Aprenda como acabar com o odor nas axilas

Olá pessoal!!

Está chegando a época mais alegre do ano! Verão é tempo de calor, praia, piscina e férias escolares – e é por isso que tanta gente adora essa estação.

Porém, apesar de todo o alto-astral, nem tudo é agradável no verão. O calor excessivo faz nosso corpo suar mais e, você sabe,  produz alguns efeitos indesejados – como o famoso “cecê”.

Quem continua com a rotina normal – trabalho, transporte público, academia, levar o filho na escola etc – sabe bem que todo esse suor e o cheirinho desagradável podem ser bastante inconvenientes.

Se você faz parte desse grupo, vai gostar de conhecer algumas soluções. Neste artigo, explicamos as possíveis causas e como acabar com o odor nas axilas. Confira!

Por que temos odor nas axilas?

Os odores que aparecem em algumas partes do corpo são causados, de maneira geral, pela degradação bacteriana do suor.

Nosso organismo está coberto de glândulas sudoríparas que ajudam a pele a resfriar, e elas são de dois tipos: écrinas e apócrinas.

As glândulas écrinas cobrem grande parte do corpo e seus ductos se abrem diretamente na superfície da pele.

Já as glândulas apócrinas estão em áreas que contêm muitos folículos capilares (onde se formam os fios de cabelo), como a virilha e a axila. Em vez de se abrirem para a superfície da pele, elas se esvaziam nestes folículos e depois se abrem para a superfície.

Quando seu corpo aquece, as glândulas écrinas liberam suor para resfriá-lo. Esse suor normalmente não tem cheiro, só que as bactérias presentes em sua pele começam a se decompor e criam o odor.

Certos alimentos e bebidas (cebola, alho, pimenta, derivados do leite), bem como alguns tipos de medicamentos, podem interferir no cheiro do suor écrino.

As glândulas apócrinas, por sua vez, trabalham principalmente sob estresse, secretando um fluido inodoro. Este fluido também começa a desenvolver odor quando entra em contato com as bactérias da pele.

Como acabar com o odor nas axilas?

O tratamento para o famoso cecê depende de cada pessoa. Geralmente ele é causado por falta de higiene ou pelo uso de produtos errados, mas, quando é excessivo, pode haver alguma condição médica que precise ser investigada e tratada.

Na maioria dos casos, usar um antitranspirante ou desodorante diariamente após o banho é o suficiente para controlar o mau odor nas axilas.

Os antitranspirantes atuam reduzindo a quantidade de suor produzido, bloqueando temporariamente os poros que liberam o fluido; já os desodorantes inibem a formação de bactérias, que é o que faz com que o suor tenha cheiro ruim.

Quem tem hiperidrose (condição que provoca suor excessivo) pode recorrer a injeções de botox para diminuir a transpiração e, consequentemente, o odor.

Por fim, a incorporação de certos hábitos e cuidados simples na rotina pode prevenir o cheiro ruim nas axilas. Veja algumas dicas:

* Tome banho diariamente e sempre após as atividades físicas para se livrar das bactérias e do suor.

* Use roupas soltas e respiráveis, feitas de algodão e linho, que absorvem bem a umidade do corpo. Tecidos sintéticos, como o poliéster, criam um ambiente propício para a reprodução de bactérias.

* Mantenha suas axilas livres de pelos. Um estudo de 2016 da Trusted Source descobriu que depilar a região embaixo do braço reduz significativamente o odor.

* Siga uma dieta saudável e consuma bastante água. Se puder, evite alimentos que interferem no odor, como cebola, alho e cafeína.

* Tente afastar o estresse de seu dia a dia e reduzir a ansiedade, pois essas reações podem fazer com que as glândulas sudoríparas produzam mais suor.

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Aprenda como acabar com o odor nas axilas

  1. vavarosblog disse:

    Com esse calor o pessoal precisa mesmo se cuidar.

    Curtido por 1 pessoa

  2. zezaros disse:

    Todas as dicas são bem vindas. Valeu.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Fadabela disse:

    Excelentes dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Saltibum disse:

    Todas as dicas são ótimas.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Sempre Alerta disse:

    Graças, esse problemas eu não sofro.

    Curtido por 1 pessoa

  6. revistasmais disse:

    Todas essas dicas são fundamentais.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Zezinha disse:

    No verão é inevitável.
    Boas dicas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.