Leite de aveia: saiba como usar nas receitas do dia a dia

O leite de aveia é uma das bebidas vegetais mais utilizadas por quem adere ao estilo de vida vegano, que exclui alimentos de origem animal. Também é uma ótima alternativa para aqueles que possuem intolerância ao leite animal e seus derivados (queijos, iogurtes, etc).

Ele é frequentemente encontrado a preços mais baixos do que outras opções semelhantes — como leite de soja, de amêndoas e castanhas — e apresenta incontáveis benefícios à saúde. Afinal, a aveia faz parte do grupo de cereais integrais e é rica em fibras, proteínas e vitaminas1.

Outra vantagem é a facilidade das receitas que ensinam como fazer leite de aveia por conta própria. O processo é muito simples, é só bater os flocos de aveia com água no liquidificador e adicionar um ingrediente adocicado. Procure o passo a passo mais detalhado se você quiser fazer em casa.

Versátil e prático, leite de aveia é um coringa na cozinha

A aveia por si só é um alimento muito versátil e pode se apresentar de diversas maneiras. A farinha de aveia, por exemplo, passa por um processo de moagem da parte interna do grão. Por isso, ela é uma boa opção para substituir a farinha de trigo branca nas receitas de bolo.

Já o farelo de aveia, obtido através da casca do grão e o que tem mais fibras, fica excelente em preparos como panqueca de banana, mingau ou apenas como acompanhamento em cima de frutas e iogurte.

O líquido de aveia, por sua vez, é ótimo para substituir a opção tradicional nas receitas que vão leite e serve também para engrossar os alimentos mais ralos. Isso porque a aveia é um espessante natural e fica ainda mais grossa em cozimento.

Ou seja, há como fazer leite de aveia funcionar em inúmeras receitas diferentes, desde vitaminas e batidas até estrogonofe e molhos brancos (fazendo as vezes do creme de leite). E, é claro, dá para tomá-lo “puro”, apenas com a mistura de café, achocolatado, canela, chantilly e outros.

Suavidade é diferencial que facilita seu consumo

Além de todas as possibilidades de uso, o leite de aveia tem sabor pouco marcante e se camufla bem na mistura com outros ingredientes. Fica difícil diferenciá-lo do leite tradicional. Por isso, ele se torna uma opção ainda mais prática na cozinha.

Por outro lado, quando consumido in natura (no café com leite, por exemplo), a textura naturalmente mais viscosa pode causar estranhamento. O leite de aveia não é tão “aguado” quanto o de vaca, mas existem extratos e substâncias capazes de deixá-lo menos encorpado.

Referência (1) “Aveia”. Disponível em: dicas_nutricionais_aveia.pdf (seed.pr.gov.br)

Imagens: Pixabay

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Culinária, Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para Leite de aveia: saiba como usar nas receitas do dia a dia

  1. candi1009 disse:

    Super dicas.

    Curtir

  2. srevistas disse:

    Adorooooo

    Curtir

  3. Somos Mais! disse:

    É fácil de fazer, gostei.

    Curtir

  4. Somos Mais! disse:

    Republicou isso em Somos Mais.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Val Real disse:

    Já experimentei e é muito bom.

    Curtir

  6. Sempre Zem! disse:

    Ele é muito saboroso.

    Curtir

  7. Já experimentei e é uma delícia mesmo.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Sempre Alerta disse:

    Que delícia!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.