Como combater o estresse de forma natural

A correria do dia a dia, a fila do supermercado, o trânsito e crianças correndo pela casa, são alguns dos motivos que cansam nossa mente e corpo. Atualmente, coisas do cotidiano têm causado o famoso estresse em muitas pessoas. 

É normal ouvir alguém dizer que está estressado, o problema é quando isso se torna algo frequente. Esse é um problema que tem como causa um conjunto de situações, acumuladas em um certo período de tempo.   

Para combater o estresse de forma natural, existem algumas recomendações que devem ser praticadas em seu dia a dia. Veja quais são!

Dicas para eliminar o estresse de forma natural

Acrescentar alguns hábitos saudáveis pode mudar totalmente a sua qualidade de vida, tanto física, quanto mental. Para isso, é importante seguir algumas recomendações e, caso não funcione de forma positiva, recomendamos buscar ajuda de um profissional especializado.

Atualmente, muitos convênios médicos oferecem especialistas como terapeutas, psicoterapeutas e psicólogos, ambos preparados para lidar com históricos relacionados ao estresse. Porém, existem muitas coisas que você pode mudar para eliminar o estresse de forma natural. Confira!

1. Atividade física frequente

As atividades físicas são muito benéficas para a nossa saúde e bem-estar. Uma hora de atividades ao dia, e pelo menos três vezes por semana, já ajuda a obter uma melhora para a saúde de nosso corpo e também da nossa mente. Algumas das atividades recomendadas são:

  • Caminhadas
  • Pedaladas
  • Corridas
  • Natação
  • Esportes com bola 
  • Entre outros

2. Ter tempo para descansar

Um ponto importante para ajudar a diminuir o estresse é ter tempo para descansar, ou ter boas noites de sono. O recomendado é de no mínimo 6 horas de sono por dia, mas o ideal mesmo são 8 horas. 

Para dormir bem, você pode começar descartando alimentos pesados na hora do jantar. Outra dica é evitar ir dormir muito tarde. Tome um chá de camomila e desfrute de uma noite de sono bem relaxante. 

3. Boa alimentação

Uma alimentação equilibrada, com os nutrientes necessários para suprir as necessidades do nosso corpo, também é primordial para o bem-estar. A alimentação irregular pode causar prisão de ventre, desconforto e até mesmo desregular o intestino. 

Os alimentos como ifood, frituras e guloseimas não são proibidos. No entanto, não devem ser consumidos com muita frequência. Os mais indicados são as verduras, legumes, frutas, carnes brancas e vermelhas.

4. Contato com a natureza

Quando o cansaço mental atinge o limite e o estresse começa a tomar conta, não existe nada melhor que sair do ambiente fechado e respirar ar puro. Já comprovado em estudos, o contato com a natureza é essencial para quem quer amenizar o estresse. 

Um passeio no parque, um final de semana em um sítio ou chácara. Permita-se a ter momentos de lazer e deixe a correria da cidade grande de por um momento. Respire ar puro, elimine o estresse e recarregue as energias. 

5. Estar sempre em dia com os afazeres

Deixar tudo para última hora gera uma sobrecarga indesejada, a qual eleva os níveis de estresse. Manter as tarefas e os afazeres em dia é uma ótima maneira de estar sempre de bem com a vida e em dia com suas obrigações.

Para algumas pessoas, fazer uma lista de programação ajuda a manter os prazos. Você pode fazer o teste, começando a listar os afazeres que tem prioridade e então inserir os demais logo em seguida. Vale lembrar, que o intuito disso tudo é estar livre dos causadores do estresse. 

Então, gostaram das dicas de como combater o estresse de forma natural? Você já pratica alguma dessas dicas? Comente!

Por: Andreia Silveira, do site PlanodeSaude.net. 

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Como combater o estresse de forma natural

  1. kagould17 disse:

    All good tips, especially at this time of year. Christmas is past and we are now into the long dark days of January. Allan

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.