Cravo-da-índia: 10 benefícios para a saúde e bem-estar

O cravo-da-índia é uma especiaria pungente nativa de países asiáticos como Indonésia, Índia, Paquistão e até mesmo partes da África Oriental. Originário dos botões de flores de uma árvore perene chamada cravo (Syzygium aromaticum), o cravo tem sido usado na Índia e na China há mais de 2.000 anos como tempero para combater a cárie dentária e o mau hálito.

O cravo tem um aroma forte e saboroso e é frequentemente usado em muitos pratos salgados, sobremesas e bebidas. É um condimento importante que dá um toque extra a muitos pratos. Na verdade, o cravo-da-índia moído costuma ser usado para dar sabor ao curry e temperar carnes e também para realçar o sabor de muitos molhos condimentados e assados. No entanto, você sabia que o cravo também tem muitas virtudes medicinais? Na verdade, consumir cravo diariamente pode realmente ser benéfico para o seu corpo. Descubra como.  

1. Eles são repletos com nutrientes vitais

O cravo-da-índia é rico em fibras, vitaminas C e K, além de outros minerais. De acordo com o USDA Food Data Center, alguns dos nutrientes encontrados no cravo são carboidratos, proteínas, energia e fibra alimentar. Eles também contêm minerais como potássio, cálcio, sódio e magnésio. O cravo é uma grande fonte de beta-caroteno, um nutriente que o corpo converte facilmente em vitamina A. Portanto, incluir cravo em sua dieta só ajudará a melhorar sua saúde geral.

2. Eles são ricos em antioxidantes

O cravo-da-índia está repleto de antioxidantes, compostos que ajudam a proteger as células contra os radicais livres. Os radicais livres são moléculas produzidas quando o corpo decompõe os alimentos. Eles podem danificar as células do corpo e até causar muitas doenças.

Os antioxidantes, no entanto, podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo, que é descrito como prejudicial, pois é um desequilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes em seu corpo. Além disso, o ingrediente ativo do cravo é o eugenol, um composto conhecido por atuar como um antioxidante natural e pode até ajudar a diminuir os sinais de cirrose hepática e doença do fígado gorduroso.  

3. Ajuda com uma boa digestão

O cravo-da-índia tem sido usado em várias culturas medicinais tradicionais para curar diversos problemas estomacais. De acordo com o livro “Ervas que curam: remédios naturais para uma boa saúde”, o cravo-da-índia promove o fluxo enzimático e melhora a função digestiva. Eles são usados ​​até mesmo em várias formas de irritabilidade gástrica e dispepsia. Além disso, lamber cravo frito em pó misturado com mel é conhecido por ser bastante eficaz no controle do vômito. Isso ocorre porque a ação entorpecente do cravo-da-índia entorpece a garganta e o estômago e, assim, interrompe o vômito. 

4. Ajuda a melhorar a saúde bucal

Extratos de botões de cravo são conhecidos por ajudar a controlar o crescimento de patógenos orais que podem causar diferentes doenças bucais. De acordo com um estudo, o cravo também pode ser usado para reduzir doenças gengivais, como gengivite e periodontite. Devido às suas propriedades antisépticas, ajuda a reduzir qualquer infecção oral.

O cravo também é excelente para reduzir a dor de dente. Basta colocar um pedaço de cravo na boca e começar a mastigar com delicadeza. Se a dor de dente for muito forte, esmague alguns cravos e esfregue o pó na área afetada. Você também pode usar óleo de cravo e aplicá-lo na cavidade de um dente cariado para ajudar a aliviar a dor.

5. Combate a inflamação

A pesquisa sugere que o cravo pode ter propriedades antiinflamatórias e também pode aliviar a dor associada à inflamação artrítica. Foi demonstrado que o eugenol, o ingrediente ativo do cravo-da-índia, reduz a resposta inflamatória do corpo. Tem sido especialmente útil na redução dos sintomas relacionados a doenças como a artrite. Você pode adicionar dois a quatro cravos-da-índia inteiros a uma tigela de sopa quente ou adicioná-los ao seu smoothie matinal para aumentar seus efeitos antiinflamatórios.

6. Pode ajudar a reduzir úlceras estomacais

Como já mencionamos acima, o cravo-da-índia tem propriedades anestésicas e pode ser útil no tratamento de várias formas de irritabilidade gástrica. A pesquisa mostra que alguns compostos encontrados no cravo também podem ajudar a tratar úlceras estomacais. O óleo essencial de cravo demonstrou aumentar a produção de muco gástrico, o que ajuda a prevenir a erosão do revestimento do estômago pelos ácidos digestivos. Isso protege o revestimento do estômago de desenvolver qualquer tipo de úlcera. Outro estudo animal descobriu que o extrato de cravo ajudou a tratar úlceras estomacais e mostrou efeitos semelhantes aos medicamentos antiúlcera.

