Utilidades do Vinagre

vinagre

Olá pessoal!!

Adoro estas utilidades! Vejam!!

Quem pensa que o vinagre só serve para prover acidez a alimentos doces e salgados está muito enganado.

Por ser mais barato, ele pode substituir diversos produtos e protagonizar receitas caseiras para o cabelo, a pele, a garganta, os móveis…

O vinagre tem várias utilidades.
Veja algumas utilidades dele (e olhem que tem muitas mais).

O Vinagre na Saúde e beleza:

  1. O vinagre gelado pode ser usado para curar hematomas provocados por pancadas. Ele desincha o local machucado e evita o aparecimento de manchas roxas
  2. Está com dor de garganta? Uma das soluções pode ser o vinagre! Faça uma solução com duas colheres de sopa de vinagre e 150 ml de água morna. Coloque um pouco de sal e faça quatro gargarejos por dia.
  3. Vinagre branco também pode ser utilizado para combater a caspa. Recomenda-se passar durante o banho, depois de lavar os cabelos, passar em toda região capilar, deixar por cerca de dez minutos e lavar em seguida. Para melhor resultado usar duas vezes por semana.
  4. O vinagre também mata os piolhos. É só lavar a cabeça das crianças e enxaguar com o vinagre é muito mais eficaz  que muitos produtos farmacêuticos e muito mais barato.
  5. Para quem tem pele oleosa e não quer gastar uma pequena fortuna para resolver esse problema, o vinagre pode ser uma solução. Passe um pouco do produto em um algodão e aplique na pele. As gorduras e células mortas serão removidas.
  6. O vinagre frio diluído é um ótimo tonificante  para a pele.
  7. Vinagre elimina os fungos das unhas: mergulhe as unhas das mãos ou dos pés em vinagre branco uma vez por dia para ajudar a reduzir o crescimento dos fungos. Mergulhe por 20 minutos cada dia até o fungo desaparecer. Se o vinagre irrita sua pele deixe por menos tempo ou faça dia sim dia não ou dilua o vinagre em água.
  8. Além disso, o próprio vinagre faz bem para saúde! Ele ajuda a eliminar gorduras, evitando aquela temível “barriguinha”. Para isso, coloque uma colher de chá em um copo com água e tome essa mistura antes de cada refeição. O consumo do vinagre também controla a pressão arterial, reduz o colesterol e é antioxidante. Mas não se esqueça: tudo em excesso faz mal!

O Vinagre na Limpeza:

  • O vinagre pode substituir alguns produtos de limpeza. Para limpar o chão, use o vinagre puro em um pano. Ele elimina a sujeira e eventuais insetos que também possam estar no piso.
  • Para remover o mofo do rejunte dos azulejos de banheiro ou cozinha, o vinagre também pode ser utilizado. É só aplicar uma quantidade generosa de vinagre branco com uma escova de dente velha. Depois de duas horas, lave a superfície com água e sabão.
  • O vinagre é excelente para limpar pincéis velhos e duros e deixá-los como se fossem novos.
  • Remove completamente a ferrugem em pequenos objetos. É só colocar em um recipiente o vinagre quente e deixar de molho por uns dias. As peças vão ficar novinhas.
  • Misturando em quantidades iguais água, vinagre, álcool e lisoform, é possível criar uma solução para higienizar colchões. Coloque toda a mistura em um borrifador e, depois de tirar lençóis e fronha do colchão, é só borrifar a solução pelo colchão e travesseiro. Se possível, deixe secando ao sol, para eliminar qualquer fungo ou ácaro.
  • O vinagre ainda pode dar brilho aos talheres! Uma vez por semana, coloque os talheres em um recipiente com água e ½ xícara de  vinagre de álcool. Deixe de molho pela noite e enxágue no dia seguinte. Secar com pano seco e verá o brilho total dos seus talheres.
  • O vinagre ajuda na remoção de cheiros indesejáveis. Borrifar o vinagre no ambiente que tem cheiro de mofo, fumaça, panela queimada, pintura ou cigarro neutraliza o mau olor porque  o acido acético presente no vinagre absorve esses maus cheiros.
  • Remover chicletes: O primeiro que tem que fazer é retirar o máximo possível do chiclete da área com um raspador. Depois empapar a área com vinagre quente sobre o restante de chicle e esse vai dissolver completamente.
  • Para remover as manchas de baixo do braço: borrifa um pouco de vinagre branco sobre a mancha antes de lavar e essa vai desaparecer.
  • Se a torneiras da cozinha ou do banheiro estão opacos, limpe-os com um pano embebido com vinagre. Se estiver muito opaco, deixe o pano embebido durante toda a noite. No dia seguinte secar com um pano e você vai ter umas torneiras brilhando.
  • Para tirar a cera de vela, amoleça a cera com um secador de cabelo e remover o resto com um pano embebido de vinagre.
  • De vez em quando é uma boa pedida limpar a cafeteira. Encha-a com partes iguais de água e vinagre e execute-a em um ciclo normal (sem café).
  • Para tirar o grude de etiquetas em produtos novos, passe vinagre para amolecer.
  • Despeje um pouco de vinagre branco dentro do vaso. Deixe agir por algumas horas e lave em seguida utilizando uma escova própria.
  • Para deixar o vidro do box brilhando, limpe-o normalmente com o seu produto habitual e por último passe um pano com vinagre. Passe um pano seco logo em seguida para não ficarem manchas.

