Confira como tirar o mofo das roupas e mantê-las bem cuidadas

Os pontos embranquecidos ou esverdeados acontecem por diversos motivos, especialmente quando guardadas em lugares úmidos ou não secam completamente antes de irem para o guarda-roupas.  A situação é mais comum em dias frios, com menos exposição ao sol. O mofo é um tipo de fungo, que além de prejudicar as roupas pode causar alergias. A solução para esse problema pode ser mais simples do que você imagina, confira a seguir como tirar o bolor da roupa e manter suas roupas bem cuidadas.

Existe diferença entre mofo e bolor?

Tanto o mofo quanto o bolor são designações comuns para os chamados fungos filamentosos, que formam colônias de aparência algodonosa ou aveludada (em oposição às leveduras, cujas colônias têm uma aparência pastosa).

Bolor é o fungo em estágio inicial, quando, sobre diferentes superfícies, fica uma camada em alto relevo na tonalidade acinzentada, que, limpando com um pano úmido ou mesmo escovando, você consegue retirar. É muito comum em madeira, fórmica, cerâmica e mesmo em tecidos.

Mofo é o fungo em estágio avançado, que deixa uns pontinhos pretos; muito difícil de sair quanto encontrado em superfícies fibrosas, principalmente tecidos.

Como tirar bolor da roupa?

Antes de começar qualquer processo de limpeza, retire do ambiente a peça embolorada e todas as que tiveram contato direto com a peça. O local onde as peças estavam guardadas também precisa ser limpo com produtos adequados para eliminar fungos e as peças precisam ser dispostas em um lugar arejado. Fique atento para separar as roupas o quanto antes, as manchas antigas são mais difíceis de retirar.

Como tirar o mofo da roupa?

O primeiro passo é ir até uma área externa ou bem ventilada. Com uma escova de roupas ou escova de dentes sem uso, esfregue as manchas e remova o máximo que conseguir do mofo acumulado. O descarte da escova deve ser feito imediatamente, logo após o uso. Pendure as peças no varal e deixe-as expostas ao sol para matar os fungos.

Como tirar a mancha de mofo e bolor da roupa branca com alvejante e açúcar

Ingredientes: 300g de açúcar, 300ml de alvejante e 300ml de água.

Modo de preparo: Em um recipiente, misture os ingredientes até dissolver o açúcar completamente. Coloque as peças manchadas na solução e deixe agir por cerca de 30 minutos, depois enxague e lave normalmente.

Como tirar a mancha de mofo e bolor da roupa colorida com vinagre

Ingredientes: 2 litros de água, 1 e ½ de xícara de vinagre branco

Modo de preparo: Em um balde, misture todos os ingredientes, deixe a roupa de molho na solução por cerca de 1h, enxágue e lave normalmente, como de costume.

Como tirar a mancha de mofo da roupa com leite fervido

O leite fervido pode ser uma ótima alternativa para tecidos mais sensíveis. E o melhor é que é fácil de fazer e aplicar essa técnica de remoção de mofo.

Basta esquentar um pouco de leite e então aplicar no tecido afetado. Espere que a peça clareie e então coloque a roupa para lavar na máquina.

Se for lavar apenas peças coloridas e mais sensíveis você pode adicionar um pouco de vinagre a água da lavagem, para garantir não apenas que as manchas sumam como também que você consiga se livrar do fungo.

Como tirar a mancha de mofo da roupa bicarbonato de sódio

O bicarbonato é indicado para as manchas mais difíceis de remover, ou aquelas que estão há muito tempo em suas roupas.

Você pode colocar uma colher de chá de bicarbonato para cada um litro de água quente e deixar a peça de molho na mistura.

Se preferir – e se as roupas danificadas pelo mofo permitirem – você pode colocar uma xícara de bicarbonato de sódio diretamente na máquina de lavar, logo após adicionar o sabão e os produtos que usaria normalmente na lavagem.

Como tirar a mancha de mofo da roupa com suco de limão

O suco de limão pode ser usado em qualquer peça e age como um alvejante natural.

