Se você está procurando por apartamentos para alugar na praia, mas antes quer saber como é possível manter esse tipo de imóvel sem ter que se preocupar com a ocorrência de problemas como mofo e bolor, então esse post é para você.
Que o mofo pode ocorrer em qualquer lugar, isso é um fato indiscutível. No entanto, climas úmidos, como os que estão presentes em apartamentos para alugar na praia, fornecem as condições ideais para os fungos crescerem e prosperarem.
A precipitação frequente e a alta umidade do ar, típicas de climas úmidos, produzem grandes quantidades de pontos de umidade em um ambiente – o principal pré-requisito para o crescimento de fungos.
Combinada com as temperaturas corretas, a umidade excessiva permite o crescimento extensivo de fungos e causa grandes contratempos, como danos aos móveis, problemas de saúde e reações alérgicas provocadas pela exposição ao mofo.
Infelizmente, você não pode impedir que esporos de mofo entrem na sua casa. Eles existem em qualquer lugar no ambiente externo e podem entrar facilmente através de portas e janelas abertas, dutos de ar e aberturas de ventilação ou até mesmo podem vir presos a roupas, sapatos e bolsas.
Da mesma forma, você tampouco pode privá-los de sua “comida”, uma vez que os micro-organismos se alimentam de materiais orgânicos como madeira, carpete, papel, tinta, gesso cartonado, tecidos, algodão, couro, móveis e até a poeira que pode ser encontrada em abundância em seu lar.
É por isso que, entre prevenir e remediar, a sua melhor opção é garantir que as condições ambientais em sua casa na praia não sejam adequadas para o crescimento de fungos. Abaixo, confira algumas dicas infalíveis para nunca mais ver mofo ou bolor por perto.
- Garanta uma ventilação adequada a sua casa na praia
O ar viciado fornece condições perfeitas de reprodução e desenvolvimento para os delicados esporos de fungos: eles podem criar raízes, crescer e se reproduzir, completamente inalterados.
Para evitar esse “desenvolvimento despreocupado”, é preciso deixar bastante ar fresco entrar na sua casa de praia e garantir uma boa circulação de ar mantendo abertas as janelas em dias ensolarados, bem como também as portas dos quartos e as gavetas e portas de armários.
Reduza a desordem e mantenha os móveis longe de paredes para melhorar o fluxo de ar em sua casa. Mantenha dutos de ar limpos e em boas condições. Use exaustores em banheiros e cozinhas onde o vapor e a umidade podem se acumular como resultado de atividades cotidianas comuns.
Certifique-se de que todas as áreas da sua casa estão bem ventiladas e livres de odores de mofo (especialmente espaços confinados e/ou escuros). Lembre-se de que a ventilação adequada é essencial para a prevenção de fungos.
- Evite a condensação
Em ambientes de praia, onde a brisa costuma ser quente, é normal que muitos moradores de casas em condomínio tenham ar-condicionado. Isso favorece a condensação, que nada mais é que um processo físico que se forma quando o vapor de água quente do ar esfria e se liquefaz ao entrar em contato com superfícies frias.
O mofo prospera em superfícies com condensação, como janelas, tubos de metal e paredes de concreto. Para reduzir a condensação em sua casa, você precisa manter a temperatura interna mais alta e a umidade relativa da casa mais baixa.
A instalação de um isolamento adequado é o caminho a seguir – tenha em mente que, além de tetos, paredes e outros elementos estruturais da casa, é aconselhável isolar as superfícies mais propensas a formar condensação.
Se você notar condensação, certifique-se de secar a superfície imediatamente. Use também condicionadores de ar e desumidificadores para controlar o clima interno e manter baixa a umidade do ar.
Quando se vive num clima úmido, é aconselhável igualmente equipar a sua casa de praia com materiais resistentes ao bolor, como utensílios domésticos e superfícies de plástico, metal ou vidro (em vez de madeira) e azulejos ou pisos laminados (em vez dos alcatifados).
Use um drywall resistente à umidade, o qual o núcleo de gesso seja coberto em fibra de vidro para que a superfície se torne impermeável à água (em vez do tradicional drywall em que o núcleo é pressionado entre camadas de papel) e uma tinta que seja antimofo e contenha fungicidas que consigam efetivamente inibir o crescimento de fungos.
- Limpe e desinfete bem as superfícies domésticas
A limpeza frequente ajuda a remover os esporos de fungos das superfícies domésticas e reduz consideravelmente a sujeira e a poeira (excelentes fontes de alimentos orgânicos para os fungos nocivos) em sua casa de praia.
Portanto, é altamente recomendável lavar e desinfetar regularmente o plástico, o metal, o vidro, a pedra, a telha e outras superfícies duras da sua casa e secá-las bem imediatamente após a limpeza.
Além disso, certifique-se de remover frequentemente a poeira com um instrumento a vácuo para evitar o acúmulo de sujeira em seus móveis, tapetes, cortinas, etc. Considere também ter os tapetes e estofados limpos profissionalmente uma ou duas vezes por ano. Pesquisas comprovam que cerca de 80% do mofo doméstico cresce na poeira.
Outra dica é procurar inspecionar a sua propriedade em intervalos regulares e imediatamente após as chuvas para detectar o eventual crescimento de mofo em seus estágios iniciais e evitar que ele se espalhe ainda mais em sua casa de praia (lembre-se do problema da condensação).
- Controle a umidade interna de sua casa
Por mais práticas e adequadas que sejam essas medidas, elas não terão um efeito substancial se houver umidade suficiente em sua casa para permitir o crescimento de fungos. A melhor maneira, então, de prevenir o mofo é controlando a umidade no ambiente interno.
Para isso, vale apostar em desumidificadores de ar e evitar deixar roupas e outros objetos molhados secando dentro de casa. Se quiser ir além na luta contra os fungos, busque manter as calhas limpas e as portas e janelas à prova de vazamentos para evitar a infiltração de água em sua casa durante tempestades e chuvas torrenciais.
E então, já está pronto para entrar na lista de moradores de casas em condomínio em Balneário Camboriú? Agora, sim, você já tem as informações que precisa para evitar todo e qualquer resquício de mofo e bolor dentro da sua casa de praia.
Se curtiu o post, aproveite para compartilhá-lo com os amigos nas suas redes sociais.
Adorei as dicas! Há um mês vim pro ap da praia, e limpei tudo aqui para passar a quarentena e ficar até o fim da pandemia. Suas dicas são importantes e nos fazem lembrar detalhes na organização. Gostei dos posts, inclusive daquele para manter a casa quentinha, o frio chegou aqui ontem!
Um abraço e vamos nos cuidar, todes!
#FiqueEmCasa
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ótimas dicas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Pingback: Dê adeus ao mofo e bolor em sua casa de praia: aprenda dicas infalíveis! | Blog Pitacos e Achados
Boa. Acabar com o mofo agora vai ficar mais fácil.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!!
CurtirCurtir
Non c’è peggiore cosa delle muffe…dall’odore all’impatto sulle allergie.
Grazie.
CurtirCurtido por 1 pessoa
E como! Obrigada 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Good information
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!!
CurtirCurtir