20 Curiosidades sobre o chocolate que você vai gostar de saber

O chocolate é uma paixão mundial. As pessoas amam tanto o chocolate que a ciência e a medicina já fizeram diversos estudos para ver se de fato ele é saudável ou faz mal. De fato, há benefícios ao consumi-lo, desde que com moderação.

E se você é chocólatra, o que sabe sobre esse doce tão saboroso? Selecionamos aqui 20 curiosidades sobre o chocolate que você nem imagina!

1. Há várias celebrações de chocolate a cada ano

Que bom seria se o nosso calendário tivesse celebrações nas quais pudéssemos ter a desculpa de comer chocolate, não é mesmo? Mas o que muitos ainda não sabem é que 7 de julho é o Dia Mundial do Chocolate!

Essa celebração foi estabelecida pela primeira vez na Europa em 7 de julho de 1550 (embora outras fontes afirmem que pode ter sido em 1504, durante as descobertas de Cristóvão Colombo).

Há também o Dia Nacional do Chocolate ao Leite, celebrado em 28 de julho, o Dia Internacional do Chocolate em 13 de setembro, e, curiosamente, o Dia do Chocolate Meio Amargo Com Amêndoas no dia 7 de novembro. Marque na sua folhinha!

2. O chocolate é um vegetal – ou quase…

O chocolate ao leite e o meio amargo são feitos a partir do grão de cacau, que cresce no cacaueiro, pertencente à família Malvaceae. Portanto, isso faz com que a parte mais importante do chocolate seja um vegetal.

3. O chocolate branco não é realmente chocolate

Uma vez que não contém sólidos de cacau ou extrato de chocolate, o chocolate branco não é chocolate no sentido estrito. No entanto, contém partes do grão de cacau – principalmente manteiga de cacau.

4. O grão do cacau é nativo do México e das Américas Central e do Sul

Acredita-se que os habitantes dessas áreas começaram a cultivar o cacaueiro em 1250 a.C., e talvez até antes.

5. O chocolate quente foi a primeira invenção feita com o cacau

O cacau foi cultivado na cultura mexicana e asteca, embora o resultado não fosse nada parecido com o chocolate quente de hoje – era uma bebida amarga usada para ocasiões cerimoniais, como casamentos.

6. O cacau foi usado como moeda

Os astecas amaram e valorizaram tanto o grão de cacau que o usaram como moeda durante o auge de sua civilização.

7. Frades espanhóis ajudaram a espalhar o amor pelo chocolate

Depois que o cacau e o chocolate foram introduzidos na Europa, os frades espanhóis viajaram para vários mosteiros, ajudando a espalhá-lo pelo continente.

8. Alguns confeiteiros britânicos inventaram chocolate sólido

A loja Fry and Sons inventou o que eles chamaram de “comer chocolate” em 1847, combinando manteiga de cacau, açúcar e licor de chocolate. Esta era uma forma granulada e sólida do chocolate que até então não existia.

9. Napoleão era fascinado por chocolate

O líder francês exigiu que o vinho e o chocolate fossem disponibilizados para ele e seus consultores seniores, mesmo durante batalhas militares.

10. O chocolate ao leite foi inventado na Suíça

Daniel Peter criou este deleite em 1875, depois de 8 anos tentando fazer sua receita dar certo. O leite condensado acabou por ser o ingrediente-chave.

11. Fazer o chocolate é um trabalho árduo

Engana-se quem pensa que fazer o chocolate é uma tarefa fácil, mesmo com os avanços da indústria alimentícia. São necessários ao menos 400 grãos de cacau para fazer meio quilo de chocolate.

12. A primeira barra de chocolate foi feita na Inglaterra

Em 1842, a empresa Cadbury fez a primeira barra de chocolate do mundo. A empresa existe até hoje, e é conhecida por fazer doces temáticos deliciosos para a Páscoa.

13. A maioria do cacau agora está na África

Apesar de suas raízes amazônicas, a maioria do cacau – quase 70% do suprimento mundial – vem da África. A Costa do Marfim é o maior produtor, fornecendo cerca de 30% do cacau mundial.

