Tomar distância dos conflitos melhora nossa saúde física e emocional

alejarte

Olá pessoal!!

Tomar distância dos conflitos melhora nossa saúde física e emocional. Há pessoas que nos esgotam, que nos consomem a energia e que aniquilam nossa capacidade de reação. São verdadeiros destruidores de nossa saúde e de nossa paz interior, adoecem nossa capacidade emocional e distorcem nossa sensibilidade.

A verdade é que, com o passar do tempo, acabamos nos enganando com muitas das pessoas que acreditávamos conhecer, e nos damos conta de que vivíamos submetidos às suas exigências, seus argumentos, seus comportamentos e, sobretudo, suas emoções tóxicas.

Estas pessoas não sabem respeitar nem considerar os outros, elas os utilizam como marionetes de seu mau caráter e como alvos de seus conflitos externos e internos. Elas não vivem nem deixam viver e, como consequência, freiam o desenvolvimento e crescimento pessoal dos que as rodeiam.

Pode ser que o façam de maneira consciente ou não, mas o fato é que nos esgotam e nos intoxicam fazendo com que nos sintamos vulneráveis, que nos zanguemos com facilidade ou que tenhamos vontade de ir embora e deixar tudo para trás.

Entretanto, nem sempre é possível nos afastarmos fisicamente dessas pessoas, pois, por exemplo, podem ser familiares ou colegas de trabalho. Não obstante, se tivermos a possibilidade de impor uma distância física, isso seria o complemento mais apropriado para a nossa saúde.

Possamos ou não fazê-lo, o que é verdadeiramente importante é obter um distanciamento emocional. Ou seja, o melhor é conseguir ter força suficiente para nos mantermos fora de sua capacidade de ação, para que seus comportamentos não nos influenciem.

esperar-420x335

Como podemos conseguir nos distanciar emocionalmente de alguém que nos faz mal?

Se você tiver em sua vida alguém que lhe faz mal, pode agir com a vantagem da antecipação, pois sabe que suas reações ou suas intenções serão cada vez mais previsíveis.

Nesse sentido, cabe assinalar o que comentávamos anteriormente: talvez as pessoas que nos rodeiam não queiram criar um ambiente ruim, mas elas não sabem se relacionar com o entorno de outra maneira.

Ou seja, ao deixar de dar importância ao que essas pessoas fazem e parar de focar sua atenção nos problemas que estão criando, você disporá da sua vida para ter mais oportunidades de crescimento e deixará de minar suas forças e sua autoestima.

Por essas razões, temos que agir com as expectativas. Esperamos tanto dos outros que somos incapazes de aceitar a realidade tal e como ela é. Isso gera desilusões e submissões, alimentando uma atmosfera em que fica muito complicado respirar.

Manter a perspectiva nos ajudará a obter certa indiferença e nos fará descer dessa montanha-russa emocional, conseguindo separar nossas preocupações das dos demais e nos libertando de suas inseguranças e de suas reações desproporcionais.

A ideia é esclarecer nossa mente e poder expor nossos pensamentos e emoções sem medo das consequências quando chegar o momento. Isso terá um resultado tão rápido e direto quanto satisfatório: nossos problemas diminuirão e poderemos viver em paz.

caminho-da-vida

Quando nos afastamos da dor, nos aproximamos da felicidade

Afaste-se do medo e aproxime-se da indiferença. Não insista tentando manter uma boa impressão para os outros ou pensando que eles sempre têm boas intenções.

Dizem que quando alguém tem a intenção de nos machucar, o melhor desprezo é não dar atenção a ele; quer dizer, não deixar que a pessoa diminua nossa autoestima e ignorar suas mensagens negativas.

Os ambientes tóxicos e conflitivos têm uma capacidade de contaminação devastadora para nossa saúde e quanto mais distância emocional mantivermos deles, melhor vamos nos sentir.

A vida é muito curta para viver angustiado. Por isso, ame as pessoas que a tratem bem e se distancie dos que não o fazem. Sem remorsos.

 Fonte: La Mente es MaravillosaPitaquinha

Acompanhe o blog nas redes sociais!!

 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Aproveito e agradeço todos os momentos da minha vida. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

44 respostas para Tomar distância dos conflitos melhora nossa saúde física e emocional

  1. Verdade, existem pessoas “tóxicas” né?
    Muito bom!
    Beijo beijo beijo

    Curtido por 1 pessoa

  2. Petitluxo disse:

    Nossa adorei o post, é bem verdade temos que fazer isso afastar do que nos faz mal…Bjuss
    http://www.petitluxo.com

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oliveirawa disse:

    Duas são nossas batalhas diárias…rsrsr o Interior e o Exterior, o grande desafio talvez seja conciliar o nosso com o vosso……rsrsr Parabéns pelo texto!

