Faltar constantemente na academia, dormir sempre tarde, comer doce depois do almoço, usar repetidamente a função ‘soneca’ do celular. Os hábitos – bons ou ruins – são quase inflexíveis e, uma vez cultivados, se tornam difíceis de serem quebrados. Desencadeados por algum sinal, evento ou situação, no entanto, estas práticas podem, sim, ser substituídas.
Recente pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Duke (EUA) sugere que os hábitos deixam uma marca perene em áreas específicas do cérebro. Desta forma, alimentam nossos desejos. Para o estudo, os investigadores treinaram ratos saudáveis a terem hábitos de ingestão de açúcar de rigor variado. Durante o processo, que implicava acionar uma alavanca para ganhar os doces, foi comprovado que os animais continuavam a pressionar o objeto mesmo após os doces terem sido removidos.
Osmar José de Moraes, neurologista do Hospital Santa Catarina (SP), que também trabalha com redes neurais artificiais na Universidade de São Paulo (USP), esclarece que seguir alguns conselhos pode auxiliar as pessoas a abandonarem vícios e hábitos antigos. “Embora exija persistência e muita dedicação, é possível ‘reprogramar’ o cérebro para abdicar de comportamentos que nos aborrecem”, explica o especialista.
É possível eliminar os maus hábitos da vida de maneira simples

Para corrigir um hábito ruim é preciso, antes de tudo, reconhecê-lo. Pesquisadores do Departamento de Ciência do Cérebro e Cognitiva do MIT afirmam que o hábito é um ciclo composto de três etapas: o surgimento dos gatilhos que acionam determinado comportamento; uma rotina que se instaura; e, por fim, a recompensa que motivou a busca.
O especialista explica que qualquer hábito pode ser substituído, por mais difícil que pareça. “Ter ciência sobre os prejuízos que aquela determinada ação está trazendo ao seu dia a dia é o primeiro passo. Ao aceitar isso a reprogramação já esta iniciada. Seja o consumo excessivo de café, álcool ou doces, a ociosidade e o tédio causado pelo trabalho, ou, então, as desculpas para realizar atividades físicas. Tudo pode ser modificado desde que a pessoa escolha o alvo certo e, o mais importante, tenha persistência para modificar o próprio ‘drive mental’”, finaliza.
Hábitos são ativados (gatilhos) em determinadas situações. Descubra que situações são essas. Tente se observar por um dia ou dois. O que causou a ativação do hábito negativo.
Esses hábitos são geralmente atos inconscientes, que só percebemos depois de realizados. Mas apesar do banho de água fria, utilizei o termo difícil e não impossível. Portanto arregace as mangas e veja as dicas abaixo para eliminar hábitos indesejados:
Roer unha sempre quando fico indeciso sobre uma decisão que devo tomar.
- Tenha uma bola de exercícios perto do seu computador;
- Faça desenhos, coma uma fruta, coloque as mãos no bolso.
Me altero exageradamente quando o Fulano discute comigo na roda de amigos.
- Faça o exercício do silêncio e voltar ao assunto posteriormente.
Fico disperso no meu trabalho sempre que recebo uma atualização de uma rede social.
- Defina períodos para acessar suas mídias sociais, e respeite esses horários;
- Estipule só acessar quando terminar uma atividade por completo, por exemplo.
Sempre que penso em tudo que preciso fazer, fico irritado com meus colegas.
- Ao chegar no trabalho, antes de pensar nas atividades, faça o exercício de pensar e anotar todas as atividades do dia, depois tente priorizá-las, risque o que não irá caber nesse dia.
- Use outras técnicas de produtividade para evitar pensar em muitas tarefas.
Em reuniões onde preciso falar ativamente, fico movimentando minhas mãos sem parar.
- Entre com lápis e caneta em uma reunião que irá falar e desenhe;
- Use um clipes de papel e fique girando o mesmo, durante a reunião.
As sugestões acima servem para ilustrar possíveis soluções para esses casos hipotéticos. Pense o que você poderia fazer para substituir o mau hábito?
A ideia dessa técnica é exercitar o novo hábito diversas vezes até eliminar o hábito antigo. O processo todo demora tempo e precisa ser praticado, mas como é possível identificar o comportamento causador fica fácil nos darmos conta de que o mau hábito está se aproximando e imediatamente podemos ativar o novo hábito.
Esse post apresentou uma estratégia simples mas eficiente para eliminar maus hábitos. Que tal tentar usá-la? Teste-a, adapte-a as suas necessidades.
Pingback: Problemas com hábitos? Experimente essas três atividades | Blog Pitacos e Achados
Mais um artigo de sucesso. Parabéns e estou fã 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, fico super feliz!! Seja bem vinda. Bjs 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
De nada 😊
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tenho muitos hábitos para serem eliminados. Valeu pelas dicas. Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Senso assim, sucesso! 😉 Obrigada, bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Excelente artigo! Comigo resultou e acabei por perder peso e deixar de fumar. Reconhecer os maus hábitos e arranjar estratégias para vencer. :-*
CurtirCurtido por 1 pessoa
Força de vontade pra mim diz tudo. Parabéns!! Abs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vou colocar em prática já, ameiii 😘
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fico feliz!! Obrigada, bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Esse post veio super à calhar com o impasse que estou vivendo… tenho o péssimo hábito de dormir tarde e acordar tarde! Quero muito mudar isso, mas essa “reprogramação” exige muita disciplina e força de vontade, e ainda estou patinando pra conseguir kkkkk
Mas já estou no caminho certo, pq já reconheço essa necessidade… hehehe
Ah, Meu blog estava parado e passando por reformulações e eu não estava podendo postar.. agora que está pronto estou muito feliz e te convido a conhecer e assinar a newsletter se gostar, para poder me acompanhar! 😀
Eu me cadastrei em seu blog pq gostei e tb vou te acompanhar!
Muitos bjinhos e sucesso!!!
http://www.cissytavares.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada querida!! Sucesso no blog e na sua reprogramação. Bjs
CurtirCurtir
Realmente eliminar os maus hábitos é uma tarefa que requer paciência e força de vontade. Vou tentar me movimentar mais e deixar a preguiça de lado para ter uma qualidade de vida melhor. Adorei a dica! Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Exatamente isso!! Obrigada e sucesso. Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pingback: Como eliminar os maus hábitos da vida. | Anais du SaBUri
E’ difficile eliminare le brutte abitudini…ma ci si può provare 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, tem que ter muita força de vontade! Mas não é impossível. Bjs 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns pelo texto. Um tema instigante para todos é muito útil as sugestões dadas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!! Abs
CurtirCurtir