Motivos pelos quais as mulheres devem visitar o ginecologista regularmente

Ir ao ginecologista regularmente não significa que a mulher tem de fato algum problema, mas é um ótimo jeito de prevenir ou identificar com antecedência complicações comuns no corpo de toda mulher. Isso porque algumas doenças são difíceis de diagnosticar, e quanto mais cedo identificadas e tratadas, menores são os riscos para a saúde da mulher.

Para ir ao ginecologista não tem idade. O ideal é que as mulheres comecem a fazer visitas periódicas ao médico especialista quando entram na puberdade. Algumas doenças podem deixar a mulher infértil, como a endometriose, e precisam ser tratadas com o uso de medicamentos. Além de identificados os sintomas, para diagnóstico da doença são necessários alguns exames. Deste modo, é importante que as análises sejam realizadas em um laboratório completo para diagnóstico da endometriose.

Doenças comuns que levam as mulheres a procurar tratamento

Algumas doenças como candidíase e infecção urinária são mais fáceis de identificar e são os principais motivos para a mulher procurar um médico ginecologista. Entretanto, cólicas menstruais fortes e grande fluxo menstrual podem ser sintomas de endometriose. Além disso, problemas com o período menstrual podem indicar cistos no ovário, ou mesmo miomas.

Essas doenças silenciosas podem causar problemas hormonais e até mesmo levar a mulher à infertilidade. Por este motivo deve-se fazer exames e consultar com um especialista para dar início ao tratamento adequado, e evitar consequências mais graves quando identificados os sinais que o nosso organismo emite de que algo não vai bem.

Práticas de vida saudável que ajudam a evitar doenças

Atividades físicas e uma alimentação saudável são fatores essenciais para minimizar a incidência de doenças. Além disso, o uso de anticoncepcionais pode até mesmo desencadear algumas doenças, por isso devem ser utilizados sob orientação médica.

O uso de entorpecentes, ou consumo de bebidas alcoólicas, podem acabar prejudicando diversas funções metabólicas no organismo. E assim, até transtornos de humor e crises de TPM podem ter maior intensidade. Nessa perspectiva, evitar beber e fumar ajuda à mulher a ter maior qualidade de vida.

Prezar por ter uma noite de sono regular é muito importante não só para as atividades metabólicas, mas também para a saúde emocional e mental. Aliando a alimentação saudável, prática de exercícios físicos e uma boa qualidade de sono as visitas ao médico ginecologista são a receita para uma boa saúde.

Aspectos importantes da prevenção do câncer de mama

O câncer de mama é uma doença que tem atingido mulheres cada vez mais cedo. Não somente mulheres com idade acima de 40 anos têm tido complicações com a doença. Isso pode estar atrelado aos hábitos alimentares e uso de substâncias. Devido a incidência da doença ser mais comum em mulheres de meia idade, as mais jovens não costumam procurar fazer exames como a mamografia. O que hoje, ginecologistas já tem pedido, ainda mais se tiver histórico de câncer de mama e ou de útero na família.

Por isso a importância da visita ao ginecologista, lá é onde poderá esclarecer dúvidas a respeito de doenças e identificar com antecedência seus sinais, mesmo em mulheres jovens. Muitas doenças quando logo tratadas de início são  curáveis, por isso não deixe de visitar seu ginecologista.

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para Motivos pelos quais as mulheres devem visitar o ginecologista regularmente

  1. zezaros disse:

    Reafirmo que tem que visitar sempre mesmo.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Fadabela disse:

    Bem isso mesmo.

    Curtido por 2 pessoas

  3. amigablogsite disse:

    É importante.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Saltibum disse:

    Ótimo alerta.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Sempre Alerta disse:

    É um dever da mulher, muito bom.

    Curtido por 1 pessoa

  6. revistasmais disse:

    Importantíssimo mulherada.

    Curtido por 2 pessoas

  7. VRblog disse:

    Muito bom.

    Curtido por 1 pessoa

  8. natuurfreak2 disse:

    Jullie geven altijd goede uitleg

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.