A importância das vitaminas para os cabelos

Olá pessoal!!

Todo mundo adora um cabelo bonito e saudável. Há muitas maneiras de ajudar os fios a estarem sempre belos e uma dessas formas é o uso das vitaminas. Naturalmente, o cabelo precisa de vitaminas para crescer e se manter brilhoso, por isso é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Nos tempos modernos as vitaminas são ainda mais importantes, pois o ritmo de vida acelerado faz com que diminua o consumo de alimentos nutritivos, o ambiente tem uma carga tóxica cada vez mais elevada e os níveis de estresse são altos.

Nesse sentido, o uso de vitaminas em produtos cosméticos é muito comum, para ajudar a manter pele e cabelos saudáveis. No caso dos cabelos, os danos físicos (alta temperatura de secador ou prancha) e os danos químicos (tinturas, alisamentos, relaxamentos etc.) não são revertidos pelos nutrientes que se adquirem pela dieta ou pela suplementação.

 

Dessa forma, é importante utilizar produtos para os cabelos que contenham vitaminas, pois além de mantê-los saudáveis também irá tratar esses danos causados por agentes externos.

Cada vitamina atua de uma maneira especifica, tratando os fios. A vitamina A é essencial para os cabelos, ajuda a produzir um sebo saudável, uma substância oleosa secretada pelo couro cabeludo, que mantém o cabelo hidratado.

Além disso, combate os radicais livres que influenciam a queda. Já a vitamina B contém o ácido pantotênico e o inositol, importantes para o crescimento capilar e na recuperação da saúde do couro cabeludo.

Porém, alerta a médica dermatologista Suzy Ferrer, é importante saber que para as vitaminas A, D, E e K, o excesso também pode gerar alterações importantes no corpo. “Por exemplo, com o excesso de vitamina A, a pele fica grosseira e pode haver queda de cabelo. Chegamos a quadros de intoxicação graves por estas hipervitaminoses”, destaca.

Desta forma, vale destacar que nem sempre a suplementação de determinada vitamina ou mineral é necessária. Por isso, a melhor opção é sempre se consultar com um dermatologista que, após consultas e exames, saberá se ela é realmente necessária, dependendo do caso.

4 vitaminas e minerais que contribuem para pele e cabelos mais bonitos

1. Ferro

O Ferro é um mineral que entra principalmente na composição da hemoglobina – o pigmento que tem cor vermelha no sangue. “Quando em baixas quantidades, pode gerar anemias – que podem ter várias repercussões, podendo prejudicar inclusive os cabelos e as unhas… Ou seja, a pele se torna seca e cabelos e unhas, quebradiços”, destaca.

A ingestão diária de Ferro, de acordo com a médica, é de 8 a 18g. “Ele encontra-se presente principalmente nas carnes, na aveia, no feijão, nas verduras etc.”, explica a dermatologista.

2. Biotina

A Biotina é uma vitamina do complexo B, sendo fundamental para várias reações químicas no corpo humano. Ela traz realmente benefícios pela sua função para os cabelos, pele e unhas.

“A ingestão adequada diária é da ordem de 30 Ug/dia, sendo que a maior parte desta vitamina é sintetizada em nosso próprio intestino”, explica a médica.

Além da produção em nosso corpo, a biotina pode ser obtida pela ingestão de gema de ovo, leite, peixes, nozes e levedura.

3. Vitamina C

A Vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é importante para a formação adequada do colágeno da derme e das paredes dos vasos sanguíneos. A nossa pele é rica em colágeno e, portanto, a Vitamina C é fundamental para a manutenção de nossa pele e de nossa cicatrização adequada. Há vários estudos que mostram que os cremes com Vitamina C são eficientes para a melhora de rugas finas da pele.

A Vitamina C é encontrada na laranja, no limão no kiwi, no tomate, no abacaxi, no morango, no brócolis, na manga etc. “Porém, vale ressaltar que a quantidade de vitamina C que chega à nossa derme é maior com os cremes do que com a ingestão de alimentos ricos em ácido ascórbico”, destaca a dermatologista.

4. Vitamina E

A dermatologista explica que a vitamina E é fundamental para as funções visuais adequadas e para uma boa função do sistema neurológico. Mas também tem papel importante na questão da beleza da mulher: “ao atuar como antioxidante, pode auxiliar no retardo do envelhecimento”, explica a médica.

A dose diária recomendada, de acordo com a dermatologista, é de 15 mg ao dia. Encontramos a vitamina E em verduras (espinafre, couve, alface etc.), azeite e vegetais (sementes de girassol, amêndoas, avelãs etc.).

Pitaco: Com todas essas informações, reforça-se a importância de seguir uma alimentação balanceada, visando mais saúde e, consequentemente, cabelos, unhas e pele com um aspecto mais bonito. Não esqueça de consultar um especialista.

Pitaquinha

Anúncios

Sobre Blog Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Moda e Beleza, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para A importância das vitaminas para os cabelos

  1. manualdamulhermodernaa disse:

    Amo dicas para os cabelos!!!

    Curtido por 2 pessoas

  2. Ameiiii o post!! Estou em transição e assunto sobre cabelo sempre me atrai! Obrigada por compartilhar!! Bjss

    Curtido por 1 pessoa

  3. Juju Bela disse:

    Sensacional, vitaminas são essenciais. Muito bom

    Curtido por 1 pessoa

  4. Morena Chá disse:

    Ameiiiii! Que post completinho!!!! #amodicasdecabelo

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s