Independência infantil: Veja 15 objetos que ajudam seu pequeno a lidar melhor com o dia a dia

De araras infantis a caixas organizadores, existem diversos objetos que estimulam o desenvolvimento dos pequenos

A independência proporciona às crianças a capacidade de se sentirem seguras na própria companhia, tomar suas próprias decisões – e aceitar as consequências delas – e ter uma autoestima mais elevada.

Cada criança possui suas limitações, que variam conforme a idade. E estimular a autonomia, a autossuficiência e a liberdade são processos benéficos para o desenvolvimento infantil.

A independência infantil está relacionada a alguns benefícios, como:

  • Organização e administração do tempo de estudos e diversão;
  • Sociabilidade desenvolvida;
  • Capacidade de preparar o próprio lanche;
  • Organizar seus materiais escolares e brinquedos;
  • Realizar a higiene pessoal.

Um estudo realizado na Universidade de Montreal com 78 mães e filhos mostrou que, quando elas dão autonomia às crianças, há um impacto positivo no desempenho cognitivo dos pequenos.

Até o final do século XX, as crianças recebiam poucos estímulos, e os estudos e conhecimento sobre educação e desenvolvimento infantil ainda estavam sendo desenvolvidos.

Atualmente, muita coisa mudou. A criação da educação infantil e o surgimento de novas tecnologias impulsionaram a qualidade de vida, contribuíram para que as crianças obtivessem mais respeito, valorização e a possibilidade de construir sua própria autoridade de forma mais saudável.

Porém, algumas famílias não conseguem perceber o potencial benéfico da autonomia das crianças e acabam criando um controle excessivo. Outras acreditam que a independência é “deixar solto”.

Mas é preciso ter em mente que algumas atividades realizadas por adultos não são compreendidas facilmente pelos pequenos. E o ideal é incentivar a independência com responsabilidade e cautela.

Isso é diferente de deixá-lo tomar decisões complexas por conta própria. O ideal é propor situações que estimulem a busca por soluções de forma ativa.

E agora você pode conferir como alguns objetos e móveis podem estimular o desenvolvimento dos pequenos.

15 objetos que ajudam as crianças a lidarem melhor com o dia a dia

  1. Móveis baixos

Alcançar objetos é um importante passo no desenvolvimento do bebê.  Conforme uma pesquisa realizada na Universidade de Pittsburgh, a habilidade de alcançar objetos é valiosa para o desenvolvimento dos pequenos.

Crianças que conseguiam alcançar objetos com maior facilidade apresentaram maior desempenho em foco e concentração. Por isso, ter móveis baixos, desenvolvidos especialmente para eles, pode ser extremamente benéfico.

  1. Sapateira infantil

Esta dica se conecta à dica anterior, pois além de possibilitar que o seu pequeno alcance as prateleiras com mais facilidade, também é uma forma de estimulá-lo a contribuir com pequenas tarefas de casa e o senso de responsabilidade, como organizar os calçados.

  1. Móbile

A partir dos 3 meses de vida, um móbile pendurado sobre o berço estimula o bebê a tentar alcançar o objeto na tentativa de pegar os penduricalhos. Aos 5 meses, o indicado é deixar ao alcance dele objetos seguros, para que ele desenvolva a habilidade motora de segurá-los com as próprias mãos.

  1. Mesa infantil

Não é novidade que desenhar é uma excelente forma de estimular o desenvolvimento cognitivo. Mesmo que sejam apenas rabiscos, essa atividade faz o cérebro trabalhar e estimula a observação.

E ter um espaço na casa destinado a essa atividade é uma ótima forma de estimular a independência.

  1. Berços adaptáveis

Um dos desejos dos pequenos é passar a serem vistos como “gente grande”. E uma forma de estimular essa percepção de crescimento é com o uso de berços adaptáveis.

Eles permitem que o cercadinho seja removido e o berço seja transformado em cama. Isso faz com que o pequeno perceba que está passando por uma grande mudança, e sua independência tende a aumentar.

