Vamos controlar o mau humor?

HT-Grumpy-Baby-Original-EM-16x9-608-jpg_024944

Olá pessoal!!

Seu corpo não precisa de nenhum acontecimento mágico para responder com uma carga de bom humor. Certo?

Atividades de rotina, como uma boa relação sexual ou a prática de exercícios físicos, são capazes de transformar a cara mais carrancuda num sorriso amável. Quem está por trás do fenômeno são os neurotransmissores, serotonina, endorfina, dopamina e noradrenalina, produzidos pelo cérebro em resposta a diferentes estímulos com a intenção de nos deixar relaxados.

Entre as funções dessas substâncias, estão melhorar o humor e a memória, aumentar a resistência e a disposição física e mental, fortalecer o sistema imunológico e a aliviar a sensação de dor.

No entanto, não adianta esperar que essas substâncias façam o trabalho sozinhas, é preciso estimular a produção de neurotransmissores em nome do humor.

Para saber se você tem uma rotina que favorece o alto astral, leia e aproveite as dicas dos especialistas. 

1 – Ouvir música interfere no humor – Ouvir música não só influencia no bom humor como também previne doenças cardíacas. Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, analisou um grupo de participantes que ouviu primeiro uma música que lhes trouxesse uma sensação de bem-estar, depois outra que eles considerassem estressantes. Quando ouviam suas músicas favoritas, além do aumento da produção de serotonina, foi observada a dilatação das paredes dos vasos sanguíneos, causando o aumento do fluxo de sangue. Por outro lado, quando os participantes do estudo ouviram músicas que consideravam estressantes, os vasos se contraíram e os níveis de serotonina diminuíram, uma resposta potencialmente prejudicial à saúde por reduzir o fluxo de sanguíneo e influenciar diretamente no humor.

2. Tomar sol influencia em nosso bom humor – A luz solar está associada ao aumento da produção de serotonina, prevenindo e até tratando a depressão. Além disso, tomar sol ajuda na síntese da vitamina D, e essa por sua vez ajuda na transformação das proteínas que ingerimos em serotonina. Só não esqueçam do protetor solar.

3 – A dieta pode causar mau humor –  Além de fragilizar a imunidade, uma dieta pobre em nutrientes também pode causar mau humor. Níveis baixos de vitaminas do complexo B e D favorecem o aparecimento da depressão. Tanto a vitamina D quanto a B ajudam a transformar a proteína da alimentação em serotonina. Esses alimentos também tendem a favorecer a absorção da medicação antidepressiva. Outro nutriente importante é o ômega 3, que melhora a comunicação dos neurotransmissores no cérebro, melhorando o humor e as outras atividade cerebrais. 

4. A atividade física ajuda no bom humor – A endorfina, um dos hormônios do bom humor, é produzida em resposta ao exercício físico. Os exercícios aeróbicos básicos de alongamento e flexão são suficientes para relaxar o corpo e aumentar a produção de endorfina, melhorando o humor.

5. Mascar chiclete aumenta o bom humor – Pesquisadores da Universidade de Princeton descobriram que a produção de serotonina aumenta de duas a cinco vezes quando praticamos atividades repetitivas simples, como andar de bicicleta ou correr. As pesquisas indicam que o simples ato de mascar chiclete, por sua repetição, pode aumentar a atividade da serotonina, melhorando o humor e ainda reduzindo o apetite. 

6. A respiração influencia em nosso humor – Existem diversos estudos que comprovam a ação da respiração no alívio da angústia e da tristeza. Segue os melhores exercícios: Segure completamente a respiração e aguarde com atenção a vontade ou a necessidade crescente de respirar. Aguente até o limite do tolerável e então solte a respiração. – Tape a narina direita com o polegar, coloque o indicador entre os olhos, e inspire profundamente. Em seguida, tape a narina esquerda, expire. Inspire novamente pela narina esquerda, feche-a e expire pela direita. Repita calmamente esse exercício por cinco minutos, pelo menos duas vezes ao dia.

7. Uma boa noite de sono é capaz de deixar você bem-humorado – Dormindo pouco, o corpo não tem tempo suficiente para repor as energias e deixar as funções cognitivas funcionando como deveriam. E isso acaba gerando estresse. 

8 – Sexo interfere no humor – O processo chamado “Ciclo de Resposta Sexual” – que consiste em desejo, excitação, orgasmo e resolução, nessa ordem – é extremamente benéfico para a produção dos hormônios antidepressivos. Sexo é prazeroso porque reequilibra o organismo, descarrega tensão e proporciona uma sensação de bem-estar.

