Cachorro sente frio? Veja 8 cuidados que seu pet precisa

Saiba como cuidar do seu animal em uma das semanas mais frias do ano

O clima no Brasil varia muito entre as regiões e há cidades, como as do Sul do país, que sofrem com o frio intenso durante o inverno. Quem vive nesses locais precisa ficar atento para cuidar do cachorro com frio e dar toda a proteção que ele precisa.

Porém, é necessário compreender que as necessidades deles são diferentes das dos humanos. Assim, os cuidados que você deve ter para garantir que o cachorro com frio fique bem são especiais.

Então, se o cachorro sente frio, o que fazer durante períodos mais gelados? Como saber se o seu animal precisa se proteger? Veja algumas dicas e explicações sobre como cuidar do melhor amigo do homem nesta época do ano:

Cachorro sente frio?

Sim. Animais com mais pelos e maior nível de gordura são os que menos sentem frio, já que a pelagem densa e a gordura corporal ajudam a controlar o calor do corpo.

Isso significa também que cachorros pequenos ou com pouca pelagem são os que mais passam frio e, portanto, nessa época do ano, devem receber alguns cuidados extras.

Qual raça de cachorro sente mais frio?

Como dito anteriormente, cães de porte menor ou com menos pelos tendem a sentir mais frio. Veja a lista das raças de cachorro que mais sentem frio:

  • Chihuahua
  • Yorkshire Terrier
  • Shih Tzu
  • Buldogue
  • Pinscher
  • Dachshund
  • Boston Terrier
  • Boxer
  • Terrier Brasileiro
  • Galgo italiano
  • Greyhound
  • Whippet

Como saber se o meu cachorro está com frio?

Enquanto o cão não aprende a falar, ele acha outras maneiras de mostrar que está passando frios em dias mais gelados.

Se ele está comendo mais do que o normal, por exemplo, pode ser sinal que o corpo dele está trabalhando para se aquecer — já que o organismo do animal trabalha para manter a temperatura corporal média, cerca de 39° C, ele gasta mais energia e, portanto, tem mais fome.

Tremedeira, dormir muito ou passar mais tempo deitado ou encolhido em algum lugar também são sinais de que o animal pode estar com frio.

Se o cão está ficando mais tempo perto de humanos ou outros animais, também pode significar que ele está tentando se aquecer.

Cachorro sente frio: cuidados especiais

1 – Abrigo: se o cão fica fora de casa – e não tem como ficar dentro –, invista numa casinha, deixando-a num local protegido do vento e do tempo; coloque cobertor dentro e até uma caminha.

2 – Roupinhas, cobertores e mantas: coloque uma roupinha confortável, que não aperte as axilas e o pescoço; deve cobrir toda a costa do cão; não precisa deixar o cão vestido com a roupinha o dia inteiro, priorize os horários de mais frio. Cobertores e mantas são muito bem-vindos na “toca” do seu mascote.

3 – Caminha: procure deixar a caminha sem contato direto com o chão – coloque um tapete ou papelão em baixo. Já existe também cama elevada para cães.

4 – Passeios: priorize os horários menos frios; evite andar quando está vento forte; se a temperatura estiver muito baixa, coloque roupinha no seu cão.

5 – Menos banho: reduza a frequência dos banhos durante o inverno; e, quando for dar banho, faça-o durante o dia, quando a temperatura está mais elevada. Não deixe para o final da tarde, pois assim se evita que a pelagem fique molhada à noite. Use sempre secador para auxiliar na secagem dos pelos.

6 – Menos tosa: para os cães cuja pelagem cresce demais, recomenda-se fazer apenas a tosa higiênica – afinal, os pelos ajudam a controlar a temperatura corporal.

7 – Vacinação em dia: no inverno, os cães ficam mais suscetíveis às doenças respiratórias; por isso, é importante que a carteira de vacinação do seu mascote esteja em dia.

8 – Alimentação de qualidade: a nutrição adequada é essencial para ajudar o cão a manter a temperatura corporal elevada nos dias de frio. Procure oferecer pelo menos duas refeições no dia.

Pitaco: Super dica para manter seu cão aconchegante no frio. Quem não adora aquela comida que agasalha bem? Os cães também sentem prazer ao comer, e providenciar um alimento suculento e diferente contribui para o bem-estar. Você pode oferecer um alimento úmido num comedouro interativo, para o seu cão se entreter nos dias de frio. Prepare a caminha do seu mascote, deixe bem aconchegante e sirva o delicioso alimento úmido.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

23 respostas para Cachorro sente frio? Veja 8 cuidados que seu pet precisa

  1. Sim. Não tenho dúvidas.

    Curtir

  2. Val Real disse:

    Obrigada pelas dicas de cuidados.

    Curtir

  3. Somos Mais! disse:

    Pecadinhos, sentem sim.

    Curtir

  4. Somos Mais! disse:

    Republicou isso em Somos Mais.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Sempre Zem! disse:

    Meus pets merecem todos os cuidados necessários. ❤

    Curtir

  6. Sempre Alerta disse:

    A minha menina adora usar roupinhas. ❤

    Curtir

  7. Saltibum disse:

    Os meus estão bem cuidados e com muito amor.

    Curtir

  8. Observador disse:

    Obrigado.

    Curtir

  9. marylou disse:

    Zo schattig en bedankt voor de tips

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.