Sábio é aquele que, em silêncio, desenvolve um estado mental que o ensina a ser prudente e coerente com o que vai dizer. Nesse silêncio, pode parecer óbvio, mas quanto mais pensamos, menos vamos falar. Falar mais é pensar sempre menos.
Certamente, você já se viu em algumas situações que falou o que não deveria ou falou mais que deveria. Em momentos de crise, por exemplo, somos sempre convidados a emitir nossa opinião. Como esse momento nos obriga a avaliar, nos sentimos prontos para falar sempre mais. E é aí que precisamos ter cuidado!
Da mesma forma como não se pode apressar o amadurecimento de uma fruta sem afetar seu sabor, o silêncio também precisa de um estágio de amadurecimento. Imagine um cenário onde você é testado a dizer o que não te interessa. Mesmo sendo difícil ficar calado quando por algum motivo algo não te agrada, se você for apressado em sua fala, haverá uma grande chance de você ser afetado pelas circunstâncias externas. Ou seja, você ainda precisa exercitar o silêncio para evitar a pressa de falar, quase sempre, o que outro quer ouvir.
Sendo assim, quando o sábio é testado a dizer aquilo que o tolo quer ouvir, basta o silêncio para distorcer seu modo habitual de se impor. Por isso, quando se diz por meio do silêncio, cala a arrogância. O silêncio é uma virtude que revela o olhar dos sábios.
Em um diálogo, é no silêncio dos intervalos que nos completamos nas falas. Se você tentar se impor, na tentativa do convencimento, bloqueará todos os sentidos de quem te escuta. Falar e silenciar, é como o sol e lua: quando um está presente, o outro não está. Exercitar o diálogo é tão necessário quanto praticar o silêncio. Observe, por exemplo, quando você fala. Quando no silêncio, você deixa de refletir sobre o que vai falar, você passa a adjetivar.
Em um mundo destituído de consciência, não queremos mais o silêncio. A fala reflexiva deu lugar às artificialidades postadas diariamente nas redes sociais. Quando temos a informação, mas não nos preocupamos com a formação, falamos o que escutamos. E como a nossa capacidade de ouvir está muito baixa, temos medo de que o mundo não saiba quem somos. Com isso, não importa ser, é preciso parecer e aparecer.
Eu te convido a uma reflexão! Que o seu silêncio interior seja abastecido com palavras de bondade e de amor, pois o silêncio sem essas palavras seria um vazio absoluto. Que o seu silêncio não seja a recusa da palavra, mas a possibilidade de dizer de forma honesta, sempre considerando quem vai te ouvir, não importando quem seja. E não se preocupe com o barulho, só por meio dele é que se revela o silêncio.
“Os antigos falavam pouco, liam pouco e pensavam muito sobre o pouco que falavam e liam. Hoje lê-se muito, fala demais e pensa de menos”. Clara Dawn
Pingback: 11 conselhos para as pessoas ansiosas |
ex: aplicado https://brazilwiths.wordpress.com/2017/12/15/infografico-historia-de-fato/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pingback: Há sabedoria no silêncio — | OXITERAPIA
é de meu interesse esse texto, e de todos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!! 😉 Abs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pingback: Há sabedoria no silêncio – Por Pitacos e Achados – Arte e Família
Perfeita reflexão! Amei de verdade.
Por isso, vou compartilhar no meu blog também para que ajude mais pessoas. Mas dando os créditos a quem é de direito, claro!
Abraços
CurtirCurtido por 2 pessoas
Excelente texto. Muito bom mesmo. O exercício do silêncio é o que nos proporciona centramento, foco. Quanto mais falamos, desgastamos o que, na verdade, queremos dizer. Uma grande lição é a de que temos uma compulsão para provarmos ao outro que temos razão em nossos pontos de vista e avaliações. Com isso canibalizamos o outro e impomos nossa opinião com base, muitas vezes apenas em nosso auto-centrismo. Diferentemente do que pensamos, o falar muitas vezes nos faz perder o foco em situações mais relevantes do que simplesmente praticarmos uma colonização cultural, muitas vezes baseada somente em opiniões pessoais, sem o mínimo contato com ensinamentos preciosos ou fontes confiáveis.
Ah, sim, quero copiar para meu blog, preservando, como sempre faço, a fonte.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá! Fico feliz que tenha gostado e obrigada pela sua colocação. Sábias palavras. Fique a vontade em copiar. Abraço
CurtirCurtir
O silêncio que fala…como o mundo pós-moderno carece de silêncio….excelente…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Cada vez mais… Obrigada!! Abs
CurtirCurtir
A própria Bíblia expressa o quão é importante a prática do silêncio. Há um provérbio que diz: “Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido”.
Provérbios 17:28
Um abraço Pitaquinha!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Ótima colocação!! Obrigada, abraços 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Il silenzio è d’oro…ha detto qualcuno e io confermo. A volte è fondamentale stare in silenzio, è un grande strumento che permette di venire in contatto con se stessi, fa riflettere, fa ascoltare, è educazione in alcuni casi…
CurtirCurtido por 2 pessoas
Bem isso, ele chega a ser necessário!! Bjs e boa semana! 😉
CurtirCurtir
Buona settimana a te 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
True! That’s absolutely true 🙂
Ciao
Sid
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada!! Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Como dizia Pitágoras: “Se o que tens a dizer não é mais belo do que o silêncio, então cala-te!” (Pitágoras). A pratica do silêncio, é realmente a pratica da sabedoria…
CurtirCurtido por 2 pessoas
Exato!! Obrigada, abs
CurtirCurtir