Por que as toalhas ficam ásperas? 5 motivos mais comuns

Além de ásperas ao toque, as toalhas ficam menos absorventes. Veja o que fazer para consertar

Se tem uma coisa que não é nada agradável é terminar o banho e quando for se secar, encontrar uma lixa ao invés de toalha. E ainda fica pior! Além de estar áspera, ela também não seca direito, ficando aquela sensação de não finalização do banho. Isso já aconteceu com você?

descubra a seguir porque as toalhas de banho ficam ásperas, saiba também quais os cuidados que devem ser tomados e em quanto tempo uma mesma toalha deve ser usada.

1. Excesso de sabão em pó

Tem muita gente confundindo excesso de sabão em pó com mais limpeza. Na realidade, o efeito é contrário! Isso porque quando se coloca uma quantidade maior que a recomendada, ele se acumula nas fibras. Consequentemente, vai acumular sujeira, reduzir a absorção e e endurecer o tecido.

O que fazer: use somente a quantidade indicada pelo fabricante. Se estiver muito suja, deixe um pouco de molho antes de lavar.

2. Amaciante demais

Por mais que deixe um cheirinho delicioso nas suas toalhas, o amaciante não deve ser usado em excesso. Da mesma forma que o sabão, ele vai se acumular, principalmente por estar no último enxague. Dessa forma, a gordura presente na sua composição vai endurecer as fibras, formando uma lixa nada agradável.

O que fazer: além de usar somente a quantidade recomendada, você pode dar mais uma enxaguada ao final para retirar o excesso.

3. Secagem ao sol

Tem quem ache correto secar as toalhas de banho ao sol, mas isso enruga e resseca o tecido. Assim, as chances de que fiquem ásperas são muito maiores. Ainda pior se for em horário de pico ou se deixada esturricando no varal.

O que fazer: escolha um local arejado e à sombra para secar suas toalhas. Estenda individualmente e dê espaço entre elas, para que sequem por igual.

4. Ferro de passar

Da mesma forma que o sol tende a enrugar e ressecar as fibras, o ferro de passar é um atentado à maciez. Além disso, amassa as fibras, fazendo com que fique muito menos agradável ao toque, do que se tivesse somente secado.

O que fazer: simples, não passe. Depois que secou muito bem, à sombra, pegue a peça, dobre e guarde.

5. Tempo de uso

Outra situação que deixa as toalhas de banho ásperas é o tempo de uso, é fazer uso da mesma toalha por anos e com o tempo é normal começar a ficar endurecida, além de rasgar com facilidade.

Por quanto tempo se deve usar uma toalha de banho e como usá-la

Forma correta de uso: Uma toalha sempre após ser utilizada deve ser removida do local de banho e pendurada  em uma área que seja ventilada de preferência que seja colocada exposta ao sol por apenas 10 minutos.

Após as lavagens: Recomenda-se usar uma mesma toalha por pelo menos 1 semana, após isso o tecido começa a acumular bactérias e fungos, além de poder causar alergias e outros problemas.

Trocas semestrais: Conforme os médicos e dermatologistas é recomendado que qualquer toalha deve ser descartada após pelo menos 6 meses de uso, principalmente se a mesma for utilizada com frequência.

Dicas que valem ouro

O grande segredo é usar vinagre branco no lugar do amaciante. E também pode acrescentar bicarbonato de sódio. Com isso, além de garantir toalhas mais macias, você vai “desintoxicar” essas fibras e manter a toalha mais limpa. 

O vinagre branco e o bicarbonato de sódio são mesmo grandes aliados dos cuidados de casa. Você vai ver que eles servem para várias situações. E agora também pode colocar os dois na sua lavanderia.

Curtiu as dicas? Assim você nunca mais se perguntará “por que minhas toalhas estão ficando duras?” e terá sempre toalhas macias, confortáveis e bastante limpas.

Pitaco: Em resumo das informações sabe-se que uma toalha de banho pode ficar áspera por vários motivos, por isso recomenda-se usá-la corretamente seguindo as dicas que foram usadas acima para evitar que a mesma fique endurecida ou que cause outros problemas maiores.

Bônus: Dobre em partes iguais até que ela caiba em pé na gaveta. Sim, você não leu errado: nós falamos em pé. Ao alinhar uma ao lado da outra, ao invés de empilhar, você tira o peso de cima da peça, evitando que ela fique áspera. Simples, não?

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Por que as toalhas ficam ásperas? 5 motivos mais comuns

  1. Juju Bela disse:

    O vinagre é muito bom e ajuda bastante.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Juju Bela disse:

    Republicou isso em Juju Bela .

    Curtido por 1 pessoa

  3. Não uso mais ferro de passar nas minhas.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Passar as toalhas realmente tira toda a macies.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Somos Mais! disse:

    Muito, muito bom saber!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Anônimo disse:

    Interessante saber do pouco tempo de uso de uma toalha.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Tommy Beresford disse:

    Prometo que não contarei quantos anos tem meu toalhão favorito (daqueles que realmente enxugam). Atualmente, é bastante complicado encontrar alguma que enxugue bem e não custe uma passagem para Cancun… 🙂

    Aproveito para parabenizar o excelente site.

    Grande abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Anônimo disse:

    Não deixo mais minhas toalhas por muito tempo no Sol.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Anônimo disse:

    Não sabia que durava tão pouco tempo uma toalha.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Anônimo disse:

    Adorei as dicas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.