vinagre-300x300

Vinagre na culinária:

  • Se você gosta que o arroz fique bem soltinho, vinagre também é a solução. Acrescente cerca de uma colher do produto depois que o arroz tiver cozido por dez minutos.
  • O vinagre mata as bactérias e amacia a carne: coloque ¼ de xícaras de vinagre em 1 quilo de carne e deixar marinar durante a noite em seguida cozinhar a carne sem lavar ou retirar o vinagre. Se quiser acrescente algumas ervas para dar um sabor todo especial ao seu prato.
  • conservar o queijo: O queijo vai durar  mais se você armazená-lo em um pano empapado com vinagre.

Vinagre nas roupas:

  • Para amaciar as roupas e evitar fiapos, adicione uma xícara de vinagre ao ciclo de lavagem. Na máquina com abertura frontal, coloque na gavetinha de sabão. Na máquina com abertura na parte de cima, coloque o vinagre no início da lavagem.
  • Para remover os odores das roupas adicione uma xícara de vinagre na carga de roupa.
  • Tira cheiro de mofo de roupas velhas ou guardadas há muito tempo. Nesse caso é necessário deixar de molho na água com vinagre por um período de aproximadamente uma hora.
  • Tirar manchas de suor do modo tradicional. Passe uma esponja com uma solução de 15 ml (uma colher de sopa) de vinagre branco para 250 ml de água morna, depois enxágue e lave normalmente. Se a peça não puder ser lavada, passe a esponja umedecida com a solução (teste antes a firmeza das cores) e depois lave a seco.
  • Para remover as manchas pré-existentes prepare com uma mistura de três colheres de sopa de vinagre + 2 colheres de sopa de detergente líquido em 4 xícaras de água. Esfregue a mistura na mancha e lave normalmente.
  • Para evitar o desbotamento da cor, adicione uma xícara de vinagre no ciclo da lavagem.
  • Para evitar que uma nova peça de roupa solte tinta, mergulhe-a em algumas xícaras de vinagre (não diluído) por 10 min.
  • Para branquear as roupas sujas, adicione uma xícara de vinagre em 5 xícaras de água. Leve para ferver, retire do fogo, adicione as suas roupas sujas e deixe de molho durante a noite. Em seguida, lave roupas normalmente.
  • A blusa de lã encolheu? Deixe-as de molho em uma solução com uma parte de vinagre para duas partes de água por 25 min. Depois remodele a roupa e deixe secar.
  • Para limpar o interior da máquina, adicione uma xícara vinagre no ciclo de lavagem (sem roupas).

7747275_TYzH4

Outras funções:

  • O vinagre de maçã pode ser usado para dar mais brilhos aos cabelos. É só colocar uma colher de sopa em cerca de 500 ml de água e utilizar no último enxágue durante a lavagem.
  • As flores cortadas e postas em vasos  ficam frescas e duram por mais tempo se colocarmos duas colheres de sopa de vinagre mais duas colheres de açúcar para cada litro de água do jarro da planta.
  • Pulveriza vinagre em volta da sua casa para afastar as formigas
  • Vinagre mata as ervas daninha: mistura ½ litro de vinagre branco (o mais barato) com uma colher de sabão líquido numa garrafa spray e borrifa em todas as ervas daninhas que encontrar. Elas vão morrer em questão de horas….Cuidado para não salpicar nas plantas que você deseja conservar.

VINAGRE X ANTIDERRAPANTE

Aqueles antiderrapantes em forma de flores que você colocou na banheira para evitar escorregões e quedas podem ter ficado bonito quando colocados, mas agora estão desgastados, manchados e provavelmente fora de moda.

Para removê-los, umedeça a cola de cada um deles com vinagre. Mas antes aqueça o vinagre no microondas por aproximadamente 3 minutos para melhores resultados.

Deixe por alguns minutos, então retire os adesivos. Você poderá remover qualquer resto de cola com uma esponja umedecida.


otras_utilidades_del_vinagre_en_limpieza
Essas foram algumas dicas para vocês utilizarem o vinagre!

Se tiverem mais dicas comentem aqui…

Pitaquinha

Acompanhe o blog nas redes sociais!

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Aproveito e agradeço todos os momentos da minha vida. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Utilidade e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Utilidades do Vinagre

  1. Juju disse:

    Vinagre milagroso!!

    Curtido por 2 pessoas

  2. Revistas Mad disse:

    Boas dicas!!

    Curtido por 2 pessoas

  3. Zezinha disse:

    Nossa, quantas utilidades. Não imaginava.

    Curtido por 2 pessoas

  4. Sempre Alerta disse:

    Eu utilizo bastante o vinagre, para tirar cheiro e para amaciar a roupa são as principais. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s