13 temperos indispensáveis na sua cozinha

1572901

Olá pessoal!!

Os temperos são essenciais em qualquer despensa. Além de incorporarem o sabor dos seus pratos, eles nos auxiliam a reduzir um dos grandes vilões da saúde, o sal.  Tão importante quanto saber escolhê-los, é saber como combiná-los.

Ao utilizar ervas de qualidade e de maneira correta, tornam os pratos mais simples ganharem sabores surpreendentes. É a junção de diferentes ervas e sementes que pode transformar um prato comum em uma refeição cheia de sabor e aroma.

Opções não faltam nas gôndolas dos supermercados e barracas de feiras, mas é preciso saber escolher. Com poucas exceções, a maioria das ervas tem suas características acentuadas após o processo de secagem. Outras, como cebolinha, coentro e hortelã, são melhor aproveitadas quando consumidas frescas. Por isso, selecionei meus 13 temperos indispensáveis e fáceis de combinar com a culinária do dia-a-dia. Confira:

Pimenta do Reino – Vinda lá da Índia, a pimenta do reino é utilizada desde os tempos mais antigos. Além de dar um sabor picante à comida, ajuda o organismo a absorver os nutrientes e também facilita a digestão. Ela é encontrada nas variedades; verde, vermelha, rosa, branca e preta. A cor varia de acordo com a fase em que é colhida. O tempero combina com carnes e molhos, mas lembre-se: não exagere na quantidade!

Açafrão – Além de deixar os pratos com uma cor linda, o sabor do açafrão é único. A especiaria é famosa desde a antiguidade, principalmente na culinária mediterrânea. É indicado para temperar risotos, aves, caldos, massas e doces.

Noz Moscada – A noz moscada possui um sabor adocicado e um aroma bastante forte. Ela é nativa das Ilhas Moluccas e é muito utilizada na índia. Combina bem com quase tudo, porém não devemos utilizar mais que duas colheres do sopa, pois ela pode intoxicar o corpo.  Vai bem com queijos, abóboras, sopas, espinafres, massas, caldos, molho branco, risotos, pratos indianos e etc. Além de dar um sabor único a bebidas, como cappuccino e vinhos.

Manjerona – A manjerona é outro tempero que vem das terras mediterrâneas. Possui uma folha semelhante com a do orégano, porém o sabor é diferente. Ela é ideal para aromatizar simples saladas e para valorizar carnes e aves,  assim como pratos à base de tomate, sopas, saladas e com manteiga derretida em peixes grelhados. Vale a pena experimentá-la no feijão preto, o sabor é incomparável!

Manjericão – O manjericão possui um sabor marcante e agradável, é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. É o principal ingrediente do clássico molho ao pesto.

Orégano – O tempero indispensável para pizzas! Ótimo em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar. Podemos utilizar as folhas secas ou frescas, fica ao critério de cada um.

Alho – O alho pode ser utilizado de diversas formas, cru, refogado, picado ou em rodelas. Em geral, os povos mediterrâneos são os maiores apreciadores, empregando-o, geralmente, junto com o tomate e a cebola. Fica ótimo em carnes assadas e também para temperar o arroz branco.

Cebolinha – Muito utilizada em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Ótimo também em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas. Geralmente é combinada com a salsinha!

Gengibre – A raiz é quente, doce e picante. Moída, é ideal para bolos, pães, molhos, sopas, aperitivos, carnes, peixes, aves, legumes, saladas e frutas. Experimente usá-lo junto com o alho no arroz branco, fica um delícia!

Salsa – A salsa ou salsinha combina muito com canapés, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, grelhados e recheios. O ideal é utilizá-la enquanto está fresca. É bastante utilizada na maionese aqui do sul.

Canela – No preparo de receitas, prefira sempre a versão in natura e triture na hora, com a ajuda de um pilão ou moedor. Assim, você aproveita melhor o sabor e aroma da especiaria.  A especiaria faz par perfeito com açúcar, mas também vai bem em pratos salgados, especialmente em assados, cozidos de porco e receitas com carne moída, como almôndegas.

Louro – Extremamente aromática, a folha libera um óleo leve e saboroso. Por isso, combina com pratos de cozimentos longos. Quando seco, o louro pode ser guardado por até um ano. Você pode comprar as folhas frescas e deixá-las em um local seco e aquecido até que fiquem desidratadas. Após o cozimento do prato, as folhas devem ser retiradas, pois não têm sabor agradável. Combina bem com: feijão, carnes assadas, ensopados, molhos, conservas, marinadas, sopas e legumes cozidos.

Alecrim – Erva aromática de folhas espinhosas e sabor forte, marcante, com notas levemente amadeiradas. Ao contrário da maioria das ervas, o alecrim não perde seu sabor no cozimento e pode ser utilizado tanto seco quanto fresco. Combina bem com: carnes, como cordeiro, porco, aves e peixes. O ideal é massagear as folhas diretamente na carne antes de assar. Também dá um sabor especial a refogados de legumes, omeletes, frutos do mar e molhos. Pode ser utilizado para aromatizar azeites e vinagres.

Pitacos: Antes de usar um tempero, cheire: se estiver com cheiro apagado ou não estiver fresco, está velho e é melhor descartar do que tentar usar.

  • As especiarias devem ser armazenadas em local seco, arejado, longe da luz e em potes devidro fechados. Isso porque o calor, a umidade e a luz favorecem a perda do aroma.
  • O armazenamento no refrigerador deve ser evitado, por se tratar de ambiente úmido.
  • Já no caso do gengibre fresco, manter na geladeira em recipiente fechado por cerca de 30 dias.
  • As especiarias duram de três a cinco anos, conforme a maneira como são armazenadas. Se trituradas, esse prazo diminui.

http---signatures.mylivesignature.com-54493-325-F86BF4BE0CF45C99F8764AEFD31C8F8A

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Aproveito e agradeço todos os momentos da minha vida. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Culinária e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

56 respostas para 13 temperos indispensáveis na sua cozinha

  1. fabianadalcol disse:

    Muito bom Pitaquinha, gosto de usar a maioria dessa listinha boa ai. Bjs!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. adrianolelo disse:

    Republicou isso em jrnewseentretenimento.

    Curtido por 2 pessoas

  3. Clube Materno disse:

    Legal! Adorei as dicas! Gosto muito de usar temperos pra cozinhar! Beijos

    Curtido por 2 pessoas

  4. compreofertas disse:

    Legal!!! Na minha cozinha faltam alguns, mas já vou providenciar!! Valeu pela dica!!

    Curtido por 2 pessoas

  5. Thaisa Maia disse:

    Já uso praticamente todas na minha cozinha, e recentemente a Páprica entrou para o time. Amoo!
    http://lostinbeautyland.wordpress.com/

    Curtido por 2 pessoas

  6. Glau Palhares disse:

    Alho, pimenta e alecrim são meus favoritos! ❤️

    Curtido por 2 pessoas

  7. Juju Bela disse:

    Maravilhoso, adoro temperos. Não sabia que canela poderia usar no salgado, adorei Pitaquinha. bjocas

    Curtido por 3 pessoas

  8. Sem tempero não dá.
    Gosto de todos. Abs

    Curtido por 1 pessoa

  9. MorgauseDs disse:

    Como eu cozinho tal qual um gato, ou seja, só observo. Acabo tendo que colocar todos pra ver se sai alguma coisa que preste. rsrs Uso tudo isso sempre que dá e pede.Também gosto de cominho, sempre uso. Agora o alho…esse eu nem meço, coloco em tudo. Amo alho. Dá pra fazer uma hortinha legal em casa se tiver iluminação suficiente. Melhor ainda né?! Tudo fresquinho e orgânico. Amei o post. Beijos e ótima Quarta-feira! 😀

    Curtido por 3 pessoas

  10. Isa Lima disse:

    Agora que eu sou masterchef aqui em casa KKKKKKKKKKKKK sqn
    eu já estou testando alguns desses nos meus pratos,
    mas não usei todos ainda!
    Beijoss!

    Curtido por 2 pessoas

  11. Sempre Alerta disse:

    Pense em uma pessoa viciada em temperos?
    Misturo tudo. Meu marido diz que não sente sabor de nada com tantas misturas.
    Com suas dicas vou melhorar….kkkkk *.*

    Curtido por 2 pessoas

  12. E pitacos e achados no WordPress.

    Curtido por 1 pessoa

  13. Saltibum disse:

    Adorei o post Pitaquinha.
    Nunca usei a canela e alecrim como tempero. Bjinhos

    Curtido por 1 pessoa

  14. Meu pai sempre colocava louro no feijão e é muito bom mesmo, o que mais uso é alho né e a canela

    Curtido por 2 pessoas

  15. nathalyhimmel disse:

    Adorei as dicas e temperos 🙂 Sou apaixonada por tomilho e acabo colocando em mil coisas hahaha! Tenho que fazer uma hortinha com os meu temperos favoritos, para sempre ter em casa. Um grande abraço, Himmel ❤

    Curtido por 1 pessoa

  16. Fadabela disse:

    Na verdade, eu tenho receio de usar alguns temperos achando que não vai dar certo o sabor.
    Adorei as dicas e vou tentar, aos pouquinhos… Valeu Pitaquinha ❤

    Curtido por 1 pessoa

  17. camilazaions disse:

    Pitaquinha, adorei o post! Acho que os temperos são tudo numa comida, né? Mas eu nunca sei qual comprar, agora vou no mercado e comprar todos esses que citou! haha Beeeijãoo ❤

    Curtido por 1 pessoa

  18. Dos 13 o que não tem agora na minha cozinha é a Manjerona! Há um outro que também não falta por aqui é o Colorau. Tem também o Cravo da Índia que eu uso em Carne Assada.

    E o que comumente chamamos de Açafrão é o pó da raiz de Cúrcuma. Eu gosto muito!

    Curtido por 1 pessoa

  19. Adoro temperos! E os que você escolheu são os que mais uso também! 😀

    Curtido por 1 pessoa

  20. Dani Petry disse:

    Adoreeei seu post! Muito bacana!!!!! E tempero é tudo e bom, adoooro! ❤ beijãao

    Curtido por 1 pessoa

  21. Marina disse:

    Comida sem tempero é sem graça.. os meus temperos preferidos é o oregano, alho, pimenta e salsa..rs
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  22. Andresa disse:

    Bom dia , amo condimentos. São as combinações certas que fazem os pratos ficarem com sabores espetaculares!

    http://www.vidaviagemebagagem.com.br
    https://www.facebook.com/VIDAVIAGEMEBAGAGEM.COM.BR/

    Curtido por 1 pessoa

  23. Pingback: 13 temperos indispensáveis na sua cozinha | DEXAKETO

  24. Dexaketo disse:

    Republicou isso em DEXAKETO.

    Curtido por 1 pessoa

  25. Dani disse:

    Estou aprendendo a gostar dos temperos, gostei do post

    Curtido por 1 pessoa

  26. Cíntia disse:

    Amo temperos! Adorei as sugestões de quais comidas combinam!! Beeeijos 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  27. vileite disse:

    Ótimo post !

    Curtido por 1 pessoa

  28. Ana Elisa Lima disse:

    Amo temperos! Tudo fica mais gostoso com eles…
    https://reviravoltapositiva.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s