6 razões para não esfregar os olhos

Esfregar os olhos é mais prejudicial do que você pensa

Acordar não é a mesma coisa sem esfregar preguiçosamente os olhos lacrimejantes, mesmo sabendo no fundo que pode não ser uma boa ideia. Esta é uma luta muito familiar para tantas pessoas. Você pode até ficar tentado a pensar que esfregar os olhos não é grande coisa, mas na realidade, a verdade é o oposto disso.

Esfregar a pele delicada e fina da área dos olhos pode ter consequências terríveis para a saúde dos olhos e a aparência da pele. Este artigo ajudará você a entender como a fricção frequente pode prejudicar a área dos olhos e o que você pode fazer para parar de esfregar os olhos com muita frequência.  

As consequências de esfregar os olhos

Os dermatologistas apontam que a área dos olhos tem a pele mais fina e delicada de todo o corpo. É por isso que esfregar essa área mais do que apenas duas vezes por dia pode ter um efeito prejudicial na aparência e na saúde da sua pele.

Os médicos encontram os seguintes problemas que resultam da fricção frequente dos olhos:  

1. Olheiras

Esfregar os olhos pode levar a olheiras escuras. O atrito danifica os vasos sanguíneos minúsculos sob a pele, fazendo com que eles se rompam e sangrem. Como resultado, você observará olheiras sob os olhos chamadas hiperpigmentação pós-inflamatória. Felizmente, isso não é um dano permanente, mas pode retornar se você adquirir o hábito de esfregar os olhos novamente.

2. Danos na córnea

A fricção crônica dos olhos também pode causar danos além da pele. Arranhões microscópicos na córnea – a camada protetora transparente que cobre a íris e a pupila – e bastante comuns também. Gradualmente, os arranhões podem levar ao afinamento da córnea, o que, por sua vez, piora sua visão e causa visão embaçada e astigmatismo.  

3. Rugas ao redor dos olhos

As rugas se desenvolvem quando a pele perde elasticidade. E quanto mais fina a pele, maior o risco de desenvolver rugas precocemente. Como a pele ao redor dos olhos é muito delicada, mesmo danos mecânicos aparentemente menores, como esfregar os olhos, podem esticar a pele e levar a rugas prematuras. A fricção repetida também pode fazer com que a pele pareça seca, o que acentua as rugas.

4. Glaucoma fica pior

Glaucoma é uma doença em que o nervo óptico é danificado. Gradualmente, aparecem mais e mais manchas do campo de visão de uma pessoa, levando à cegueira. Na maioria dos casos, o tratamento do glaucoma envolve a redução da pressão intraocular. A fricção frequente dos olhos pode comprometer o tratamento e causar picos de pressão ocular, acelerando a progressão do glaucoma.

5. Olhos vermelhos e lacrimejantes

As pessoas costumam dizer que seus olhos parecem vermelhos e cansados? A fricção pode fazer com que os minúsculos capilares dos olhos se quebrem e se rompam, o que dá aquela aparência familiar de sangue nos olhos.

6. Aumento do risco de infecção ocular

Neste ponto, todos estamos cientes de que nossas mãos precisam ser lavadas com frequência e que os germes estão ao nosso redor. Então, por que ainda achamos que não há problema em esfregar os olhos com as mãos sujas ao longo do dia? Realisticamente, não é, e cada vez que você faz isso, você está potencialmente expondo os olhos a germes. Bactérias e vírus podem entrar na corrente sanguínea através dos olhos, e a fricção crônica dos olhos está ligada a um risco aumentado de conjuntivite e conjuntivite.

Aqui estão algumas boas notícias para manter em mente. Embora esfregar os olhos seja prejudicial, usar óculos de natação e puxar levemente a pálpebra, como quando você coloca lentes de contato ou aplica maquiagem nos olhos, não causa efeitos negativos à saúde. Da mesma forma, um leve movimento de tapinhas ou toques ao aplicar produtos para a pele ao redor da área dos olhos não causará danos.

Por que os olhos coçam?

Da doença do olho seco a alergias, seus olhos podem coçar por vários motivos. Se a coceira fizer com que você esfregue os olhos com frequência, agende uma consulta com seu médico para resolver o problema. Um médico pode prescrever gotas tópicas de esteróides, anti-histamínicos ou gotas hidratantes para reduzir a coceira.

Aprenda a parar de esfregar os olhos

Em muitos casos, esfregar os olhos é apenas um hábito prejudicial. Embora possa levar algum tempo para quebrar o hábito, a maioria dos efeitos negativos da fricção crônica dos olhos é reversível, então você notará uma diferença positiva rapidamente.

Aqui estão várias dicas úteis que podem ensiná-lo a parar de esfregar os olhos:

  • Aplique uma compressa fria dobrando um pano limpo e úmido sobre os olhos quando sentir vontade de esfregar os olhos com coceira.
  • Se você usa lentes de contato, volte para os óculos por algumas semanas. Os óculos irão ajudá-lo a estar mais atento à frequência com que sente a necessidade de esfregar os olhos e dar-lhe a oportunidade de evitá-lo.
  • Ao lavar os olhos, evite usar esponjas ou panos. Em vez disso, massageie suavemente a espuma do produto de limpeza com os dedos e enxágue bem.
  • Se seus olhos estiverem inchados ou irritados, use um rolo facial ou tapa-olhos para acalmar a pele das pálpebras e reduzir o inchaço.
  • Sempre que sentir que algo ficou preso em seus olhos, lave-o usando gotas de soro fisiológico ou uma solução para lavagem dos olhos em vez de esfregar o olho.
  • Trate a causa subjacente da coceira nos olhos, seja alergia ou doença do olho seco.
  • Use óculos de sol ou óculos de proteção quando estiver ao ar livre ou envolvido em atividades como esportes ou trabalhos de reparo.

tudoporemail

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para 6 razões para não esfregar os olhos

  1. Anônimo disse:

    Não faz bem mesmo.

    Curtir

  2. Anônimo disse:

    Parando… 3,2,1.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Juju Bela disse:

    Depois que levei uma bronca do meu oftalmologista, nunca mais cocei.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Ótimas dicas de como parar de coçar.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Muito bom saber.

    Curtido por 1 pessoa

  6. tche liga disse:

    Foi bom este artigo para explicar para meu pai. Ele esfrega constantemente os olhos, mesmo o médico já tendo dito que ele não deve fazer. Agora ele sabe o que fazer para evitar.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Pingback: 6 razões para não esfregar os olhos – CURIOSIDADES NA INTERNET

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.