9 alimentos comuns que causam efeitos bizarros no corpo

9 alimentos comuns que causam efeitos bizarros no corpo

Os alimentos do dia-a-dia podem levar o corpo humano a reagir de muitas maneiras surpreendentes. Por exemplo: aquelas pessoas que reclamam constantemente do gosto terrível do coentro são apenas melodramáticas ou sentem mesmo um gosto diferente? Que tal todos aqueles que dizem que comer pinoli faz tudo ter gosto de metal? Cientistas de alimentos investigaram essas acusações bizarras e algumas outras, e aqui está o que eles têm a dizer.

1. Coentro

Também conhecido como salsa chinesa ou cilantro, o coentro é estranhamente controverso. Você provavelmente conhece algumas pessoas que descrevem esta erva como tendo um sabor picante e parece sabão. Você pode até ser um deles, frustrado e intrigado porque ninguém parece notar o gosto desagradável. A ciência alimentar pode finalmente justificá-lo, pois parece que algumas pessoas são geneticamente predispostas a detectar o sabor do sabão mais do que outras. Não apenas certas pessoas são mais sensíveis aos compostos presentes no coentro chamados (E) -2-alcenais e n-aldeídos, mas também podem ter uma variante genética de receptores olfativos nas papilas gustativas que os torna mais sensíveis ao sabor do sabão na erva. Um composto adicional encontrado naturalmente no coentro também está relacionado ao sabor do sabão. O nome do composto é S-linalol, e é frequentemente adicionado a produtos para a pele, repelentes de pragas e produtos de limpeza para transmitir um cheiro agradável. Portanto, se você sentir aversão ao coentro e quiser que ele saia do menu para sempre, essas descobertas científicas podem ajudar a justificar sua escolha – para você e para os outros!

2. Pinoli

Ingrediente essencial do pesto e saboroso companheiro de peixes e acompanhamentos, os pinolis são famosos por dar “boca de pinheiro” a alguns indivíduos. Esse efeito colateral incomum também é conhecido como síndrome do pinolu, e seu único sintoma é um gosto amargo de metal na boca que pode durar até um mês! A boca de pinheiro geralmente começa 12-48 horas após o consumo dos pinolis, e parece que você está com uma moeda na boca. Os cientistas não têm certeza da causa do sabor metálico, mas observam que os pinolis da China têm maior probabilidade de desencadear o efeito colateral bizarro, provavelmente devido a um lipídio específico encontrado naturalmente nas sementes. Observação: NÃO confunda os pinolis com os nossos conhecidos pinhões que são sementes da variedade de pinheiro chamada araucária. Os pinolis são sementes de outra variedade de pinheiro.

3. Suco de laranja

Como todos os sucos cítricos, as laranjas são diuréticos naturais, mas, fora isso, não são nada notáveis ​​por si mesmas. É quando você combina o suco de laranja com a escovação dos dentes que começa a estranheza. Se você beber suco de laranja logo após escovar os dentes, vai notar que tem um gosto muito amargo. E você pode culpar um ingrediente por esse sabor chocante – lauril sulfato de sódio (SLS). Esse agente de limpeza é conhecido como surfactante e o que torna produtos como sabonete, gel de banho, creme de barbear e pasta de dente. Por coincidência, o SLS também pode suprimir os receptores olfativos da língua responsáveis ​​pela detecção de doces e amplificar aqueles que identificam o amargor. Como resultado, acidez e amargor são tudo que suas papilas gustativas podem identificar quando você bebe suco de laranja. Se você quiser reduzir o gosto amargo, apenas enxágue bem a boca depois de escovar os dentes e espere de 10 a 15 minutos antes de beber o suco de laranja. Alternativamente, você pode comprar um creme dental que não contenha SLS.

4. Espinafre

Você já percebeu que comer espinafre fazia sua boca e seus dentes ficarem ásperos ou farinhentos? Esse efeito é mais proeminente quando você combina essas verduras com alimentos ricos em cálcio, como laticínios, e é mais provável de acontecer com espinafre cru do que cozido. A mastigação libera o ácido oxálico do espinafre, que se mistura com o cálcio do espinafre e de outros alimentos. Como resultado da mistura desses dois compostos, minúsculos cristais de oxalato de cálcio se formam na boca. Esses cristais, embora microscópicos, podem criar uma textura arenosa na boca. Felizmente, os cristais de oxalato de cálcio podem ser facilmente dissolvidos cozinhando-o um pouco ou adicionando um pouco de suco de limão.

