5 dicas essenciais para viajar com seu pet no fim de ano

Olá pessoal!!

No final de ano as famílias gostam de viajar e, independentemente do destino, ter o pet com vocês durante esse momento torna a viagem mais completa e especial, afinal, ele também faz parte da família.

Apesar da felicidade de poderem viajar todos juntos, antes de viajar com o pet no fim de ano é essencial que o dono tome diversas precauções de forma que a viagem não se torne desgastante para o pet e acabe incomodando a todos.

Essa situação pode ser evitada com os cuidados necessários antes mesmo que a viagem tenha início. Portanto, confira 5 dicas de como viajar com o cão ou gato garantindo uma melhor experiência.

1. Transporte do pet

O primeiro item a ser avaliado é como a viagem será realizada, de carro, avião ou ônibus? Dependendo do meio de transporte existem cuidados específicos com a segurança do animal e dos demais passageiros. Confira os principais cuidados com viagens realizadas de carro:

  • verifique antecipadamente se o animal adapta-se bem andando de carro;

  • nunca ande de carro com o animal solto, principalmente em uma viagem, além dos riscos para a segurança dele e dos demais passageiros existe ainda o risco de multa;

  • utilize um cinto de segurança especial para cães. Caso o animal seja menor ou seja um gato o transporte pode ser feito na caixa devidamente fechada e presa do banco ou em uma cadeirinha específica para pets;

  • faça paradas durante a viagem para que o animal (e vocês) possam fazer as necessidades fisiológicas, beber água, comer e esticar-se;

  • não deixe o animal sozinho dentro do carro, nem que seja por poucos minutos, pois ele pode machucar-se ou passar mal com o calor.

Em viagens de avião ou ônibus é fundamental notificar a companhia responsável com antecedência e informar-se sobre os procedimentos que podem envolver pagamento de taxa, regras para transporte (que normalmente é feito no compartimento de cargas), exigência da carteira de vacinação do animal e outras.

Caso opte por essas alternativas, garanta que a viagem não seja muito longa, pois o animal pode ficar desgastado e dar trabalho o resto da viagem.

2. Itens essenciais para a mala dele

Após o desafio do transporte resolvido é o momento de fazer a mala do animal e ela não é tão pequena quanto parece. Existem diversos itens importantes para o pet durante uma viagem, dependendo principalmente do tempo de permanência fora. Entre os itens que devem ser levados estão:

  • Bebedouro e comedouro do próprio animal;

  • Objetos dele dormir, como cobertinha e a caminha, para que a adaptação no destino seja mais fácil;

  • A ração do pet em quantidade suficiente para o período;

  • Uma caixinha de primeiros socorros com medicamentos, esparadrapo, luvas e outros;

  • Algumas roupas para o pet;

  • Coleira com identificação do animal, do dono e informações de contato;

  • Itens de higiene pessoal, como escova de dente, escova de pelos, xampu e outros;

  • Brinquedos preferidos do animal.

Esses objetos facilitam a adaptação do pet no destino, pois ele se sentirá mais confortável, garante que ele tenha distrações e evita que você tenha que comprar esses itens que já possui.

3. Saúde do animal

Antes de qualquer viagem, independentemente do tipo de transporte efetuado e do destino, é necessário verificar a saúde do animal com o veterinário dele. Alguma alteração de saúde pode impedir que o pet possa viajar, sendo importante respeitar a indicação médica.

Essa consulta também é importante para verificar a carteira de vacinação do animal, principalmente considerando o destino, e solicitar um atestado fornecido pelo veterinário.

Outro cuidado de saúde com o pet é verificar, antes da viagem, algum veterinário 24h no local de destino, garantindo que haja onde correr com o animal caso haja uma emergência.

4. Estadia

Nem todos os hotéis são pet friendly, portanto, é importante atentar-se a esse fator antes da viagem, escolhendo um local que não apenas aceita pets, mas que permita que você transite com ele sem restrições e que garanta a diversão e conforto dele.

Muitas vezes os estabelecimentos não permitem pets em todos os ambientes ou exigem o uso de coleira o tempo todo, sendo importante encontrar um que tenha regras mais amenas de convívio com os animais.

O ideal é que o pet possa ficar próximo da família, pois caso ele seja separado ele vai estranhar o ambiente, não aproveitando a viagem e ainda dando trabalho devido esse sentimento de abandono.

5. Roteiro da viagem

Por fim, depois de todas as pendências resolvidas chegou o momento de fazer o roteiro da viagem, pensando nos passeios que serão realizados, restaurantes, pontos turísticos e tudo mais que o destino escolhido tenha a oferecer.

É importante criar um roteiro que também inclua passeios com o pet. Ainda que não seja necessário ele estar junto o tempo todo, é recomendado que todos os dias tenha algum passeio que inclua a presença dele, afinal, o objetivo era viajar juntos.

Verifique de antemão quais passeios do roteiro permite animais e adapte as atividades realizadas para que algumas sejam voltadas ao pet, assim, todos se divertem.

Lembre-se que antes de viajar com o pet é fundamental atender às exigências de segurança, saúde, higiene e conforto do animal. Busque por um veterinário 24h no seu destino e faça contato antecipadamente, garantindo mais tranquilidade na viagem de família do fim de ano.

Por Mayara Oliveira

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para 5 dicas essenciais para viajar com seu pet no fim de ano

  1. Excelentes informações. Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

  2. natuurfreak2 disse:

    Good tips for taking a dog or cat on vacation but i think it’s more better for an animals not flying in an airplane.it gives to much stress

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.