Como a música pode ser uma poderosa aliada

A música, sem dúvida, está presente na vida de qualquer pessoa, não é mesmo? Independente de você gostar ou não, sempre vai ter alguém por perto escutando alguma coisa e, às vezes, nós aprendemos certas letras e melodias só de andar na rua. Mas você sabia que podemos fazer da música nossa grande aliada? Mais do que simplesmente ser uma forma de entretenimento, as canções podem nos ajudar no processo de aprendizagem, na concentração e na produtividade, além de ser capaz de melhorar nosso humor nos dias ruins e nos fazer relaxar em momentos de tensão.

Quando a música é estudada desde muito cedo, ela colabora com o desenvolvimento da inteligência espacial, necessária nos processos de  marcação de tempo e divisão de ritmos, contribuindo, dessa forma, com o estímulo de habilidades matemáticas. Além disso, o estudo da música estimula qualidades como a paciência, sensibilidade, coordenação, autodisciplina, capacidade de memorização e concentração.

Já de acordo com algumas pesquisas, patrocinadas pela Spotify e pela Universidade de Caen, na França, escutar música instrumental – aquelas que não possuem voz humana ou letra – durante os períodos de estudos possibilitaram que os alunos obtivessem um desempenho 12% melhor em suas provas de matemática.

Canções com letra, por sua vez, podem ser um pouco perigosas e, às vezes, até prejudiciais, pois as informações recebidas por nosso cérebro, entre o que estamos estudando e o que estamos ouvindo, são distintas, o que, muitas vezes, atrapalha o processo de aprendizagem.

Outro fator importante é o volume em que escutamos as composições. O ideal, durante os estudos, é que a música toque ao fundo, ajudando a sua mente a se acalmar e a se manter em um estado de alerta, sendo um fator agregador e não dominando toda a sua atenção.

No trabalho, a música pode desempenhar diversos papéis. Ela pode ser um instrumento utilizado para estimular os funcionários e aumentar a concentração e o foco, melhorar o estado mental e emocional da equipe, atém de ser uma forma de atenuar outros ruídos do ambiente.

A maioria dos locais de trabalho possuem constantes distrações como telefones tocando, portas batendo, impressoras funcionando e conversas paralelas. Desse modo, a música pode ser usada como um recurso para mascarar esses barulhos, ajudando a diminuir a perda de atenção e, consequentemente, aumentar a produtividade dos trabalhadores.

O ato de ouvir música também é capaz de ativar uma parte do cérebro chamada de núcleo accumbens, região encarregada de controlar a liberação da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Sendo assim, escutar músicas poderá fazê-lo se sentir mais feliz e bem-humorado, contribuindo com o aumento da criatividade, facilitando a concentração, impulsionando a produtividade e tornando-o mais positivo em relação ao trabalho.

No caso de atividades repetitivas e entediantes, experimente escutar canções alegres e animadas, isso aumentará o seu nível de atenção e energia; já se a tarefa demandar muito pensamento cognitivo, opte por músicas sem letras.

Música é algo muito poderoso e possui a habilidade de ajudá-lo a relaxar, concentrar, acalmar-se, reduzir a ansiedade e o estresse e até manter os níveis de energia e auxiliá-lo a superar um dia ruim e o mau humor. Atualmente, já é possível encontrar playlists especiais que ajudam a manter a concentração, aumentar a produtividade, melhorar o humor e até auxiliar no desempenho mental durante a prática de atividades como o poker – vários profissionais têm playlists próprias para quando estão em campeonatos, aliás.

Além disso, segundo um estudo feito pela Universidade de Nova York, nossas ondas cerebrais tendem a sincronizar a sua frequência com o ritmo das músicas que escutamos, ou seja, ouvir melodias com batidas mais rápidas, tendem a nos deixar mais agitados, enquanto músicas mais lentas, podem nos acalmar e relaxar.

Entretanto, é preciso ter cuidado: alguns gêneros musicais podem competir por sua atenção, prejudicando, assim, a sua produtividade, da mesma forma que acontece nos estudos. Desse modo, a dica é ouvir suas músicas favoritas durante 10 ou 15 minutos antes de iniciar os afazeres do dia.

Encontre as músicas que melhor se adequam as suas necessidades e aproveite!

Anúncios
Publicidade

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

21 respostas para Como a música pode ser uma poderosa aliada

  1. trilegalblog disse:

    A música boa e certa é maravilosa.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Saltibum disse:

    Uma boa música manda a tristeza em bora.

    Curtir

  3. srevistas disse:

    Sensacional mesmo.

    Curtir

  4. Fada Bela disse:

    Música acalma a alma.

    Curtir

  5. La musica oltre le altre cose è terapeutica e accende emozioni!

    Curtir

  6. Observador disse:

    A música me deixa muito feliz.

    Curtir

  7. Sempre Alerta disse:

    Música é uma terapia mesmo.

    Curtir

  8. A música é poderosa. Adorei

    Curtir

  9. Não vivo sem música.

    Curtir

  10. fulvialuna1 disse:

    Non si può vivere senza la musica.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.