
O leite de aveia é uma das bebidas vegetais mais utilizadas por quem adere ao estilo de vida vegano, que exclui alimentos de origem animal. Também é uma ótima alternativa para aqueles que possuem intolerância ao leite animal e seus derivados (queijos, iogurtes, etc).
Ele é frequentemente encontrado a preços mais baixos do que outras opções semelhantes — como leite de soja, de amêndoas e castanhas — e apresenta incontáveis benefícios à saúde. Afinal, a aveia faz parte do grupo de cereais integrais e é rica em fibras, proteínas e vitaminas1.
Outra vantagem é a facilidade das receitas que ensinam como fazer leite de aveia por conta própria. O processo é muito simples, é só bater os flocos de aveia com água no liquidificador e adicionar um ingrediente adocicado. Procure o passo a passo mais detalhado se você quiser fazer em casa.
Versátil e prático, leite de aveia é um coringa na cozinha

A aveia por si só é um alimento muito versátil e pode se apresentar de diversas maneiras. A farinha de aveia, por exemplo, passa por um processo de moagem da parte interna do grão. Por isso, ela é uma boa opção para substituir a farinha de trigo branca nas receitas de bolo.
Já o farelo de aveia, obtido através da casca do grão e o que tem mais fibras, fica excelente em preparos como panqueca de banana, mingau ou apenas como acompanhamento em cima de frutas e iogurte.
O líquido de aveia, por sua vez, é ótimo para substituir a opção tradicional nas receitas que vão leite e serve também para engrossar os alimentos mais ralos. Isso porque a aveia é um espessante natural e fica ainda mais grossa em cozimento.
Ou seja, há como fazer leite de aveia funcionar em inúmeras receitas diferentes, desde vitaminas e batidas até estrogonofe e molhos brancos (fazendo as vezes do creme de leite). E, é claro, dá para tomá-lo “puro”, apenas com a mistura de café, achocolatado, canela, chantilly e outros.
Suavidade é diferencial que facilita seu consumo

Além de todas as possibilidades de uso, o leite de aveia tem sabor pouco marcante e se camufla bem na mistura com outros ingredientes. Fica difícil diferenciá-lo do leite tradicional. Por isso, ele se torna uma opção ainda mais prática na cozinha.
Por outro lado, quando consumido in natura (no café com leite, por exemplo), a textura naturalmente mais viscosa pode causar estranhamento. O leite de aveia não é tão “aguado” quanto o de vaca, mas existem extratos e substâncias capazes de deixá-lo menos encorpado.
Referência (1) “Aveia”. Disponível em: dicas_nutricionais_aveia.pdf (seed.pr.gov.br)
Imagens: Pixabay
Pingback: Leite de aveia – Um canceriano sem lar.
Experimentei esses dias, é delicioso.
CurtirCurtir
Obrigada!!
CurtirCurtir
Super dicas.
CurtirCurtir
Obrigada!!
CurtirCurtir
Adorooooo
CurtirCurtir
É muito bom.
Obrigada!!
CurtirCurtir
É fácil de fazer, gostei.
CurtirCurtir
É fácil mesmo.
Obrigada!!
CurtirCurtir
Republicou isso em Somos Mais.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Já experimentei e é muito bom.
CurtirCurtir
Obrigada!!
CurtirCurtir
Ele é muito saboroso.
CurtirCurtir
Uma delícia!
Obrigada!!
CurtirCurtir
Já experimentei e é uma delícia mesmo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Um ótima opção.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que delícia!
CurtirCurtido por 1 pessoa