14. O chocolate tem um ponto de fusão especial

O chocolate é a única substância comestível que derrete aos 33 graus, um pouco menos que a temperatura do corpo humano. É por isso que derrete tão facilmente na nossa língua.

15. O chocolate é viciante

Está provado cientificamente que o chocolate é um dos alimentos mais viciantes. A presença de serotonina no chocolate estimula o cérebro, relaxa o corpo e traz uma forma de felicidade!

16. As definições mais conhecidas são Forastero, Criollo e Trinitario

Cerca de 90% das plantações são de cacau Forastero, com o qual é feito a maioria dos chocolates processados. O Criollo representa cerca de 1% e o Trinitario cerca de 9%. Estes últimos são considerados tipos mais finos e são muito apreciados pelos conhecedores de chocolate.

17. Uma barra de chocolate contém em média 8 traços de insetos. 

O cacau é uma planta e passa por vários processos ao ar livre antes de virar chocolate. Então, apesar de parecer nojenta, essa informação faz muito sentido.

18. O chocolate é um veneno para os cães e gatos. 

O cacau contém uma substância chamada Teobromina que é facilmente processada pelo organismo humano, porém estes animais não a processam bem e correm o risco de se envenenar. Por isso é importante manter o chocolate longe do alcance dos nossos bichinhos!

19. A Nutella foi criada devido a escassez de chocolate após a 2 Guerra Mundial

O confeiteiro italiano Pietro Ferrero, precisava de uma boa ideia para lidar com a falta de cacau. Foi assim que surgiu a ideia de misturar avelãs ao seu creme de chocolate.

20. Só o aroma do chocolate já nos relaxa

Os Astecas estavam corretos em apreciar tanto o cacau. Ao sentirmos seu cheirinho, as ondas cerebrais Theta são ativadas, o que causa sensação de relaxamento.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

26 respostas para 20 Curiosidades sobre o chocolate que você vai gostar de saber

  1. Juju Bela disse:

    Não consigo ficar sem comer…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Val Real disse:

    Que desejo 😦

    Curtir

  3. Observador disse:

    Chocolate é muito bom. Deu até água na boca.

    Curtir

  4. Sempre Zem! disse:

    Gostei mesmo!

    Curtir

  5. Saltibum disse:

    Muito legal!

    Curtir

  6. Sempre Alerta disse:

    Irresistível!

    Curtir

  7. Pingback: 20 Curiosidades sobre o chocolate que você vai gostar de saber – CURIOSIDADES NA INTERNET

  8. kevinashton disse:

    Being a chef I am quite choosey about what chocolate I eat. I look for high amounts of Cocoa solids (cocoa mass, cocoa butter), and none of the bad stuf such as palm oil that is now often used in chocolate bars so the manufacturers can lower the amount of cocoa butter, which is cheaper. So always read the ingredients. I’ve tasted chocolate from many different countries, but if i had to choose a favourite it would be Zotter chocolate made in Austria. Josef Zotter is kinda like the real life Willy Wonka of the chocolate world. I wrote a post about his amazing factory and farm you can read about if you are interested. https://chefkevinashton.com/2017/12/22/a-day-out-at-zotter-chocolate/

    Curtir

  9. fulvialuna1 disse:

    Irresistibile! 🙂
    Comunque adoro il cioccolato bianco morbido!

    Curtir

  10. tche liga disse:

    Eu amo chocolate e quanto mais puro, melhor. Adoro chocolate 90% cacau, com quase nenhum leite ou açúcar. Até porque eu sou diabético.

    Curtir

  11. Pingback: 20 Curiosidades sobre o chocolate que você vai gostar de saber – Mágica Mistura✨

  12. Pingback: – 20 Curiosidades sobre o chocolate que você vai gostar de saber. | DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

  13. elvira797mx disse:

    Eu amo chocolate, que interessante.
    Obrigada. Boa semana.
    Elvira

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.