10 dicas para se estressar menos nas datas festivas

Nem sempre o final de ano é festa, é o trânsito que piora, as lojas ficam abarrotadas, o trabalho aumenta com os feriado. Tudo isso resulta no estresse de fim de ano.

A palavra chave é organização. Isso mesmo. O quanto antes a gente se organiza, menos estressada fica. Uma boa dica é usar um caderninho ou um aplicativo e ir anotando tudo que me vem a cabeça: cardápio, presentes, enfeites, enfim, todos os itens necessários para uma Noite Feliz.

Há algumas atitudes que podem melhorar isso e transformar as festas de fim em celebrações realmente felizes.

Confira:

1 – Priorize: Dedique algum tempo para refletir sobre o que é realmente importante para você e estabeleça objetivos globais para o período. Identificar claramente uma meta é um passo importante para evitar uma agenda tumultuada.

2 – Organize: Planejamento é a palavra-chave para passar pela temporada de festas e férias de forma tranquila. Deixar algumas horas extras para imprevistos ajuda a evitar desgastes.

3 – Diga não: Sabendo o que realmente importa para você e o que cabe nos seus dias, recuse novas tarefas que não poderá cumprir.  O indeciso, por medo de escolher, acaba deixando passar o que não pode esperar.

4 – Inove: Faça o melhor possível, mas não exija demais de você, nem se culpe se o resultado não for absolutamente perfeito.

5 – Mantenha o foco: Nesta época, é comum que carga de trabalho cresça, com os balanços do ano que está acabando e com o planejamento de 2020.  Assim, você aprende a controlar bem o seu dia e, por consequência, sobra mais tempo para outros compromissos.

Veja também: 9 dicas para garantir a segurança das instalações da decoração de Natal

6 – Controle os gastos: A fatura do cartão de crédito pode até chegar só em janeiro, mas o estresse de saber que você está gastando demais aparece na hora. A solução é bem simples: faça um planejamento financeiro e tenha disciplina para segui-lo.

7 – Durma bem: Com amigos secretos e tantos compromissos extras, tão comuns nas empresas durante o mês de dezembro, o sono muitas vezes acaba sacrificado. O cérebro descansa durante o sono e quem não dorme o suficiente já acorda estressado.

8 – Exercite-se: Excessos etílicos e gastronômicos estragam o dia seguinte. Os exercícios, em compensação, dão mais disposição. Se a sua lista de tarefas cresceu, é preciso estar bem disposto fisicamente.  Por isso evite extravagâncias que possam provocar danos à saúde.

9 – Respire: O trânsito estará péssimo, as lojas, os restaurantes e os bares estão apinhados. É possível manter a calma o meio ao “caos” se a pessoa se concentrar no que está fazendo. Alguns truques podem ajudar, como cantar, ouvir música clássica, fazer um exercício de respiração. Caso tudo isso realmente tire você do sério, o melhor é buscar outras alternativas, como evitar o trânsito fazendo compras perto de casa.

10 – Aproveite: Você fez suas escolhas e tentou se organizar da melhor maneira possível. Mesmo que alguma coisa não dê certo, tente aproveitar os bons momentos. O aspecto de celebração, confraternização, que é o essencial dessa época, não deve ficar esquecido.

Pitaco: Esta é uma das alturas mais estressantes do ano e convém estar preparada para lidar com ela: aposte em soluções práticas, tente controlar as expectativas e lembre-se de que a sua atenção é o melhor presente que pode oferecer à família e amigos.

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para 10 dicas para se estressar menos nas datas festivas

  1. vavarosblog disse:

    Boas dicas para não se estressar mesmo, porque não é nada fácil essa época do ano.

    Curtido por 1 pessoa

  2. zezaros disse:

    Não tem como não se estressar.
    Mas as dicas ajudam sim.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Fadabela disse:

    Vou seguir as dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Saltibum disse:

    Conseguir dormir bem é essencial. Parabéns pelo post.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Sempre Alerta disse:

    Nossa, eu me estresso de mais… agora vou seguir as dicas e tentar não ficar estressada.

    Curtido por 1 pessoa

  6. revistasmais disse:

    Dicas fabulosas.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Zezinha disse:

    Obrigada pelas dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  8. natuurfreak2 disse:

    i am in hospital
    if I be home again
    I will visit your blog again

    Curtido por 1 pessoa

  9. malaguetah disse:

    Muito legal!

    Curtido por 1 pessoa

  10. Adriele Silva disse:

    Amei o post! Muito útil para pessoas como eu que enlouquecem nessa época do ano, principalmente com o acúmulo de coisas pra fazer e com os presentes!

    Curtido por 1 pessoa

  11. Pingback: 10 dicas para se estressar menos nas datas festivas — Blog Pitacos e Achados – Filipe Miguel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.