Aqui e agora, não há nada além

Olá pessoal!!

Você, que acorda a cada manhã com o cabelo bagunçado, tentando adiar o que será o começo de um novo dia, preferindo manter o romance idílico com o seu travesseiro.

Ou você, que assim que toca o despertador, corre com toda a pressa porque se juntam os minutos do café da manhã com os de lavar o rosto e pegar as chaves de casa, para ir disposto a começar um novo dia.

Sim, você, que assim que começa a se ligar com a realidade, após um período de sono, dirige a sua mente para o que tem que fazer ao longo da manhã ou da tarde, e se você me apressar, ao longo da semana. Futuro. Você está no futuro.

Ou também pode se pôr a pensar que a sua reunião de ontem não foi tão boa quanto você esperava, que o resultado do seu trabalho deixou muito a desejar ou que gostaria de ter estudado mais. Passado. Agora você está no passado.

Futuro e passado. Passado e futuro. Tão somente dois momentos temporais, que se unem com um fio transparente, movendo-o de um ao outro constantemente.

– O que fiz ontem… o que farei amanhã… – e você repete isto como se fosse um mantra

E enquanto isso, quase nem aprecia o sabor do que está comendo, o toque do pijama sobre a sua pele ou os raios de sol que espreitam a sua janela. 

Pensamento e pensamentos que sucedem e se encadeiam um atrás de outro, porque você se viciou a isto, a viver em automático em direção ao futuro e ao passado.

Você vive para a frente e para atrás, consumindo os segundos do presente. Desperdiçando o agora.

E se você se detiver? Você já experimentou? Você poderia tentar mesmo que fossem apenas um par de segundos.

Convido-lhe e sugiro que o faça. Respire. Sinta-se. Conecte-se a si mesmo. 

Comece prestando atenção ao que estiver fazendo, ao seu presente. A vida são momentos e é preciso começar a espremê-los ao máximo. Adiante, com intenção e responsabilidade, proponha-se.

O melhor lugar para começar é onde você estiver, por exemplo agora, lendo estas linhas. Mergulhe na experiência. Assim você garante uns momentos para si.

Desfrute do que você estiver fazendo, faça-o conscientemente. Sabendo o que você faz, mergulhando na experiência. Como se faz? Eu já disse. Colocando atenção naquilo que estiver fazendo. Sendo consciente.

Quando você estiver comendo, está comendo, só isso. Saboreie a comida, a textura do alimento… Do mesmo jeito quando estiver tomando banho. Alguma vez você já se concentrou na sensação da água sobre a sua pele? Ou quando estiver com seus amigos, dedique-se a eles, a suas conversas.

E sim, também nos momentos desagradáveis. Nem tudo será impregnar-se de alegrias. Aprofunde-se e encontre o seu propósito, as suas necessidades e suas sensações.

Descubra o poder da aceitação. Esqueça os ressentimentos e as expectativas.

Muitas vezes nos afastamos do agora porque este dói ou não é como o havíamos imaginado. Ou porque nos sentimos culpados de poder desfrutá-lo… pode ser por tantas razões…

O que você fez, feito está, e o futuro, mesmo que você tenha que trabalhar e se esforçar a favor do que você deseja, virá. Como dizem: não use o passado como sofá e sim como trampolim, e apague o “e se…” da sua vida, porque as hipóteses não são a realidade. Apenas procure ter uns minutos consigo, com o agora.

Entregue-se à experiência.

E lembre-se, aqui e agora, neste momento. Não há nada mais.

amenteemaravilhosa

Pitaquinha

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

21 respostas para Aqui e agora, não há nada além

  1. natuurfreak disse:

    Heel knappepost

    Curtido por 1 pessoa

  2. Elisa Moreira disse:

    Dorei! vou tentar, como um exercício, um desafio… depois e conto 😉

    Curtido por 1 pessoa

  3. fulvialuna1 disse:

    In questa società dove si corre tanto (per arrivare dove ancora non l’ho capito) vivere l’attimo presente sembra impossibile. Eppure è fondamentale.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Mari Bomfim disse:

    Oie! Nossa eu realmente sou a pessoa do futuro, que corre acordar e nem percebe o que ta comendo direito. Agora eu estou de férias e estou tentando fazer isso que vc falou: prestar realmente atenção no que está fazendo e confesso que tem sido difícil perder a força do hábito, mas continuo tentando ahahhaha
    Comecei um novo blog com meu namorado, gostaria que desse lá uma olhadinha! http://www.imprecisao.com.br/

    bjos

    Curtido por 1 pessoa

  5. Corghi disse:

    excelente texto! parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  6. F4BR1C10 disse:

    É isso aí, Pitaquinha!
    Um sonho de cada vez!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Pingback: Aqui e agora, não há nada além — Blog Pitacos e Achados | OXITERAPIA

  8. Nanda Crafts disse:

    Muito interessante. Uma pessoa me disse uma vez para eu entender que o dia mais importante da minha vida se chama hoje. Comecei a exercitar esse novo pensamento e percebi que muitas coisas melhoraram, lógico que não resolveu tudo (nem poderia), mas já foi um grande passo dado. Ler somente não é suficiente, mas, creio que exercitar o que foi escrito aí em cima pode realizar grandes modificações nas vidas das pessoas.

    Curtido por 1 pessoa

  9. DáUmBrilho! disse:

    Olá,
    Estou conhecendo seu Blog hoje e gostei bastante do que li até aqui.
    Essa capacidade de viver no presente, o momento presente é o que nos trás equilíbrio para lidarmos com o caos cotidiano em que temos vivido, não é mesmo?
    Tirar uns minutos para a meditação, ou qualquer outra atividade conosco mesmo, até o se olhar no espelho conscientemente, nos trás muitos benefícios.
    Aproveitar os momento. Esse que temos. Porque, sabemos que a vida tem um fim, né?

    Beijo. Até qualquer dia. =).

    Curtir

  10. vileite disse:

    Texto muito bom !

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s