
O Natal e Ano Novo são épocas de reunir a família, celebrar e… comer! Assim, é preciso redobrar a atenção com os pets, já que as refeições típicas das festas de fim de ano podem fazer muito mal aos cães e gatos!
Nem todos os alimentos consumidos podem ser compartilhados com os amigos de quatro patas. “Alimentos que fazem a alegria dos humanos podem esconder diversos perigos para os animais. Uva, chocolate, alho e cebola são apenas alguns exemplos de ingredientes muito usados nos pratos típicos desta época do ano e que podem intoxicar cães e gatos. Sem falar nos exageros que comprometem o equilíbrio nutricional e causam mal-estar ao animal”, destaca o médico-veterinário Flavio Silva.
Por isso, é muito importante resistir aos olhares pidões, aos apelos insistentes e não partilhar as refeições e aperitivos com os pets. “O pet é membro da família e é natural que ele seja incluído nas festas. Porém, é necessário encontrar outros meios de inclusão, com brincadeiras e petiscos específicos para eles, como cookies e alimentos úmidos”, finaliza Silva.
Ele lembra ainda que os petiscos não devem ser oferecidos em excesso para não comprometer o equilíbrio nutricional nem interferir no apetite, fazendo com que o pet deixe de comer sua refeição habitual.
Como evitar intoxicação alimentar no pet nas festas de fim de ano
– Alimentos tóxicos: fique atento aos alimentos que fazem parte da ceia, mas são proibidos para cães e gatos, como a cebola, alho, chocolate, uva e macadâmia.
– Cuidados com as bebidas: não deixe copos de bebida alcoólica pela casa. Além de afetar o estômago, a bebida pode causar sérias complicações, como a intoxicação alcoólica.
– Atenção com o lixo: mantenha o lixo em locais apropriados e fora do alcance dos animais. Isso pode causar intoxicação alimentar e até mesmo ferimentos, dependendo do tipo de material que houver dentro do lixo.
– Enfeites natalinos: os enfeites espalhados pela casa também podem causar danos aos pets. Objetos em locais de fácil acesso, como na árvore de Natal, podem ser pegos pelo animal e até ingeridos, causando engasgamento ou algum problema mais sério.
Pitaco: Seguindo essas dicas, o melhor amigo poderá aproveitar as festas de fim de ano junto com a família, com saúde e sem sustos!
Fonte: Bonde
Love pet!
CurtirCurtir
Obrigada!!
CurtirCurtir
O problema são os fogos. 😦
CurtirCurtir
😦
CurtirCurtir
Ótimo!
CurtirCurtir
Obrigada!!
CurtirCurtir
Essas dicas servem para todas as datas festivas.
CurtirCurtir
Sempre!
Obrigada!!
CurtirCurtir
Esses cuidados eu tenho sempre.
CurtirCurtir
Ótimo!
Obrigada!!
CurtirCurtir
Sempre com ótimas dicas para os nossos peludinhos.
CurtirCurtir
🙂
Obrigada!!
CurtirCurtir
Grazie di questo tuo interessantissimo articolo ne voglio tenere giustamente conto curando la mia cagnolina.

Tanti tantissimi cari auguri❣
CurtirCurtir
Obrigada!! 🙂
CurtirCurtir