A importância de um bom tênis para a prática de exercícios

Quando a empresa de calçados esportivos Nike lançou o seu singular modelo vapormax 2019, prometendo seguir em frente com a sua proposta no mínimo inusitada de utilizar o ar como um potente amortecedor, reacendeu-se a discussão acerca da importância da escolha de um bom par de tênis para a prática de exercícios físicos.

E uma das razões disso é que para cada tipo de atividade física modificam-se os tipos de pisadas e de exigências, o que faz com que um tênis para caminhada, por exemplo, não deva ser o mesmo para uma longa e exaustiva maratona de mais de 40km.

Praticantes de futsal (que exigem tênis com solados antiderrapantes e material resistente) utilizam modelos quem em nada assemelham-se aos utilizados por quem pratica exercícios de hipertrofia muscular em academias, para os quais um bom  antiderrapante não precisa, necessariamente, ser tão resistente ao desgaste.

Um bom par de tênis faz toda a diferença para a prática de atividades físicas

Além disso, durante uma corrida, cada pé terá que suportar o peso do seu corpo multiplicado por 1,2; o que significa dizer que um indivíduo com 70 quilos submeterá cada um dos seus pés a uma pressão de quase 84 quilos! Sendo importante, nesse caso, que o tênis possua amortecedores reforçados e um solado bastante resistente.

As características de cada atividade

Um bom par de tênis proporciona conforto, torna a atividade física mais produtiva, traz conforto, segurança nos movimentos, entre inúmeros outros benefícios que em muito superam as qualidades meramente estéticas desse ou daquele modelo.

Para os que praticam caminhadas, por exemplo, o tênis ideal é aquele que se ajusta ao seu tipo de pisada: neutra, pronada ou supinada.

No primeiro caso, apenas um sistema simples de amortecimento será necessário. Já no segundo, o tênis deverá possuir melhor controle de estabilidade. Enquanto no terceiro caso, além de um sistema de amortecimento mais reforçado, ele também terá que oferecer um controle maior de estabilidade durante as passadas.

Agora, se você é um frequentador de academias para exercícios de força, dê preferência aos modelos em nylon e couro, pois aqui a preocupação não será com o desgaste do material, e sim com a sua capacidade de ventilação, conforto e total ajuste a ambos os pés.

Principais riscos de uma escolha errada

Joelhos, quadris, coluna, pés, e até mesmo o coração (por mais incrível que isso possa parecer), podem ser afetados gravemente pela má escolha de um tênis para a prática de atividade físicas.

Tênis com anos de uso também não são nada indicados. Nesse caso, o sistema de amortecimento já apresenta-se totalmente comprometido, o solado antiderrapante agora fará você derrapar a cada passo, o conforto já não será mais o mesmo, entre outras características que acabam sendo perdidas com o passar do tempo.

O resultado? Transtornos como: tendinite, fascite plantar, dores na coluna, metatarsalgia, problemas no calcanhar, tendões inflamados, e até mesmo distúrbios relacionados com essa ligação dos pés com alguns sistemas do corpo, como o cardiovascular por exemplo.

Por isso não descuide! Antes de enveredar-se por esse maravilhoso universo dos praticantes de atividades físicas garanta a qualidade do material utilizado.

E dessa forma faça com que essa rotina torne-se verdadeiramente recompensadora e não uma terrível dor de cabeça, como geralmente costuma ocorrer quando não são seguidas as principais regras e normas tão amplamente e exaustivamente recomendadas pelos especialistas.

Comente, discuta, questione, dê sugestões… E, dessa forma, nos ajude a aprimorar, ainda mais, os nossos conteúdos.

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para A importância de um bom tênis para a prática de exercícios

  1. apitaca disse:

    É essencial mesmo um bom tênis em qualquer atividade física.

    Curtido por 1 pessoa

  2. revistasmais disse:

    Com certeza, precisa de um bom tênis mesmo.

    Curtir

  3. Fadabela disse:

    Realmente faz toda a diferença um bom tênis. Boas e essenciais dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Sempre Alerta disse:

    Muito útil.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Saltibum disse:

    Muito bom artigo.

    Curtido por 2 pessoas

  6. vavarosblog disse:

    É realmente essencial um bom tênis para atividades físicas.

    Curtido por 2 pessoas

  7. Sportimes disse:

    Excelente matéria, parabéns. A tecnologia de amortecimento é realmente uma aliada muito importante para a prática de atividades físicas e esportivas mas como tudo na vida é importante tomar os devidos cuidados. 😀 Até mais

    Curtido por 2 pessoas

  8. natuurfreak2 disse:

    het juiste schoeisel bij elke activiteit is belangrijk voor je gezondheid

    Curtido por 2 pessoas

  9. jrmessi disse:

    Boa postagem mas, não esqueça da importância (também), de um bom salário para comprá-los (rs rs)
    Boa semana

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.