Você, que acorda a cada manhã com o cabelo bagunçado, tentando adiar o que será o começo de um novo dia, preferindo manter o romance idílico com o seu travesseiro.
Ou você, que assim que toca o despertador, corre com toda a pressa porque se juntam os minutos do café da manhã com os de lavar o rosto e pegar as chaves de casa, para ir disposto a começar um novo dia.
Sim, você, que assim que começa a se ligar com a realidade, após um período de sono, dirige a sua mente para o que tem que fazer ao longo da manhã ou da tarde, e se você me apressar, ao longo da semana. Futuro. Você está no futuro.
Ou também pode se pôr a pensar que a sua reunião de ontem não foi tão boa quanto você esperava, que o resultado do seu trabalho deixou muito a desejar ou que gostaria de ter estudado mais. Passado. Agora você está no passado.
Futuro e passado. Passado e futuro. Tão somente dois momentos temporais, que se unem com um fio transparente, movendo-o de um ao outro constantemente.
– O que fiz ontem… o que farei amanhã… – e você repete isto como se fosse um mantra
E enquanto isso, quase nem aprecia o sabor do que está comendo, o toque do pijama sobre a sua pele ou os raios de sol que espreitam a sua janela.
Pensamento e pensamentos que sucedem e se encadeiam um atrás de outro, porque você se viciou a isto, a viver em automático em direção ao futuro e ao passado.
Você vive para a frente e para atrás, consumindo os segundos do presente. Desperdiçando o agora.
E se você se detiver? Você já experimentou? Você poderia tentar mesmo que fossem apenas um par de segundos.
Convido-lhe e sugiro que o faça. Respire. Sinta-se. Conecte-se a si mesmo.
Comece prestando atenção ao que estiver fazendo, ao seu presente. A vida são momentos e é preciso começar a espremê-los ao máximo. Adiante, com intenção e responsabilidade, proponha-se.
O melhor lugar para começar é onde você estiver, por exemplo agora, lendo estas linhas. Mergulhe na experiência. Assim você garante uns momentos para si.
Desfrute do que você estiver fazendo, faça-o conscientemente. Sabendo o que você faz, mergulhando na experiência. Como se faz? Eu já disse. Colocando atenção naquilo que estiver fazendo. Sendo consciente.
Quando você estiver comendo, está comendo, só isso. Saboreie a comida, a textura do alimento… Do mesmo jeito quando estiver tomando banho. Alguma vez você já se concentrou na sensação da água sobre a sua pele? Ou quando estiver com seus amigos, dedique-se a eles, a suas conversas.
E sim, também nos momentos desagradáveis. Nem tudo será impregnar-se de alegrias. Aprofunde-se e encontre o seu propósito, as suas necessidades e suas sensações.
Descubra o poder da aceitação. Esqueça os ressentimentos e as expectativas.
Muitas vezes nos afastamos do agora porque este dói ou não é como o havíamos imaginado. Ou porque nos sentimos culpados de poder desfrutá-lo… pode ser por tantas razões…
O que você fez, feito está, e o futuro, mesmo que você tenha que trabalhar e se esforçar a favor do que você deseja, virá. Como dizem: não use o passado como sofá e sim como trampolim, e apague o “e se…” da sua vida, porque as hipóteses não são a realidade. Apenas procure ter uns minutos consigo, com o agora.
Entregue-se à experiência.
E lembre-se, aqui e agora, neste momento. Não há nada mais.
Texto muito bom !
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!! 😉 Bas
CurtirCurtido por 1 pessoa
Por nada !
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá,
Estou conhecendo seu Blog hoje e gostei bastante do que li até aqui.
Essa capacidade de viver no presente, o momento presente é o que nos trás equilíbrio para lidarmos com o caos cotidiano em que temos vivido, não é mesmo?
Tirar uns minutos para a meditação, ou qualquer outra atividade conosco mesmo, até o se olhar no espelho conscientemente, nos trás muitos benefícios.
Aproveitar os momento. Esse que temos. Porque, sabemos que a vida tem um fim, né?
Beijo. Até qualquer dia. =).
CurtirCurtir
Exatamente isso!! 🙂 Obrigada, abs
CurtirCurtir
Muito interessante. Uma pessoa me disse uma vez para eu entender que o dia mais importante da minha vida se chama hoje. Comecei a exercitar esse novo pensamento e percebi que muitas coisas melhoraram, lógico que não resolveu tudo (nem poderia), mas já foi um grande passo dado. Ler somente não é suficiente, mas, creio que exercitar o que foi escrito aí em cima pode realizar grandes modificações nas vidas das pessoas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com certeza Nanda. Um dia após o outro de pensamentos e atitudes positivas mudam nossa vida. Obrigada, bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pingback: Aqui e agora, não há nada além — Blog Pitacos e Achados | OXITERAPIA
Obrigada!! Bjs
CurtirCurtir
É isso aí, Pitaquinha!
Um sonho de cada vez!
CurtirCurtido por 1 pessoa
E assim vamos em frente!! Obrigada!
CurtirCurtir
excelente texto! parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!! Abs
CurtirCurtir
Oie! Nossa eu realmente sou a pessoa do futuro, que corre acordar e nem percebe o que ta comendo direito. Agora eu estou de férias e estou tentando fazer isso que vc falou: prestar realmente atenção no que está fazendo e confesso que tem sido difícil perder a força do hábito, mas continuo tentando ahahhaha
Comecei um novo blog com meu namorado, gostaria que desse lá uma olhadinha! http://www.imprecisao.com.br/
bjos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Mari, fico feliz que tenha gostado!! Obrigada, abs
CurtirCurtir
In questa società dove si corre tanto (per arrivare dove ancora non l’ho capito) vivere l’attimo presente sembra impossibile. Eppure è fondamentale.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Você tem razão, corremos sabe lá pra onde. Mas, precisamos tirar um tempo para o nosso presente. Obrigada, bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Dorei! vou tentar, como um exercício, um desafio… depois e conto 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Elisa. Ótimo, faça depois me conta. Sucesso. Obrigada, abs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Heel knappepost
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!!
CurtirCurtir