Tudo que você precisa fazer é jogar um pouco de suco de limão sobre a mancha de mofo e então deixar a peça exposta ao sol.

Depois é só lavar para retirar o suco.

Como tirar a mancha de mofo da roupa com vodka

A vodka também pode ajudar a retirar o cheiro e as manchas causadas pelo mofo. Basta colocar um pouco do produto em cima de mancha e esperar secar.

É uma técnica interessante também para roupas que precisam ser lavadas à seco, já que você pode apenas borrifar a vodka sobre o tecido.

Como tirar a mancha de mofo e bolor da roupa com alvejante

O alvejante não é um truque caseiro, mas é útil na hora de remover manchas mais difíceis. Para evitar danos ao tecido é interessante apostar naqueles que não possuem cloro em sua composição.

Aplique um pouco de alvejante sobre a mancha e deixe a peça de molho. Em seguida lave normalmente. Se for uma mancha pequena ou recente, você pode adicionar um pouco de alvejante a própria lavagem na máquina.

Coloque as roupas no sol

O sol é um grande aliado para acabar com o mofo e bolor das roupas. Isso porque os fungos gostam de ambientes escuros e úmidos.

Sempre que puder, coloque suas roupas ao sol, ou caso não possam ser expostas diretamente, deixe que tomem um vento à sombra.

Essa dica é interessante para manchas pequenas, que podem ser removidas com a ajuda de uma escova de roupas e sabão. Lave a peça normalmente e deixe que ela seque exposta ao sol – ou ao vento.

Técnicas para remover manchas de mofo

1. A seco

Indicada para peças que não podem ser levadas à máquina. Para isso use um borrifador com uma mistura de água com bicarbonato de sódio, vinagre, água e até mesmo vodka. Em seguida basta pendurar a roupa para secar ao sol.

2. Na máquina

Se a roupa mofada pode ser lavada na máquina, experimente usar água quente para fazer isso. Assim é mais fácil remover a mancha e também eliminar os fungos causadores do problema.

Caso a peça possa ser lavada apenas em água fria, pode ser preciso mais de uma lavam para tirar a mancha. Ainda assim, experimente usar alguma das dicas acima para potencializar o efeito de tira manchas.

Como evitar umidade e mofo em casa? 

O fungo sobrevive e se prolifera em ambientes fechados e úmidos. A umidade, por sua vez, acontece por diferentes motivos e no inverno ela é ainda mais comum.

Então se a ideia é prevenir o seu aparecimento nas suas peças de roupa, é preciso tomar alguns cuidados, como:

  • Deixar o guarda-roupa em um local que bata sol;
  • Abrir as portas do guarda-roupa ao menos uma vez por dia, para deixá-lo arejado;
  • Não encostar móveis onde você guarda suas roupas diretamente na parede, o ideal é ter um espaço de ao menos 2cm entre o móvel e a parede;
  • Fazer uma boa arrumação no guarda-roupa ao menos uma vez por mês;
  • Não guardar peças molhadas ou úmidas;
  • Pegou chuva? Coloque a roupa na máquina e lave no máximo no dia seguinte!
  • Coloque as peças da estação anterior – e também aquelas que você não usa muito – dentro de sacos à vácuo;
  • Sempre que tiver um tempo, coloque suas roupas ao sol.

Pitaco: O que achou dessas dicas para remover mofo das roupas? Depois de testar na sua casa, conte pra gente o resultado!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

20 respostas para Confira como tirar o mofo das roupas e mantê-las bem cuidadas

  1. Fada Bela disse:

    Utilizo muito vinagre, é ótimo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Val Real disse:

    Boas dicas. Uso sempre o vinagre, muito bom.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Sempre Alerta disse:

    Valeu pelas dicas, ótimas.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Sempre Zem! disse:

    Boas dicas, obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Saltibum disse:

    Obrigada pelas dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Gostei muito das dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Muito útil, adorei.

    Curtido por 1 pessoa

  8. natuurfreak2 disse:

    Interessante tips

    Curtido por 1 pessoa

  9. Bia Ribeiro disse:

    Ótimas dicas! Obrigada por compartilhar 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.