10 benefícios da aveia para saúde – Parte I

10 benefícios da aveia para saúde - Parte I!!  https://pitacoseachados.com

Olá pessoal!

Hoje é dia de mais um benefício! Ela é o típico ingrediente que está no topo da lista de qualquer repertório dos Nutrólogos, ou dos especialistas em nutrição. A aveia!!

Você sabia que a aveia foi um dos primeiros alimentos a receber o título de funcional? Além de fornecer substâncias essenciais ao organismo, ela é capaz de prevenir certas doenças.

Aveia é considerada uma super refeição que oferecem muitos benefícios para a saúde, se você comê-la em uma base regular. Ela é simples de preparar e é uma das melhores opções disponíveis para começar o seu dia bem. Tenha certeza que você está comendo mingau de Aveia natural, porque muitos dos tipos instantâneas pré-embalados de farinha de aveia contêm altos níveis de açúcar e outros ingredientes pouco saudáveis.

Conheça mais sobre os 10 benefícios da aveia para saúde.

aveia 8

1 – Colesterol: Muitos médicos aconselham seus pacientes a comer mingau de aveia todos os dias, se eles estão lutando contra um colesterol alto. A Aveia é rica em fibras solúveis, o que reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) sem afetar negativamente o bom colesterol (HDL).

2 – Coração: Os antioxidantes na Aveia protege contra doenças cardíacas. Os “lignanas” da farinha de aveia, também ajuda a prevenir doenças cardíacas.

3 – Diabete: Se uma pessoa tem diabetes, a farinha de aveia podem ser eficaz na manutenção de baixos níveis de glicose no sangue. A fibra solúvel na aveia retarda a digestão do amido, que por sua vez ajuda a prevenir um rápido aumento do açúcar no sangue.

4 – Câncer: A aveia contém fitoquímicos, que mostraram ser uma forma eficaz e de prevenção do câncer. Suspeita-se também que a fibra insolúvel na aveia ajuda reduz a toxicidade em certos tipos de ácidos biliares, o que por sua vez reduz o risco de vários tipos de canceres.

5 – Asma: Um estudo recente concluiu que a ingestão de grãos integrais podem ajudar a reduzir o risco de asma na infância. Aveia é um grão inteiro que são benéfico para as crianças que tem risco de asma.

6 – Digestão: A fibra é essencial para manter os movimentos intestinais regulares, e a aveia contêm fibras solúveis e insolúveis. Os dois tipos de fibras vão ajuda a manter a digestão saudável e ajudam a assegurar que os resíduos são movidos através dos intestinos, de modo que ele pode ser expelido.

7 – Perda de peso: A Aveia é um ótimo café da manhã, se você está tentando perder peso. Comer aveia vai encher o seu estômago sem consumir uma grande quantidade de calorias. Além disso, a aveia irá mantê-lo a se sentir mais completo, o que impedirá lanches entre as refeições( sensação de saciedade).

8 – Sistema nervoso central: graças às vitaminas do complexo B que a aveia contém, desenvolve, mantém e equilibra o funcionamento do sistema nervoso.

9 – Tireoide: principalmente o hipotireoidismo, por conter iodo, um mineral que ajuda a manter o correto funcionamento da glândula.

10 – Osteoporose: por conter altos níveis de cálcio, necessários para uma boa saúde óssea, evitando a desmineralização.

Dicas simples para consumo

A recomendação dos nutrólogos é consumir, no mínimo, três colheres de sopa de farelo de aveia por dia, algo equivalente a meia xícara de chá. Vale polvilhá-lo sobre a salada de frutas ou de folhas, ou usá-lo no preparo de uma massa para bolos, pães ou biscoitos. Se preferir, invista em quatro colheres de sopa da farinha obtida do cereal.

Os Possíveis efeitos colaterais são mínimos

Como o farelo da aveia causa saciedade, para os gulosos pode ser um tiro no pé. Pode aumentar o volume da evacuação e provocar gases intestinais. Casos raros de Dermatite de Contato (Coceira na pele em contato com o farelo) foram relatados em pessoas mais sensíveis.

Pitaco: Celíacos deverão evitar o consumo pois o grão contém Glúten.

http---signatures.mylivesignature.com-54493-325-F86BF4BE0CF45C99F8764AEFD31C8F8A

  Acompanhe o blog nas redes sociais!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Aproveito e agradeço todos os momentos da minha vida. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

16 respostas para 10 benefícios da aveia para saúde – Parte I

  1. Eu tenho a aveia como parte fiel da minha alimentação há 3 anos por indicação médica, e acabei gostando muito, não abro mão.

    Curtido por 2 pessoas

  2. moaralacerda disse:

    Coloco aveia direto na batida de uma vitamina

    Curtido por 2 pessoas

  3. Glau Palhares disse:

    Minha mãe me viciou em aveia quando eu ainda era um bebê. Amo aveia! Delicia!! ❤️

    Curtido por 2 pessoas

  4. Jane Oliveira disse:

    Adorei os benefícios da Aveia. Já coloquei na lista de mercado do mês ehehehee bjs

    Curtido por 2 pessoas

  5. vileite disse:

    Aveia de qualquer forma como farelo, farinha,flocos grossos ou finos é muito boa e saudável.

    Curtido por 2 pessoas

  6. fabianadalcol disse:

    Parabéns pelo post.

    Curtido por 2 pessoas

  7. Pingback: Benefícios da aveia para saúde – Parte II | Pitacos e Achados

  8. Saltibum disse:

    Depois de saber de tudo isso vou incluir na minha dieta.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Muito bom, como aveia desde criança. Abs

    Curtido por 1 pessoa

  10. Pingback: 10 benefícios da aveia para saúde – Parte I – Turbonauta – Rede de Informações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s