    Curtido por 1 pessoa

  4. fulvialuna1 disse:

    Effettivamente sarebbe meglio allontanare chi ci crea problemi, anche se a volte è difficile.
    Un conflitto è comunque una guerra, fisica e psichica e come tutte le guerre porta solo disastro.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Ótimas dicas, e concordo que fica distante é bem melhor!
    Beijos..

    Curtido por 1 pessoa

  6. Gostei muito do seu post e compreendo-o tão bem.
    O distanciamento é fácil até certo ponto mas quando se trata dos pais, já não é a mesma coisa.
    Há amores tóxicos, que não deixam respirar, que nos afundam, que nos magoam…nem sei bem se a isso devo chamar amor. E no entanto as negras nunca foram visíveis por fora.
    Hoje sei que quanto mais longe, mais me sinto desabrochar, mais brilho tenho e mais sorrio. Foram preciso mais de 40 anos para chegar a essa conclusão e muitas lágrimas! Duro, né?

    Curtido por 3 pessoas

    • Ô linda, não deve ter sido fácil mesmo. já passei por um amor tóxico, que graças, eu consegui me libertar, mas tem q estar longe assim como você disse! Fico feliz que você conseguir desabrochar e desejo tudo de bom e muitas felicidades. Bjs ❤

      Curtir

    • KAMBAMI disse:

      Tenha certeza que não digo todas as pessoas mas muitas delas como você e eu já passamos por essa experiência. Gostei de ler e ver que de fato não estamos sós, os conflitos humanos estão ai para nos por a prova. O mais importante nisso tudo é a superação mesmo que tardia, batalhas sentimentais existem e são fortes, mas nada como um dia após o outro. Vencemos e isso é o que importa, agora é manter a vitória não como troféu mas como algo de valor que possamos passar adiante. Felicidades! 🙂

      Curtido por 2 pessoas

  7. Realidade pura! Estou aprendendo a ir por esse caminho!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Lele Zucco disse:

    Maravilhoso!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Dexaketo disse:

    Republicou isso em DEXAKETO.

    Curtido por 1 pessoa

  10. isabelatchuca disse:

    Pitaquinha sua linda !!!! Seu texto me representa ,minha vida melhorou bastante depois que eu comecei a evitar muitas energias negativas ,ás vezes agente percebe a energia estranha ,mas por amizade agente finge que não vê ne? Pois é…isso faz um mal danado.Graças á Deus estou aprendendo a lidar ,bjs querida

    Curtido por 1 pessoa

  11. Ana Buranello disse:

    Amei a frase ” Quando nos afastamos da dor, nos aproximamos da felicidade” ❤

    Curtido por 1 pessoa

  12. O grande desafio e quando a toxicidade vem de alguem a quem voce deve respeito e depende de voce!

    Curtido por 1 pessoa

  13. KAMBAMI disse:

    Ótimo texto para reflexões, obrigado sempre! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  14. Vivo isso diariamente…o pior realmente é quando não podemos evitar a presença destas pessoas, o segredo é ignorar mesmo!! Ótimo post!!

    Curtido por 1 pessoa

  15. lumenezes40 disse:

    Muito bacana, como sempre, querida: agora é por em prática. Lembrar de ser filtro, antes que vire esponja…risos…

    Curtido por 1 pessoa

  16. Claudinha disse:

    Isso é muito verdade. Eu tinha uma “amiga” em que a única conversa era me perguntar as coisas e ela dar opiniões sobre tudo. Isso acabava me sugando a energia e nem sabia. Um dia quando caiu a ficha eu me distanciei e hoje em dia não me faz falta nenhuma. Ótimo post 😊

    Curtido por 1 pessoa

  17. assimopino disse:

    Gostei muito do post. Pessoas assim são um perigo para si mesmas e para todos com quem se relacionam. Não há como manter uma amizade verdadeira com elas porque acabam sempre magoando vc. Tentei durante muito tempo ser amigo de alguém assim, mas finalmente acabei me afastando. Não me arrependo nem um pouco.

    Curtido por 1 pessoa

  18. Zezinha disse:

    Melhora sim, e muito!! Ótimo post Pitaquinha! Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  19. Verdade , a melhor coisa a se fazer é se afastar de pessoas que nos fazem mal , que só nos levam pra trás , temos que desapegar dessas más influência 😂
    Paaarabens pelo blog e muito sucesso ! ❤

    Curtido por 1 pessoa

  20. vileite disse:

    Muito bom !

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s