade familiar. E como experimentamos essa ação como “normal”, a resistência desaparece.
Os orientais sabem que tudo tem o seu tempo e que as grandes mudanças ocorrem gradualmente. A regra do minuto é apenas uma ajuda inicial que nos permite preparar o corpo e a mente para o novo. Mas, obviamente, as coisas não podem continuar sendo praticadas por um minuto. É necessário que o tempo de treino da nova atividade vá aumentando gradualmente: de um a cinco minutos; de cinco a dez e assim sucessivamente.
Os ciclos podem ser de 60 dias, mas isso sempre depende de cada caso em particular. Algumas pessoas são mais suscetíveis às mudanças e podem passar para outra etapa rapidamente. Outros, no entanto, precisam de mais dias para aumentar o tempo de prática da nova atividade. Assim, é importante que você se conheça o suficiente para determinar qual é o seu tempo.
A regra do minuto é ideal para as tarefas que não nos motivam e causam muita preguiça. Um exemplo é a rotina de exercícios físicos, mas também pode ser aplicada a qualquer tipo de hábito que desejamos adquirir.
Fonte: amenteemaravilhosa
Pense: com um método tão simples, por que não tentar?
Ótima dica Pituquinha! Difícil é começar né, mas vou começar a tentar. Vou anotar isso num quadro que deixo no quarto haha abraços.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É uma boa estratégia deixar no quadro. Assim ficará mais fácil!! Sucesso e obrigada! Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pingback: REGRA DO MINUTO – por Pitacos e Achados – Blog Caderno da Lua
Pingback: Conhece a Regra do minuto? Pode mudar sua vida! | Flor da Consciência | by Ana Terra Oliveira
Sacada muito boa !
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!! Bjs
CurtirCurtir
Que matéria maravilhosa e vou começar hoje mesmo 🙂 Aproveito e vou reblogar !!! Parabéns pelo seu espaço!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada querida!! Bjs 🙂
CurtirCurtir
Já tinha ouvido falar disso mesmo, a ideia é fascinante! Conseguir introduzir novos hábitos no dia a dia pode parecer fácil, mas na prática é bem difícil. Mas fazer isso aos poucos pode ser uma ótima solução!
Adorei o post! :*
CurtirCurtido por 2 pessoas
Começar aos pouco acho mais fácil… Obrigada, bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Maravilha!
CurtirCurtido por 1 pessoa
🙂 Obrigada!!
CurtirCurtir
Republicou isso em REBLOGADOR.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mas eu estava realmente precisando de umas ideias novas para mudanças de hábitos! Vou aplicar por 1 mês.. Espero que de um bom resultado!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom, sucesso!! Obrigada, abs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vou tentar! Parece muito bom.
Bjs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!! Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pitaquinha amei a dica!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fico feliz Chris!! Obrigada, bjs e boa semana.
CurtirCurtir
Eu comecei a fazer meditação, o mais difícil é ter disciplina, acostumar nosso cérebro a mudanças. Precisamos de um minuto mesmo, nesse mundo cheio de coisas pra fazer, rs
CurtirCurtido por 3 pessoas
Disso eu não tenho dúvidas Tati. Obrigada! Bjs e boa semana 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
E o pior que tem certas praticas que mesmo vc realizando elas por longos períodos parece que são fáceis de se perder no meio do caminho
Meditação vale muito a pena!
CurtirCurtido por 2 pessoas
É verdade! Mas vamos firmes e fortes. Obrigada!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
E verdade, é como tomar um remédio para dor de cabeça, quando a dor passa, a gente esquece.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Olá, Pitaquinha!
Eu uso uma técnica parecida para me manter focado: a técnica de Pomodoro. Nela, fazemos algum trabalho, sem parar, por 25min e, depois, paramos por 5min.
Para mim, funciona para coisas mais práticas, mas aparentemente, a regra do minuto parece ser melhor para criar hábitos.
Obrigado por compartilhar!
Com sua licença, compartilho minha obra “30 Microcontos”, grátis na Amazon até 12/05.
https://lucaspalhao.wordpress.com/2017/05/08/30-microcontos-minha-obra-gratis-na-amazon-ate-120517/
Um abraço,
Lucas Palhão
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Lucas! Vou pesquisar esta técnica. Obrigada! Abs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Como sempre, muito bacana. Adoro passear por aqui. Parabéns!!!!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada querida!! Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Taí, muito válido! a regra do minuto culmina na regra da repetição, assim se faz o hábito e o aperfeiçoamento.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Exatamente. Obrigada, bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei! Arrasou! Beijo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vou provar!
Obrigada!
CurtirCurtido por 2 pessoas
É isso aí! 😉 Obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Genial… adorei a Regra do Minuto. Sábios conselhos orientais.
CurtirCurtido por 5 pessoas
Obrigada!! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa