Dicas de decoração para um Natal tropical

Com simples enfeites natalinos e as plantas do jardim, é possível fazer uma decoração criativa, econômica e que tem tudo a ver com o clima brasileiro

Quando o assunto é decoração de Natal, é praticamente automático pensarmos em referências atreladas ao hemisfério norte, onde neve, pinheiros, lareiras e chaminés tomam conta das produções natalinas. No entanto, mesmo com toda a carga tradicional e simbólica que cada elemento representa, no Brasil, um país absolutamente tropical, a data é festejada em pleno verão.

No entanto, criar uma decoração de Natal tropical, com elementos típicos do Brasil, deixará a sua casa com um tom inovador e muito mais autêntico. Veja a seguir dicas para montar o seu Natal brasileiro!

1. Árvore de Natal natural

Sai de cena o pinheiro e entram opções como a palmeira-ráfia, a oliveira, a figueira-lira, a monguba e até mesmo árvores cítricas, como a laranjeira ou o limoeiro. Se plantadas em um vaso grande, elas podem ficar muito bem na sala. Ou, se você tiver um quintal grande, pode plantá-las e decorar sua árvore no jardim, aproveitando o clima fresco para uma ceia de Natal do lado de fora da casa.

2. Cores alegres

As cores “oficiais” do Natal são o vermelho, o verde e o dourado. Esses são os tons mais usados nas decorações, por influência de países do Hemisfério Norte. No entanto, não é por isso que limitaremos o visual da nossa decoração nessas três cores. É possível inovar e escolher um matiz diferente para a casa brasileira.

Uma boa dica é usar cores bem alegres para montar uma decoração tropical. O verde das folhas pode combinar muito bem com azul, vermelho e amarelo, cores típicas das estampas de chita. Outra ideia é apostar apenas no verde, em diversos tons.

3. Decoração alternativa e muito colorida

Se você quer testar esse tipo de decoração e curte frutas e flores, uma possibilidade é montar arranjos usando cores bem vivas, como amarelo, rosa, laranja, vermelho e branco. Na hora de escolher o recipiente para o buquê, que tal seguir na tendência de abacaxis e criar um vaso com a fruta? Para isso, basta cortar fora a coroa, tirar a polpa e colocar um copo dentro da casca. Outra opção é utilizar um coco vazio. Mais tropical que isso, não fica!

4. Folhas e flores

Uma das características do clima tropical são as plantas com folhas largas e verdes. Por isso, use-as à vontade. Você pode, por exemplo, usar folhas de bambu para amarrar uma guirlanda e finalizar com frutas secas coloridas, como a laranja.

Outra excelente ideia é apostar em folhas de samambaias e de palmeiras em pequenos vidros na mesa e pela casa. Elas até mesmo ajudam a refrescar um pouco mais o ambiente, o que é essencial no verão brasileiro.

Não fique só com as folhas verdes, mas adicione flores na decoração também. É possível montar guirlandas com elas, além de fazer belos arranjos de mesa. A sua árvore de Natal tropical também pode entrar na brincadeira. Que tal usar flores coloridas para simular as bolas de plástico?

5. Conchas e elementos do mar

Conchas e estrelas-do-mar também são excelentes para criar esse efeito bem verão!

Uma boa praia tem tudo a ver com o Natal tropical. Por isso, os elementos do mar não poderiam ficar de fora da decoração. Para quem mora no litoral, pode ser mais fácil achar opções para decorar a casa no evento. Algumas sugestões:

  • um “terrário” de areia, algumas conchas e um Papai Noel na praia;
  • usar conchas para cobrir o pisca-pisca e criar um efeito muito bonito na sua árvore;
  • usar uma estrela-do-mar como destaque da árvore.

6. Guirlandas

Flores, folhagens, palha e madeira são alguns dos materiais que vão deixar a sua guirlanda com esse toque tropical. Quanto mais materiais rústicos e naturais, mais legal o efeito. Se você busca fazer uma decoração de Natal mais tropical, porém, pode usar frutas secas e bem coloridas na hora de fazer sua guirlanda. Apostar nesse enfeite é importante, pois normalmente é a primeira coisa que os visitantes vão notar na sua decor!

A guirlanda tropical também pode ser levada para a mesa de jantar, basta montá-la em uma travessa usando legumes, verduras e o que mais você quiser incluir em uma deliciosa salada natalina e fresquinha.

Combine ingredientes em tons de verde, branco e vermelho em um motivo circular, usando a verdura como base e “decorando” a guirlanda com outros alimentos, como tomatinhos, pimentões, muçarela de búfala e o que mais for do seu gosto. Além de ser uma ótima forma de dispor aperitivos para os convidados da festinha, é um centro de mesa criativo e bonito.

5. Cardápio light

Um cardápio de Natal tropical deve ser mais leve do que o tradicional. Substitua as carnes e aves por peixe.

Como acompanhamento, uma bela salada e o delicioso Cuscuz de sardinha. É um prato super fácil mas que tem um toque exótico e festivo, além de um colorido lindo.

Dicas especiais

O ideal no nosso Natal tropical é investir em frutas refrescantes para lidar com o forte calor de dezembro. Por causa das suas cores vivas, elas ganham efeito decorativo também.

Existem muitas maneiras de usá-las. Uma ideia é colocar frutas coloridas dentro de recipientes de vidro na mesa. Por exemplo, uma seleção de limões ou de laranjas dentro de uma jarra comprida ficaria muito bonita em uma mesa de centro.

Outra boa ideia é montar espetos com frutas pequenas (morango, pedaços de abacate, maçã, melancia e uvas) e deixá-los na mesa. Além de lindos, servem como petiscos antes da ceia.

Uma terceira opção pode ser inovar: corte rodelas de abacate e equilibre-as simulando um pinheiro. Coloque mais rodelas na base, mais espalhadas, e vá diminuindo progressivamente até chegar ao topo. Depois, use palitos de madeira para grudar pequenas frutas, como uvas vermelhas, morangos, cerejas ou cachos de amora pela “árvore”, reproduzindo os enfeites.

Pitaco: Se você gostou da ideia de montar um Natal tropical, compartilhe este texto nas redes sociais e marque alguns familiares para que eles ajudem a montar a decoração para a festa deste ano!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Diy e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

19 respostas para Dicas de decoração para um Natal tropical

  1. Sempre Alerta disse:

    Interessante!

    Curtir

  2. Sempre Zem! disse:

    Farei assim esse ano, adorei.

    Curtir

  3. Observador disse:

    Ótimas dicas.

    Curtir

  4. Juju Bela disse:

    Adorei, adorei, adorei. ❤

    Curtir

  5. Que linda as decorações.

    Curtir

  6. Ficamos tão presos ao tradicional que esquecemos de inovar e adaptar-se.

    Curtir

  7. Val Real disse:

    Interessante!

    Curtir

  8. SÓ O BABADO pelas JORNALISTAS Bárbara Zanatta e Camila Rocha disse:

    Amei as dicas!!

    Curtir

  9. Quem me dera passar um Natal tropical! 🎅🎄☀️ Aqui está frio e chuva.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.