Quando se submeter a otoplastia?

A otoplastia é a cirurgia plástica indicada para correção de imperfeições estéticas na orelha, como é o caso das “orelhas de abano”, quando a aparência delas é mais proeminente e, por vezes, desproporcional à cabeça.

A otoplastia é recomendada para todas as pessoas que sentem incômodo em relação à aparência da orelha. Um dos destaques desse procedimento é que ele pode ser realizado a partir dos 7 anos.

O desenvolvimento da orelha está completo nessa idade e o crescimento dela passa a ser mais proporcional em relação ao corpo. Além disso, ao fazer a intervenção cirúrgica ainda na infância os resultados estéticos podem ser mais satisfatórios.

A seguir saiba mais sobre os cuidados pré e pós-operatórios da otoplastia e como o procedimento é realizado.

Quais os cuidados pré-operatórios?

O pré-operatório é um momento fundamental para o paciente e os responsáveis tirarem as dúvidas sobre o procedimento e para assegurar se a condição de saúde permite essa intervenção cirúrgica. Para isso, alguns cuidados incluem:

  • Realização dos exames solicitados pelo médico que pode incluir sangue, urina e cardíaco;
  • Avaliação física pelo médico;
  • Verificação e, se necessário, ajuste dos medicamentos atualmente receitados;
  • Interrupção do uso do tabaco por, no mínimo, 30 dias no caso dos adultos;
  • Interromper o uso de aspirina, anti-inflamatórios e algumas vitaminas que podem prejudicar a coagulação do sangue.

Existem diversas outras recomendações que podem ser dadas pela equipe médica no pré-operatório, sendo fundamental seguir corretamente todas elas.

Como é feita a otoplastia?

A otoplastia pode ser realizada utilizando anestesia local com sedação ou geral, sendo que o procedimento tem duração que varia entre 1h30 e 2h.

Em geral, pessoas que se identificam com a orelha de abano não possuem as reentrâncias, saliências e angulações normais da orelha, fazendo com que a estrutura seja aberta.

Pensando nisso, o cirurgião plástico fará uma incisão vertical na parte posterior da orelha para descolar a pele da cartilagem e conseguir fazer a remodelação dos relevos, corrigindo a angulação das orelhas em relação à cabeça do paciente.

Isso é possível por meio de suturas e da remoção de fragmentos de cartilagens em excesso. Em seguida ocorre a modelação das reentrâncias da orelha e a pele é esticada, sendo removido o excesso. Por fim, o cirurgião plástico faz a sutura e conclui o procedimento.

Como é a recuperação da otoplastia?

Normalmente, a recuperação da otoplastia é tranquila e sem dores, no entanto, o cirurgião plástico deverá prescrever alguns medicamentos como antibiótico e anti-inflamatório e analgésicos caso o paciente sinta desconfortos.

O período de repouso é de 7 dias, seja da escola ou trabalho, e após esses dias o paciente poderá retomar essas atividades. Exercícios mais intensivos, como prática de esportes, só poderão ser retomados após um mês.

Durante o pós-operatório é importante o uso da faixa compressora que dará estabilidade à orelha e ajudará no processo de cicatrização. Por tal razão, nos casos de crianças, a recomendação é que o procedimento seja realizado durante as férias escolares.

O paciente também não poderá dormir de lado, sendo preciso ter atenção para não apoiar a cabeça e afetar a região operada.

Essas recomendações devem ser informadas pela equipe médica antes mesmo da realização do procedimento.

Pitaco: Destaca-se que a otoplastia é uma cirurgia simples, no entanto, os resultados estão diretamente relacionados aos cuidados pré e pós-operatórios e a escolha de um cirurgião plástico de confiança para realizar a cirurgia.

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Quando se submeter a otoplastia?

  1. VRblog disse:

    Informações úteis.

    Curtido por 1 pessoa

  2. zezaros disse:

    Interessante.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Zem disse:

    Interessante.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Gus disse:

    Foi a minha primeira cirurgia. Foi cansativo lidar com os cuidados pós-operatórios, mas valeu muito a pena.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.