10 cuidados que se deve ter ao usar lentes de contato

Visão não é brincadeira! Precisamos sempre tomar os cuidados mais indicados pelos médicos para garantir que nossa visão não seja comprometida. 

As lentes de contato são uma ótima alternativa para a correção de problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo — e até mesmo para uso estético. No entanto, como se trata de um corpo estranho que é colocado diretamente no olho, elas precisam de muitos cuidados.

Embora seja um método prático, seguro e confortável, os usuários de lente de contato devem estar sempre alertas com os cuidados essenciais para não causar danos à visão,  tendo acompanhamento profissional.

Confira 10 cuidados essenciais que se deve ter ao usar lentes de contato:

1. Lave as mãos: nunca se deve manipular as lentes de contato sem antes lavar as mãos com água e sabão.

2. Limpe bem as suas lentes: com os produtos adequados e recomendados pelo oftalmologista. Nunca lave a lente com água de torneira ou soro fisiológico.  O mais indicado é iniciar a limpeza sempre com a lente da esquerda ou da direita, para prevenir qualquer confusão e troca das lentes.

3. Colocar e retirar as lentes corretamente: Outro detalhe muito importante para quem usa lente é prestar atenção à maneira correta de retirá-la. Do contrário, se for colocada invertida ou no olho errado, por exemplo, além de prejudicar a visão, pode aumentar o risco de infecções e irritações. 

4. Tenha uma atenção especial com o estojo das lentes:  ele deve ser trocado  pelo menos a cada três meses! Também é importante nunca reutilizar a solução que ficou no estojo. A cada armazenamento se deve utilizar uma porção nova de solução.  O ideal é que a solução de limpeza seja trocada todos os dias.

5. Respeite o tempo de uso e descarte de cada lente e sim, ela é de uso individual:  se a lente é de uso anual, só deve ser utilizada por 365 dias, se for mensal, só por 30 dias e de uso diário, apenas uma única vez.  As lentes não devem sob hipótese alguma ser compartilhadas. Parece uma dica um pouco óbvia demais, mas há quem não a siga e  o desrespeito a essa regra pode trazer problemas sérios à visão.

6. Não durma com as lentes de contato:  Dormir com as lentes de contato aumenta bastante o risco de complicações.  Por isso, sempre retire as lentes antes de dormir.

7. Use lubrificante sempre que necessário: Colírios para uso com lentes de contato servem para lubrificar seus olhos e reumidificar suas lentes. Certifique-se de escolher uma marca segura para uso com lentes de contato.

8. Cuidado com a maquiagem e/ ou produtos de pele: a regra é colocar as lentes antes da aplicação desses produtos e retirar antes também! Outra dica importante em relação à maquiagem é fazer a higienização dos cílios com sabonete neutro ou shampoo infantil neutro para retirada de resíduos.

9. Evitar coçar os olhos: O hábito de coçar os olhos deveria ser evitado por qualquer pessoa, uma vez que há o risco de infecção e até de deslocamento de retina. No entanto, isso pode ser ainda mais grave para quem usa lentes, pois elas também podem sair do lugar

10. Faça acompanhamento com o oftalmologista: Para refazer o grau, a indicação é a mesma para qualquer paciente: realizar consulta anualmente. Entretanto, para a adaptação, a sugestão é de acompanhamento a cada seis meses.  Vale ressaltar que qualquer alteração percebida, a exemplo de vermelhidão, dor, turvação visual, secreção, são sinais de alerta e devem ser avaliados pelo médico. 

Mesmo uma lente bem adaptada pode, a qualquer momento, passar a provocar problemas por diminuição da oxigenação da córnea, por reações alérgicas e tantas outras complicações que vão desde “simples” conjuntivites até úlceras de córnea que podem levar à perda da visão. Sendo assim, as lentes de contato BIOFINITY oferecem o equilíbrio perfeito entre a oxigenação e hidratação, proporcionando saúde e conforto excepcionais para seus olhos.

As lentes de contato Biofinity apresentam a exclusiva tecnologia Aquaform, que mantém a água no interior da lente, minimizando a desidratação, sem a necessidade de agentes umectantes ou tratamentos de superfície, proporcionando um maior conforto durante todo o seu uso.

Além de todos esses cuidados com lentes de contato, destacamos a importância de comprá-las de marcas de qualidade e apenas com a indicação de um oftalmologista.

Pitaco: Cada tipo de lente tem uma recomendação específica sobre quanto tempo ela deve ficar nos olhos. O seu médico oftalmologista saberá dar orientações corretas sobre como usá-las e por quanto tempo.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para 10 cuidados que se deve ter ao usar lentes de contato

  1. fulvialuna1 disse:

    Non sono mai riuscita ad usarle…

    Curtir

  2. Aradhana disse:

    Felizmente nunca precisei mas grata pelas informações aqui prestadas.
    Um abraço e que tudo corra bem nestes tempos de confinamento!

    Curtir

  3. natuurfreak3 disse:

    Ik ben allergisch aan lenzen.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.