7. Eles são excelentes para combater dores de cabeça

O cravo tem propriedades refrescantes e calmantes que podem ser ótimas para combater dores de cabeça. Se a dor de cabeça for muito intensa, faça uma pasta de cravo e cristais de sal e tome com leite. Você também pode esmagar alguns cravos e colocá-los em um lenço de papel. Continue inalando a cada poucos minutos e você deverá obter algum alívio em instantes. Outro truque que pode ajudar é adicionar um pouco de óleo de cravo ao pó triturado e esfregar suavemente na testa.​

8. Eles são bons para a saúde do fígado

Como mencionamos, o cravo contém grandes quantidades de antioxidantes. Esses antioxidantes são excelentes para proteger o fígado devido à sua capacidade de ajudar a diminuir o estresse oxidativo. Além disso, descobriu-se que o composto de eugenol encontrado no cravo é especialmente benéfico para o fígado.

Como já foi mencionado alguns estudos descobriram que o eugenol ajuda a reduzir os sinais de cirrose hepática e fígado gorduroso. Dito isso, o eugenol é tóxico em grandes quantidades, portanto não devemos consumir muitos cravos-da-índia ao mesmo tempo, pois isso pode ter um efeito adverso no fígado.

9. Afasta mosquitos e outros insetos

O óleo de cravo contém um aroma que repele os insetos, porque seu cheiro característico é desagradável a estes. Basta esmagar alguns cravinhos e deixar num prato sobre a mesa para afastar as moscas da fruta, por exemplo. Espetar alguns cravinhos numa laranja ou num limão também é uma boa forma de afastar as moscas e os mosquitos.

Outra forma simples de usar este poder natural consiste em comprar produtos com base em óleo de cravo-da-índia, como velas, por exemplo.

10.Melhora a cicatrização 

Quando usado diretamente sobre a pele o óleo de cravo ou um produto fitoterápico à base de cravinho ainda facilita a cicatrização, diminui inflamações e irritações, devido a sua ação antisséptica. Esta é uma boa opção para combater pequenas fissuras anais, por exemplo.  

Como usar o cravo-da-índia

O cravo-da-índia pode ser consumido em bolos, pães, sobremesas e caldos, mas suas propriedades são mais aproveitadas na forma de chás, que ficam ótimos quando feitos em conjunto com canela, limão ou gengibre. 

  • Para o chá: Colocar 10g de cravinho numa panela com 1 litro de água e levar ao fogo para ferver durante cerca de 15 minutos. A seguir deve deixar esfriar, coar e tomar até 3 vezes ao dia.
  • Pó: Tomar de 200 à 500 mg diluídos em água, por 2 ou 3 vezes ao dia;
  • Óleo essencial: Aplicar 2 ou 3 gotas numa bola de algodão e aplicar nas áreas desejadas. 

Compartilhe esses incríveis benefícios do cravo-da-índia com amigos e familiares!

Pitacos:  O cravo-da-índia está contraindicado na gravidez, amamentação e por crianças com menos de 6 anos, já que não existem estudos de seus efeitos nesses grupos. Também não é recomendado em caso de gastrite ou úlcera. 

O cravo-da-índia pode causar irritação da pele e da mucosa digestiva de algumas pessoas mais sensíveis, por isso deve ser utilizado, preferencialmente, com indicação do fitoterapeuta. 

O cravinho possui uma substância chamada eugenol que retarda a coagulação sanguínea, por isso o chá de cravo-da-índia e seu extrato seco não devem ser usados 2 semanas antes de uma cirurgia programada. 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

23 respostas para Cravo-da-índia: 10 benefícios para a saúde e bem-estar

  1. Republicou isso em .

    Curtido por 1 pessoa

  2. Anônimo disse:

    Vou começar a usar mais a partir de agora.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Fada Bela disse:

    Sou loucamente apaixonada por cravo. 🙂

    Curtir

  4. Observador disse:

    Vou começar a utilizar mais.

    Curtir

  5. Sempre Zem! disse:

    Adoro cravo-da-índia.

    Curtir

  6. Sempre Alerta disse:

    O cravo é realmente maravilhoso.

    Curtir

  7. marylou disse:

    Kruidnagels vol goede elementen.Bedankt voor alle uitleg

    Curtir

  8. Muito interessante! Obrigada!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.