  1. Banco infantil

Assim como as mesas, os bancos infantis são essenciais para a autonomia das crianças. Afinal, não adianta ter uma mesa que atenda às limitações deles se não houver bancos (ou cadeiras) que se encaixem.

  1. Caixa organizadora

Outra forma excelente de estimular a autonomia e a independência é incentivá-las a serem responsáveis pela organização dos próprios brinquedos. Isso evita aquela bagunça de brinquedos espalhados pela casa toda. Estabeleça uma rotina: ao final da brincadeira, a regra é colocar todos os brinquedos dentro da caixa.

  1. Lousa

Assim como desenhar no papel, a lousa é uma ótima brincadeira para estimular a criatividade. Existem diversas opções no mercado, inclusive de móveis com lousas integradas, como cadeiras e mesas.

Por se tratar de apenas uma superfície, a criança precisará apagar o desenho para desenhar o próximo. Isso contribui para que ela assuma a responsabilidade sobre pontos como organização e limpeza.

  1. Blocos de encaixe

Assim como o famoso LEGO, esses blocos estimulam que a criança identifique formas e passe a desenvolver estratégias lógicas. Assim, ela vai desenvolver não só a criatividade, mas a capacidade de analisar situações e identificar formas de resolver problemas.

Como os demais brinquedos infantis, é preciso estar atento às faixas etárias.

  1. Instrumentos musicais

Desde instrumentos para crianças de 0 a 2 anos até modelos mais trabalhados e específicos para idades a partir dos 12 anos, o uso de instrumentos musicais permite o desenvolvimento da criatividade, empatia e sensibilidade aos sons e percepções sobre o ambiente.

  1. Jogos de tabuleiro

Entender e respeitar regras são comportamentos que precisam ser trabalhados desde cedo.

Por isso, o uso de jogos como o xadrez permite que os pequenos desenvolvam a percepção de que o mundo é feito de condutas, e que elas não podem ser violadas apenas pela sua vontade. Isso vai estimular o senso de responsabilidade e respeito na criança.

  1. Jogos eletrônicos

O uso excessivo da internet pode ser um grande problema quando não é acompanhado pelos pais e responsáveis. Mas é importante lembrar que, quando bem orientado, o consumo de jogos online pode estimular o desenvolvimento das habilidades como o raciocínio lógico e criatividade.

Mas atenção: é fundamental o suporte e monitoramento de um adulto.

  1. Fantoches

Uma prática mais comum para os pequenos de 2 a 7 anos. O uso de fantoches estimula a comunicação e criatividade das crianças, que passam a utilizar a imaginação para criar e responder a situações e diversos cenários durante a brincadeira.

  1. Livros interativos

O hábito da leitura deve ser estimulado desde cedo. Assim, ao utilizar livros interativos as crianças podem manter uma maior atenção ao contexto e desenvolver o interesse pelo consumo de livros ao longo de sua trajetória.

  1. Arara infantil

 Assim como a sapateira infantil, a arara infantil também é um objeto efetivo para estimular as crianças a organizarem suas próprias roupas. É importante que o móvel tenha altura condizente com a altura da criança, para que ela não fique frustrada por não conseguir alcançar as próprias roupas.

Gostou das dicas? Que tal investir em objetos e móveis com design assinado, pensado especialmente para o desenvolvimento da independência do seu pequeno?

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento, Dicas e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Independência infantil: Veja 15 objetos que ajudam seu pequeno a lidar melhor com o dia a dia

  1. Juju Bela disse:

    Excelentes objetos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito benéfico.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Todos são excelentes. ajudam muito no desenvolvimento.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Anônimo disse:

    Parabéns pela matéria.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Anônimo disse:

    Sensacional.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Anônimo disse:

    Ótimo artigo.

    Curtir

  7. sherazade disse:

    Un articolo molto interessante!
    Saluti!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.