Há algum tempo, houve uma certa movimentação nas redes sociais aqui no Brasil para promover os supostos benefícios para a saúde humana da chamada “água alcalina”, o que mais uma vez vem a mostrar que basta uma moda de estilo de vida começar a ser desacreditada lá fora para que se tente exportá-la aqui para o Brasil. Sob diversos aspectos, a água alcalina tem forte potencial de se tornar o novo sabonete antibacteriano.
Relembrando um pouco da química do Ensino Médio, uma solução é “ácida” se tem excesso de íons H+, e “alcalina”, se sobram íons OH-. A relação entre esses íons é medida numa escala chamada pH, onde o pH 7 representa um estado neutro. Se o pH estiver abaixo de 7, temos acidez e, acima de 7, alcalinidade. Como H+ + OH- = H2O, a água pura deveria ser neutra, com pH 7,0. Mas praticamente toda água disponível na natureza (e nas torneiras) contém outros materiais dissolvidos, logo costuma ter uma queda para um lado ou para o outro, dependendo da fonte e das circunstâncias.
A ideia de que a água alcalina traz benefícios para a saúde maiores que os da água potável comum ajuda, é claro, nas vendas de águas minerais onde o conteúdo alcalino natural predomina, mas o principal beneficiário dessa onda – e, supõe-se, seu instigador – são os fabricantes e vendedores de certos equipamentos que prometem “corrigir” a acidez da água ordinária, tornando-a mais alcalina e, portanto, “melhor”. Qual a lógica por trás disso?
Em linhas gerais, nenhuma. Promotores da água alcalina dizem, entre outras coisas, que a dieta contemporânea, com seus excessos de gordura e açúcar, tende a tornar o sangue humano “mais ácido”, e que a água alcalina ajudaria a corrigir isso; ou que a água alcalina teria propriedades “antioxidantes”, comparáveis às de certas vitaminas.
É verdade que uma dieta enriquecida de gorduras e carboidratos gera dióxido de carbono, que tem um efeito acidificante. Mas o corpo humano conta com poderosos mecanismos regulatórios, envolvendo principalmente a respiração e a função renal, para impedir que eventuais desequilíbrios afetem o pH do sangue, que é mantido, rigidamente, num nível um pouco alcalino, por volta de 7,4. Qualquer grande variação representa um problema grave de saúde.
O envenenamento por metanol deixa o sangue ácido, bem como uma condição vinculada à diabete chamada cetoacidose, mas tanto a cetoacidose quando o envenenamento são situações agudas e potencialmente letais, com tratamento hospitalar, não “desequilíbrios” crônicos que se corrigem com um copo de água milagrosa ou um antiácido.
A dieta pode alterar o pH da urina, mas – como todo mundo já deve ter notado – urina não é sangue.
Mesmo se a dieta pudesse acidificar o sangue, no entanto, não seria o consumo de água alcalina que iria fazer diferença. Por quê? Porque o estômago humano é um ambiente incrivelmente ácido. Uma vez que a água alcalina entre em contato com o ácido gástrico, seu pH alto é simplesmente anulado.
No início do ano passado, uma ONG de defesa dos consumidores dos Estados Unidos publicou, no jornal Washington Post, um longo artigo sobre o assunto, com uma avaliação bem negativa das alegações de vantagens trazidas pela água alcalina. E em janeiro deste ano, o órgão de vigilância sanitária das Filipinas emitiu um duro alerta contra “alegações falsas, enganosas” de benefícios para a saúde, feitas como parte de um “estratagema” para vender filtros de água alcalina. “Consumidores são avisados para não cair vítimas desses vendedores inescrupulosos”, diz a advertência.
Uma coisa eh uma promocao de vendas, qnd tem um produto inventam varios beneficios para vender, inventaram filtros e outras coisas! Outra coisa eh a verdade, algumas coisas que funcionam, segundo o Otto Heinrich Warburg, ganhador do Prêmio Nobel em 1931,A causa principal e a prevenção do câncer é a deficiência de oxigênio, A deficiência de oxigênio leva o corpo humano a um estado de acidez.
A nossa dieta desempenha um papel fundamental na manutenção de níveis adequados do pH do corpo.
Um pH equilibrado significa o equilíbrio de ácido e alcalino em todos os fluidos e células do organismo.
Para ser saudável e imune a doenças, nosso corpo deve equilibrar o pH do sangue em um nível ligeiramente alcalino de 7,3.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Alexandre pela sua participação no comentários. Abs
CurtirCurtir
Quase cai nessa. Muito bom.
CurtirCurtido por 1 pessoa