Pitaco: Que a felicidade vire rotina, o bom humor se transforme em um dos nossos sentidos e que o amor… ah, o amor faça morada em nosso coração!

http---signatures.mylivesignature.com-54493-325-F86BF4BE0CF45C99F8764AEFD31C8F8A

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

41 respostas para Vamos controlar o mau humor?

  1. Juju Bela disse:

    Adorei as dicas. Não tem nada pior que encontrar com gente de mau humor.
    Bjinhos Pitaquinha

    Curtido por 3 pessoas

  2. Zezinha disse:

    Dicas sensacionais e fáceis. Eu me deparo todos os dias com gente mal humorada e não é nada bom.
    Bjocas

    Curtido por 2 pessoas

  3. Em relação a dica número 7 que trata do sono, o meu pitaco é dizer que para aqueles que sofrem com apneia que procurem nas farmácias um acessório conhecido como “respire melhor”. Não tem contra indicação. Ajuda muito nas noites de sono. O meu segundo pitaco é ter um colchão apropriado para dormir, levando-se em conta o peso dos ocupantes com a densidade do colchão, além de se optar por um modelo que seja semi-ortopédico ou ortopédico, de mola ou de espuma. Juntando estes dois pitacos, na minha opinião a dica 7 fecha com chave de ouro com as demais dicas. Obrigado por trazer estas dicas importantes. Abraço.

    Curtido por 3 pessoas

    • Obrigada você meu amigo pelos pitacos. São ótimos e concordo com você. Temos que ter boas condições para uma boa noite de sono. Eu já ouvi falar do “respire melhor” e vou repassar suas informações também. Aguardo seus novos pitacos. rsrs Abraço

      Curtido por 3 pessoas

  4. Alane Santana disse:

    Axo q por isso vivo sorrindo o/ o/
    Acrescentaria ter um diário de gratidão rs

    Curtido por 1 pessoa

  5. Nada como atividades físicas e uma boa noite de sono.
    Abraços Pitaquinha.

    Curtido por 2 pessoas

  6. Ellen Soares disse:

    Oii flor!!!! Ameiiii as dicas!!!! Dormir, escutar música e tomar sol realmente melhoram meu humor!! Ótimo post!!! Beijos

    http://www.amigasevaidosas.com

    Curtido por 2 pessoas

  7. Fadabela disse:

    Era isso mesmo que eu estava precisando!
    Ainda mais agora com esse horário de verão que acaba comigo.
    Obrigada querida Pitaquinha. Beijinhos

    Curtido por 2 pessoas

  8. Diana disse:

    Sono e sol… concordo MUITO!! hehe

    Curtido por 2 pessoas

  9. Fadabela disse:

    Desse mal eu não sofro. Ufa! Bjinhos

    Curtido por 2 pessoas

  10. Nete Lago disse:

    Olá, boa tarde!!!!!

    Dicas maravilhosas. Amei a sua mensagem final!!!
    É isso aí, vamos construindo a nossa felicidade até o dia em que ela será concreta e nada exterior irá nos tirar a paz porque a paz já está em nós!!!!
    Muito bom humor e muita felicidade!!!!

    Beijosss

    Curtido por 2 pessoas

  11. Saltibum disse:

    Ótimas dicas! Bjs 🙂

    Curtido por 2 pessoas

  12. fabianadalcol disse:

    Oi Pitaquinha, tudo bem? Nossa, tudo a ver, eu quando durmo mal, nossa fico sem paciência com tudo,bem mal humoradinha..rs…. Beijinhos!

    Curtido por 2 pessoas

  13. Sempre Alerta disse:

    Eu preciso melhorar muito ainda mudando alguns hábitos. Tem dias que nem eu me aguento.
    Obrigada pelo post. Você me faz refletir. Bjão

    Curtido por 2 pessoas

  14. Maria Lúcia Marangon disse:

    Nada melhora mais o meu humor do que ouvir música. E se eu estiver ouvindo e cantando, então, eu fico melhor ainda. rsrs
    Beijos! 🙂

    Curtido por 2 pessoas

  15. Lele Zucco disse:

    ”ah, o amor faça morada em nosso coração!” sempre! ❤ adorei o post.

    Curtido por 2 pessoas

  16. Ameiii as dicas! Verdade.. Temos que estimular o bom humor sempre..
    Beijos

    Curtido por 2 pessoas

  17. Paco disse:

    Só bebendo uma gelada na beira da praia.
    Xó mau humor.

    Curtido por 1 pessoa

  18. Pingback: Vamos controlar o mau humor? – Turbonauta – Rede de Informações

  19. Pingback: Vamos controlar o mau humor? – Turbonauta – Rede de Informações

  20. sâmara disse:

    Caramba!!! Adorei as dicas… preciso colocar algumas em pratica!
    Parabéns pelo post

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s