5. Cenoura

Você certamente está familiarizado com o beta-caroteno, um antioxidante laranja brilhante encontrado na maioria das frutas e vegetais alaranjados. Sem dúvida, o beta-caroteno é um dos ingredientes alimentares mais saudáveis que existe. É transformado em vitamina A em nosso corpo e desempenha um papel fundamental na visão, no crescimento ósseo e na saúde imunológica. No entanto, comer muitas cenouras pode causar algo chamado carotenemia, ou uma coloração laranja na pele. A tonalidade laranja é particularmente aparente nas linhas de expressão, solas dos pés e palmas das mãos. Observe que essa condição é bastante rara porque é necessário consumir 10 cenouras (beta-caroteno) por pelo menos algumas semanas para que a condição apareça.

6. Salgadinhos

Alguns acham que comer salgadinhos como pipoca ou batata frita deixa seus lábios mais cheios ou até inchados, e não estão errados. Alimentos com alto teor de sal promovem a retenção de água, o que leva a pálpebras inchadas e lábios inchados. Esse tipo de inchaço costuma ser acompanhado por um anel esbranquiçado na parte interna dos lábios e não deve ser confundido com uma alergia, que geralmente causa um inchaço mais grave que pode ser acompanhado por coceira, vermelhidão e outros sintomas alérgicos. Ao contrário das alergias, que requerem medicamentos e possivelmente também ajuda médica, a retenção de água causada pelo sal é facilmente sanada com um copo de água.

7. Beterraba

A beterraba é nutritiva e deliciosa, mas se você não comê-la com muita frequência, ela pode assustá-lo bastante. O fato é que a beterraba é extremamente rica em antioxidantes vermelhos e roxos chamados betalaínas, e nem todos esses antioxidantes são absorvidos pelo corpo durante a digestão. Portanto, depois de saborear um copo de saudável suco de beterraba ou um prato de salada de beterraba, você pode perceber que a próxima ida ao banheiro (ambos os números 1 e 2) fica com uma tonalidade rosa ou avermelhada. Não precisa se preocupar, é apenas um efeito temporário das beterrabas. No entanto, se os sintomas persistirem por vários dias e você notar outros sinais alarmantes, procure ajuda médica.

8. Aspargo

Você pode ter ouvido os rumores sobre os aspargos. Esse saudável vegetal dá à urina um cheiro terrível, muitas vezes comparado ao repolho estragado. O culpado é o ácido asparagúsico, um composto encontrado apenas em aspargos. O corpo humano o digere em um composto sulfúrico chamado mercaptan. O mais interessante é que os estudos mostram que nem todo mundo consegue sentir esse odor desagradável, portanto, tome cuidado ao pedir aspargos em um restaurante se a possibilidade de espalhar o odor corporal o assusta. A boa notícia é que não há repercussões na saúde associadas à urina de aspargos.

9. Chá verde

Conhecido por seus inúmeros benefícios à saúde, o chá verde nem sempre é associado a efeitos estranhos no corpo. No entanto, mesmo esta bebida saudável não é tolerada por todos. Algumas pessoas podem sentir náuseas depois de beber chá verde com o estômago vazio. Isso ocorre porque os taninos naturalmente presentes no chá verde podem irritar o estômago e aumentar a produção de ácido. Como resultado, o chá verde pode causar náuseas, refluxo ácido e prisão de ventre. Se isso já aconteceu com você, mas ainda deseja desfrutar de todos os benefícios que o chá verde tem a oferecer, aqui estão duas regras simples que podem ajudar. Em primeiro lugar, reduza a temperatura e o tempo de preparo do chá verde para não mais que 70-80ºC e 2-3 minutos. Isso diminuirá o número de taninos em sua bebida. E, finalmente, siga a tradição chinesa de beber chá e saboreie o seu chá verde durante ou após uma refeição e nunca com o estômago vazio. Os chineses bebem chá com as refeições porque melhora a digestão, reduz o apetite e evita que você coma em excesso.

tudoporemail

Pitaco: Compartilhe esses fatos bizarros sobre comida com outras pessoas!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para 9 alimentos comuns que causam efeitos bizarros no corpo

  1. Val Real disse:

    Quem diria! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. Somos Mais! disse:

    kkkkkk gostei,

    Curtir

  3. Sempre Alerta disse:

    O chá verde me faz mal.

    Curtir

  4. Saltibum disse:

    Bem bizarro mesmo! Gostei

    Curtir

  5. Observador disse:

    Interessante.

    Curtir

  6. fulvialuna1 disse:

    Interessante post!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.